Bom Jardim Notícias.com

Dormir com ou sem sutiã: o que é melhor? Algumas mulheres não devem usá-lo à noite

Dormir com ou sem sutiã: o que é melhor? Algumas mulheres não devem usá-lo à noite

Dormir com sutiã faz mal? Ou é, na verdade, benéfico? Esta é uma dúvida que frequentemente passa pela cabeça de quem veste o acessório. A seguir, explicamos o que é melhor para o conforto, a saúde e o bem-estar.

Dormir com ou sem sutiã: o que é melhor?

De acordo Heliégina Palmieres, mastologista da rede de hospitais São Camilo, a resposta mais simples é: varia de pessoa para pessoa. “Cada um deve dormir como se sentir confortável. A comodidade seve ser priorizada.” No entanto, alguns fatores precisam ser considerados.armacao sutia apertado 0817 400x800

JOHN SOMMER/ISTOCK

Quem não deve evitar sutiã durante a noite?

Apesar de o uso ou não de sutiã durante a noite ser indiferente, é preciso se atentar a algumas recomendações sobre o melhor uso da peça no período noturno.

Pessoas com machucados nos seios, como alergias, queimaduras, arranhões e demais lesões cutâneas, precisam evitar o uso do sutiã durante o sono. Isso porque o acessório pode dificultar o processo de cicatrização da pele.

Por outro lado, a médica alerta para casos em que as lesões acontecem na parte de baixo da mama e, nestes, a orientação é justamente a oposta. “Essas pessoas devem usar o sutiã para arejar a região.”

cancer mama nodulo seio 0618 400x800
SEBASTIAN KAULITZKI / SHUTTERSTOCK

Flacidez dos seios

Outra questão relativa ao tema que gera muita curiosidade é quanto à perda de tonicidade nas mamas. A médica reforça que o uso do sutiã durante o período noturno não influência no tônus muscular. “O sutiã por si só não influencia. Sua única função é a sustentação dos seios.”

Dormir sem o sutiã também não significa que o seios vão ficar flácidos. “O que pode acontecer é mulheres com mamas volumosas sentirem algum desconforto”, pontua.

Já no dia a dia, o uso de sutiã largo pode, sim, deixar as mamas mais caídas. Isso porque eles tornam-se pendulares pela ação da gravidade, acelerando a perda de firmeza. Porém, o efeito só é perceptível em quem tem seios grandes.

Prejudica a circulação?

Outro mito, de acordo com a mastologista, é sobre a interferência do hábito no funcionamento direto do sistema linfático ou da circulação sanguínea.

“Claro que se o sutiã for apertado, pode comprometer a circulação. Mas tudo o que for apertado comprime os vasos, independentemente de ser de dia ou de noite”, afirma, reforçando que o uso do acessório de tamanho adequado não causa qualquer prejuízo neste sentido.

Lactantes e sutiãs para conter o vazamento de leite

amamentar bebe seio 012017 400x800
NINA BUDAY/SHUTTERSTOCK

Mulheres que estão amamentando costumam utilizar algumas técnicas para evitar o vazamento de leite durante o sono. Entre elas está o enfaixamento mamário, que ajuda a diminuir a produção de leite.

O sutiã, entretanto, não é o item ideal para quem busca esse propósito, uma vez que o acessório ajuda na sustentação dos seios. Para isso, Heliégina recomenda que a mulher procure faixas especiais para realizar o enfaixamento.

Melhor sutiã para dormir

sutia lavado varal 016 400x800
PETER HERMUS/ISTOCK

No mercado de lingeries, é possível encontrar modelos de sutiãs para uso noturno. Heliégina explica que o item diferencia-se dos tradicionais por ser fabricado com um tecido diferente e favorecer o conforto na hora de dormir.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.