Bom Jardim Notícias.com

Alimentos que causam fezes escuras

Alimentos que causam fezes escuras

Pode acontecer que depois de evacuar no vaso sanitário, perceba que o tom da matéria fecal é de uma cor escura, o que gera uma certa preocupação pela diferença em relação à cor normal. A cor das fezes é uma indicação clara da nossa saúde intestinal e ao prestar atenção a isso poderemos saber muito sobre o nosso interior.

É importante entender que detectar uma mudança na cor das fezes não significa que ocorra algo ruim, mas sim que talvez esta mudança ocorra devido a algum alimento que tenha ingerido. Se quiser saber quais são os alimentos que causam fezes escuras continue lendo o seguinte artigo de umComo.com.br onde vamos explicar para você a que se deve este tom em suas fezes e o que fazer neste caso.

Ingerir alimentos e substâncias com ferro

A primeira coisa que deve fazer ao detectar que as suas fezes se tornaram escuras é considerar qual é a dieta que mantém. Consumir alimentos que tenham concentrações elevadas de ferro é a causa típica de um escurecimento nas fezes.

Por outro lado, ingerir suplementos de ferro (principalmente no caso das grávidas, por tratamentos de deficiência de ferro ou tratamentos por anemia) também costuma tornar a matéria fecal mais escura, ficando com uma aparência entre verde e preta.

Ingerir alimentos e substâncias com ferro

Quais alimentos podem fazer com que as fezes sejam escuras?

Há vários alimentos de origem agrícola que ao serem consumidos em grandes quantidades podem tornar as fezes escuras: as verduras de folha escura, beterrabas, pimentões verdes, ameixas, feijões, tomates, o suco de uva e os mirtilos, podem fazer com que as fezes adquiram cores que vão desde vermelho brilhante até um tom preto.

Além das verduras, outros alimentos que podem causar a mudança de cor nas fezes ao serem consumidos em excesso são: a carne de vaca, as ostras, o tofu, o melaço e qualquer outro prato com presença de sangue cozido.

Por outro lado, o consumo elevado de junk food também pode ser a origem da mudança na cor das fezes, onde os doces, os lanches com altos conteúdo de gordura, as bebidas açucaradas, as bolachas de chocolate preto, o regaliz preto, entre outros, fazem com que as fezes adotem uma cor que pode ir do verde escuro até o preto.

Quais alimentos podem fazer com que as fezes sejam escuras?

O que fazer ao detectar fezes escuras?

É importante compreender que os alimentos que consome não são a única causa da cor de suas fezes, a cor escura na matéria fecal pode ocorrer devido à presença de um sangramento no trato gastrointestinal. Na maior parte das vezes as fezes escuras não apresentam nenhum sintoma, por isso as pessoas não costumam prestar muita atenção a esta mudança em seus excrementos, mas em muitas outras vezes podem vir acompanhadas de dores no abdômen, além de uma sensação forte de náuseas e vômitos.

Independente dos sintomas (ou ausência deles), ao detectar que as suas fezes são de uma cor escura é importante consultar um médico gastroenterologista, que poderá realizar os exames necessários e diagnosticar as causas do tom de suas fezes e que tratamento realizar para as regularizar.

Nos casos mais graves, a pessoa pode precisar de intervenção cirúrgica imediata, pois a causa poderia ser uma perfuração intestinal.

Por último, outro motivo importante para consultar um médico ao notar um tom escuro em sua matéria fecal é quando a pessoa costuma ser especialmente propensa a contrair umaanemia aguda, precisando de indicações especificas do especialista para ser tratada.

O que fazer ao detectar fezes escuras?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que causam fezes escuras, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Fonte – https://saude.umcomo.com.br/artigo/alimentos-que-causam-fezes-escuras-26058.html

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.