Bom Jardim Notícias.com

Como tirar o gosto de alho da boca?

Como tirar o gosto de alho da boca?

Ingrediente indispensável em muitas culinárias e aliado da saúde – estudos já comprovaram que o Allium sativum ajuda a reduzir o risco de câncer, diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue – , o alho é um ótimo alimento. Entretanto, mesmo os apaixonados pelo tempero podem se incomodar com o mau hálito deixado na boca após sua ingestão. Felizmente, uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico Journal of Food Science concluiu que mastigar folhas cruas de hortelã é a forma mais eficaz de acabar com o incômodo.

De acordo com o estudo, realizado por duas pesquisadoras do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, o hálito indesejável causado pelo alho pode permanecer por quase 24 horas. “O alho tem um cheiro imperceptível antes de ser triturado, mas quando cortado ou esmagado libera um odor característico do enxofre”, explicaram Rita Mirondo e Sheryl Barringer na apresentação da pesquisa.

Diante disso, as autoras decidiram pesquisar quais frutas e vegetais seriam mais eficientes na eliminação de compostos voláteis derivados do enxofre – dialil dissulfeto, alilo mercaptana, dissulfeto de metil-alilo e sulfeto de metil-alilo – associados ao hálito do alho, segundo informações da BBC Brasil.  Elas chegaram aos seguintes alimentos: chá verde, folhas de hortelã (spearmint ou Mentha spicata), maçãs e alfaces.

Para testar qual deles seria mais eficiente em combater o mau hálito do alho, as pesquisadoras pediram que os participantes mastigassem, durante 25 segundos, 3 gramas de alho. Em seguida, eles ingeriram algum dos “remédios naturais” de diferentes formas. As folhas de hortelã, por exemplo, foram analisadas cruas e no uso para bebida; as maçãs, cruas, quentes e no suco; e a alface, crua e quente.

Os resultados mostraram que mastigar folhas cruas de hortelã é o melhor remédio para eliminar o sabor indesejável deixado pelo alho na boca. Segundo as autoras, todos os materiais analisados, exceto o chá verde, tiveram algum tipo de efeito positivo. Mas a maçã, a alface e a hortelã cruas mostraram o melhor “desempenho” na redução dos compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho.

“As folhas de hortelã, contudo, tiveram um maior nível de desodorização quando comparadas à maçã e ao alface”, explica o estudo.

Em relação ao maior sucesso dos alimentos crus em comparação com as versões quentes ou em suco, as autoras sugerem que os alimentos crus contêm não apenas as enzimas que eliminam o cheiro, mas também compostos capazes de destruir os elementos voláteis.

Fonte – https://veja.abril.com.br/saude/como-tirar-o-gosto-de-alho-da-boca-a-ciencia-explica/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.