Bom Jardim Notícias.com

REMÉDIOS CASEIROS PARA INFECÇÕES URINÁRIAS

REMÉDIOS CASEIROS PARA INFECÇÕES URINÁRIAS

Existem remédios caseiros para infecções urinárias? Essa pergunta é muito importante, porque esse tipo de problema atrapalha a vida de milhões de pessoas todos os anos, em todo o mundo.

Obviamente existe a possibilidade de tratar esse mal com antibióticos, que são receitados por médicos e normalmente são facilmente encontrados nas farmácias.

Mas a boa notícia é que sim, existem remédios caseiros para infecções urinárias. A seguir listamos 6 que você pode conferir. Mas antes, vamos explicar o que é esse problema, para você poder identificar, caso tenha sido acometido por ele.

O QUE É UMA INFECÇÃO URINÁRIA?

Antes de mostrarmos os 6 remédios caseiros para infecções urinárias, temos que explicar do que se trata esse problema. Trata-se, basicamente, de uma infecção que afeta o sistema urinário, atingindo os rins, o ureter, a bexiga e também a uretra. (1)

Bactérias presentes no intestino costumam ser a causa mais comum desse problema. No entanto, fungos e vírus também podem causar esse tipo de infecção. As bactérias Escherichia coli e Staphylococcus saprophycus são as causadoras dessas crises em 80% dos casos. (2)

Os sintomas da infecção urinária são:

  • Ardência na hora de urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Urina muito escura;
  • Urina com odor muito forte;
  • Sensação de que não consegue esvaziar a bexiga totalmente;
  • Dor pélvica.

As infecções urinárias podem afetar qualquer pessoa, mas são as mulheres que são mais atingidas por elas.

Isso acontece porque a uretra, que é o tubo que transporta a urina para fora da bexiga, é mais curto na anatomia feminina do que na masculina. Dessa forma se torna mais fácil para essas bactérias atingirem a bexiga.

Sabe-se, por exemplo, que pelo menos metade das mulheres experimentará algum dia ao menos um episódio de infecção urinária. (3) Muitas vezes os antibióticos usados para combatê-las são usados em período prolongado e em doses baixas, afim de evitar que o problema retorne. (4)

Felizmente também existem remédios caseiros para infecções urinárias e é sobre eles que falaremos a seguir.

1 – BEBA MUITO LÍQUIDO

O estado de hidratação é continuamente associado ao risco de desenvolver uma infecção urinária. Isso acontece porque, quando se urina com frequência, há a eliminação, mais facilmente, das bactérias que tenham no seu sistema urinário. (5)

Estudos recentes examinaram pacientes que tinham cateteres urinários. Ficou comprovado  que eles urinavam pouco, o que acarretava em mais crises de infecção urinária. (6)

Em uma pesquisa feita em 2003, 141 meninas foram analisadas. Nos estudos se mostrou que as que urinavam menos, apresentavam muito mais incidência de infecção urinária.

Em outro estudo, 28 mulheres controlaram o seu nível de hidratação a partir da medição da quantidade de urina que produziam. Desta forma, foi possível descobrir também que quanto mais se urina,há  menos chance de ter infecção urinária. (78)

2. CONSUMA MAIS VITAMINA C

Evidências têm mostrado que, quanto maior o seu consumo de vitamina C, maior as chances de você não desenvolver infecção urinária. A vitamina C faz com que a acidez da nossa urina aumente, o que mata as bactérias que costumam causar esse tipo de problema. (9)

Uma pesquisa feita em 2007 mostrou que mulheres grávidas que consumiam 100 g de vitamina C todos os dias passavam a sentir uma ação protetora no organismo. Ela reduzia o risco de infecção urinária, especialmente comparado às outras mulheres que não a consumiram. (10)

Outro estudo relacionou os fatores comportamentais que aumentam e diminuem o risco de desenvolvimento de infecção urinária e provou-se que vitamina C diminuía. (11)

Para consumir mais vitamina C, de forma natural, você pode apostar no consumo de mais frutas e vegetais. Pimentas, laranja, toranja e kiwi contém muita vitamina C por porção. (12)

3. BEBA SUCO DE CRANBERRY

O suco de cranberry é um dos remédios caseiros para infecções urinárias. Esse fruto trabalha evitando que as bactérias entrem no nosso sistema urinário, o que evita que a infecção aconteça. (1314)

De acordo com um estudo bastante recente, fez-se com que que mulheres com histórico de infecção urinária tomassem uma dose de 240 ml de suco de cramberry todos os dias, ao longo de 24 semanas. Elas tiveram menos episódios de problema do que o grupo de mulheres que não consumiu o suco. (1516)

Mais um estudo, esse de 2015, provou que o uso de cápsulas de suco de cranberry que equivalem a 240 ml do suco podem reduzir o risco de infecção urinária. (17)

Algumas análises, no entanto, dizem que isso não acontece, ou seja, que o cranberry não é tão eficiente contra a infecção urinária. Uma comissão analisou 24 estudos feitos com quase 5000 participantes e, embora em alguns se visse os benefícios desse fruto para o problema, nos maiores não se notaram benefícios significativos nesse sentido. (18)

4. TOME UM PROBIÓTICO

bacteriasOs probióticos são nada mais nada menos do que micro-organismos que são benéficos quando consumidos através de alimentos e suplementos. Eles ajudam a equilibrar o nível de bactérias saudáveis no nosso organismo.

Eles estão disponíveis em uma série de suplementos e também em alimentos fermentados, como o kefir, o kimchi, o kombucha e o iogurte probiótico. Seu uso mostra a melhora de uma série de funções do organismo, como a digestiva e a imune. (1920)

Estudos vêm mostrando que certos ingredientes dos probióticos são excelentes para diminuir o risco de infecção urinária. Um deles provou que os Lactobacillus, muito comuns nos probióticos, ajudam a prevenir o risco de infecção urinária em mulheres adultas. (21)

Mais um estudo mostrou que os probióticos foram mais eficazes do que tomar antibióticos isolados para combater a recorrência das infecções urinárias, que perturbam tantas mulheres. (22)

O problema nos antibióticos é que eles podem causar distúrbios no nível de bactérias intestinais, mas os probióticos agem justamente no sentido contrário. (23)

Além disso, pesquisas mostram que os probióticos aumentam a quantidade de bactérias intestinais boas para a saúde, o que ajuda a reduzir os efeitos negativos dos antibióticos. (2425)

5. TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS

Um dos melhores remédios caseiros para as infecções urinárias é ter bons hábitos de higiene e de limpeza. Além disso, não é recomendado que se segure a urine por muito tempo, porque isso acumula as bactérias presentes no sistema urinário. (26)

Urinar depois da relação sexual também reduz o risco de ter infecção urinária, porque evita que as bactérias se multipliquem e propaguem.

É importante apontar também que aqueles que sofrem muito com esse problema deve evitar o uso de espermicida, porque eles são associados ao aumento da incidência desse tipo de infecção (27)

Por fim, quando você usar o banheiro, lembre-se sempre de se limpar da frente para trás. A limpeza contrária facilita o caminho das bactérias para o seu sistema urinário. (28)

6. TESTE ESSES SUPLEMENTOS NATURAIS

Muitos suplementos naturais são vistos como remédios caseiros para infecções urinárias. Entre os mais estudados estão:

  • O D-Mannose – É um tipo de açúcar, muito encontrado nas cranberries, que se mostra eficaz contra as infecções urinárias; (29)
  • A folha de uva do urso – De acordo com um estudo, a combinação dessa folha com a raiz e a folha de dentes de leão é capaz de impedir a incidência de infecção urinária; (30)
  • O extrato de cranberry – Assim como o suco de cranberry, seu extrato funciona impedindo que as bactérias se espalhem pelo sistema urinário;
  • O extrato de alho – O alho possui propriedades antimicrobianas impressionantes, ajudando a bloquear o crescimento de bactérias e assim prevenir a infecção urinária (3233)

EFICIÊNCIA DOS REMÉDIOS CASEIROS

As infecções urinárias são um problema muito comum. Elas causam incômodos constantes e atrapalham a vida de milhões de pessoas, especialmente das mulheres.

Agora, se você se utilizar os remédios caseiros para infecções urinárias que indicamos, vai ficar mais fácil evitar o risco de desenvolver esse problema, além de te garantir uma vida mais saudável!

Eveline Miranda

Fonte – https://www.doutornature.com/remedios-caseiros-infeccoes-urinarias/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.