Bom Jardim Notícias.com

chá de hortelã peluda? Veja benefícios

chá de hortelã peluda? Veja benefícios

Você sabe que existe a hortelã peluda? Sabe para que ela serve? Nesse texto você confere os benefícios dessa planta e da sua bebida. Veja  a seguir!

Bastante conhecida por ser rica em menthol e usada como matéria prima na elaboração de muitos produtos que estão presentes no dia a dia das pessoas, a hortelã é usada na medicina natural para combater vários males, entre os quais, os vermes aparecem com destaque.

Entre a grande variedade existente na natureza, a hortelã peluda é uma das espécies mais importantes do gênero.

Pertencente à família das Lamiaceae, a hortelã peluda também é conhecida por vários outros nomes, dependendo da região onde é encontrada. Entre os mais comuns estão: hortelã-verde e hortelã-pimenta.

O chá da hortelã peluda serve principalmente para combater vermes

A hortelã peluda também é conhecida por hortelã-verde ou hortelã-pimenta (Foto: depositphotos)

Essa espécie de planta é usada há tanto tempo pela humanidade que aparece em trechos da bíblia, no dízimo pago pelos fariseus. Ela também aparece em pesquisas de antigas civilizações, como Egito, Grécia, Roma, ou nos períodos medievais e pré-colombianos.

O chá de hortelã peluda serve para que

Composta por elementos químicos variados, a hortelã peluda pode ser usada em prol da raça humana no processo de tratamento e cura de muitas doenças.

Isso se deve ao fato dela possuir transanetol, estragol, metil cavicol, anisol, anis aldeído, anis acetona, limonete, linalol e ácido anísico em sua composição.

Isso faz com que ela seja eficaz no tratamento de vermes, diarreia e cólicas. O óleo essencial extraído da planta também possui efeito curativo.

Ele é responsável pela ação antiespasmódica, o que estimula as secreções gástricas. Além do mais, a substância também possui propriedades estimulantes, carminativas, diuréticas e antitérmica.

Mesmo se tratando de um elemento natural, sua inclusão nos tratamentos de saúde deve seguir orientações de um profissional médico. Ele é a pessoa mais capacitada para indicar frequência, dosagem e se realmente a erva será benéfica para o seu problema.

Como fazer chá de hortelã peluda

Uma das formas mais tradicionais de usar a hortelã peluda nos tratamentos de saúde é através do preparo do chá. Para tanto a parte da planta usada no seu preparo são as folhas frescas. Você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) dessas folhas.

O primeiro passo é colocar a água para ferver em um recipiente com tampa. Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã peluda frescas.

Mantenha o recipiente tampado para facilitar o processo de infusão, deixando descansar pelos próximos 10 minutos.

Passado esse tempo, retire as folhas com ajuda de uma peneira e a bebida já está pronta para consumo. A recomendação é que a ingestão diária não ultrapasse as três xícaras, sendo uma na parte da manhã, outra a tarde e a última a noite.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/para-que-serve-cha-hortela-peluda/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.