Bom Jardim Notícias.com

COMO O MAGNÉSIO PODE AJUDAR VOCÊ A DORMIR?

COMO O MAGNÉSIO PODE AJUDAR VOCÊ A DORMIR?

Deixar a insônia para trás não é tarefa fácil e muita gente sofre para conseguir ter boas horas de sono nos dias atuais. Mas você sabia que o magnésio pode ajudar você a dormir?

Sim, muita gente vai te sugerir mudanças no estilo de vida. Talvez deixar de tomar café ou até mudar a sua alimentação. No entanto, muitas vezes essas intervenções não ajudam, de fato.

Suplementar talvez seja o melhor caminho, especialmente hoje em que vários estudos provam que o magnésio pode ajudar você a dormir. E além disso, tem efeitos importantes sobre os processos do sono. Quer saber mais? Então vem conferir!

O MAGNÉSIO PODE AJUDAR VOCÊ A DORMIR. MAS O QUE ELE É?

Comecemos pelo básico: pelas definições.

O magnésio é um dos minerais mais comuns no nosso planeta e é fácil encontrá-lo em vários alimentos. Ele é primordial para a saúde do ser humano e está presente em mais de 600 reações das nossas células (1).

Além disso, ele também é primordial para a saúde dos nossos ossos (2), do nosso coração e do nosso cérebro (3).

Outro ponto favorável ao magnésio é que ele ajuda a combater inflamações (4), alivia constipação e também ajuda a diminuir a pressão arterial (5). Isso o torna muito benéfico para o nosso organismo. Como se não bastasse ele também ajuda a combater problemas de sono, cada vez mais comuns na vida das pessoas.

ELE PODE AJUDAR O SEU CORPO E O SEU CÉREBRO A RELAXAREM

Para que você consiga relaxar e dormir, é necessário que o seu corpo e o seu cérebro também relaxem de verdade. Quimicamente falando, o magnésio ajuda demais nesse processo (6), ativando o nosso sistema nervoso parassimpático, que é responsável por nos relaxar e tranquilizar (7).

Além disso, ele regula os nossos neurotransmissores, que conectam o sistema nervoso ao nosso cérebro. Ele também regula os níveis de melatonina no organismo, que é o hormônio responsável pelos nossos ciclos de sono e de alerta.

O magnésio se liga aos receptores de ácido gama-aminobutírico, que ajudam a acalmar as nossas atividades nervosas (8). Esse é o mesmo neurotransmissor usado em vários remédios para dormir (9).

SEM ELE VOCÊ NÃO CONSEGUE DORMIR BEM

Sim, sem suficiente quantidade de magnésio no seu corpo, você tende realmente a ter insônia (10). De acordo com pesquisas feitas com ratos, é preciso ter altos níveis desse mineral no sistema para dormir bem (11). Isso porque do contrário, você terá muita dificuldade para descansar.

Algumas pessoas tendem a apresentar deficiência desse mineral, como:

  • Quem tem problemas digestivos e não absorve adequadamente vitaminas e minerais;
  • Quem tem diabetes, porque resistência à insulina está ligada a perda de magnésio;
  • Quem é dependente de álcool também tem deficiência desse mineral;
  • Quem já tem certa idade, por diminuírem o consumo dele em suas dietas.

ELE MELHORA A QUALIDADE DO SEU SONO

Com o magnésio você não apenas consegue dormir, mas, de fato, dorme mais e dorme melhor.

De acordo com estudos, algumas pessoas mais velhas tomaram 500 g de magnésio, enquanto outras da mesma faixa etária tomaram placebo. As que consumiram o mineral conseguiram dormir melhor (12). Além disso, essas pessoas também regularam os seus níveis de melatonina.

Outro estudo reforçou os resultados deste (13), mostrando que idosos que sofriam de insônia consumiram um suplemento com magnésio, melatonina e zinco e tiveram melhor sono do que pessoas que só tomaram placebo.

Mais uma pesquisa (14) mostrou que, quando se cria a deficiência de magnésio em ratos, normalmente o sono deles se torna leve e inquieto. Isso se explica pela influência dele no nosso sistema nervoso.  acontece porque a sua presença faz com que ele bloqueie as moléculas mais “excitadas” dessa parte do nosso organismo, nos deixando mais calmos e relaxados.

ELE AJUDA A ALIVIAR A ANSIEDADE E TAMBÉM A DEPRESSÃO

Sentir-se ansioso e deprimido faz com que, muitas vezes, os padrões de sono piorem. Não por acaso, esse mineral também atua no combate desses distúrbios de humor, ajudando a aliviá-los.

Isso se torna ainda mais real quando observamos uma deficiência de magnésio no organismo, que causa não raramente ansiedade, confusão mental e também depressão (15).

Algumas pesquisas indicam que esse mineral pode ser usado como um antidepressivo convencional (16), além de ter a capacidade de ajudar no combate a ansiedade. Acredita-se que isso se deva ao fato de que o magnésio estimula dispositivos calmantes no nosso sistema nervoso.

COMO O MAGNÉSIO PODE AJUDAR VOCÊ A DORMIR?

Organizações médicas sugerem que se ingira na dieta de 310 a 360 g de magnésio, no caso de mulheres adultas. Já para homens, a indicação varia entre 400 e 420 g. É possível fazê-lo se hidratando adequadamente e consumindo vegetais verdes, nozes, cereais, carne, peixe e frutas.

São poucos os estudos que testaram diretamente o efeito da suplementação de magnésio na insônia. Isso torna difícil dimensionar quantidades, mas vários ensaios clínicos que citamos acima se focaram na quantidade de 225 a 500 mg.

O limite superior recomendado no caso de suplementação é de 350 mg, então é importante não testar nada acima disso sem orientação médica.

O QUE TER EM MENTE ANTES DE TOMAR SUPLEMENTOS?

O ideal é que os suplementos nunca sejam a primeira opção. É melhor mudar um pouco seu estilo de vida, como evitar o uso de computadores antes de dormir e reduzir a cafeína, do que já partir para o consumo de substâncias artificiais. Recomenda-se isso por mais benéficas que elas pareçam ser para o nosso organismo.

Agora, se você decidir utilizar o magnésio, é importante reconhecer certos fatores. O primeiro é que o limite máximo para suplementar esse mineral deve ser de 350 mg por dia, especialmente se você não tem orientação médica para fazê-lo.

Além disso, qualquer suplemento, por mais natural que seja, pode causar efeitos colaterais desconfortáveis. E estes podem atrapalhar bastante o seu dia a dia. Entre os mais comuns estão enjoos, náuseas, cólicas e diarreias.

Outro ponto importante de se considerar é que suplementos de magnésio (17) tem a capacidade de interferir no processo de outros medicamentos. Alguns exemplos são antibióticos, relaxantes musculares e também remédios para regular a pressão arterial.

Sendo assim, se você tem alguma condição médica especial ou toma qualquer tipo de medicamento, é muito importante conversar com seu médico antes.

Por mais natural que o magnésio seja ele, pode acabar trazendo prejuízos para a sua saúde. Ainda mais se for consumido de maneira atrapalhada e sem os cuidados devidos.

Por mais que você tenha interesse em se beneficiar de seu consumo é fundamental se precaver. Até porque cometer equívocos nesse sentido pode significar o desenvolvimento de problemas que, com certeza, você não vai querer lidar. Ainda mais por estar tentando apenas melhorar o seu sono.

O MAGNÉSIO AJUDA SEU SONO

Com certeza, o magnésio pode ajudar você a dormir. Ele tem essa capacidade justamente por agir de maneira impressionante sob o nosso sistema nervoso. Ele ajuda a ativar mecanismos que nos relaxam e acalmam, nos fazendo dormir mais e melhor.

Além disso, ele também tem a capacidade de aliviar sintomas de distúrbios de humor, como a ansiedade e a depressão. Estes frequentemente prejudicam o sono e também atrapalham o dia a dia de milhões de pessoas no mundo. E isso também se deve a sua poderosa ação no nosso sistema nervoso!

As pesquisas feitas nesse sentido mostram que a suplementação de magnésio para combater a insônia funciona muito habilmente no caso de pessoas mais velhas. No entanto, ainda não está claro se isso funciona com outras pessoas, de outras faixas etárias.

Se você quer apostar nele por acreditar que o magnésio pode te ajudar a dormir mais e melhor, é importante buscar a consulta de especialistas. Assim, você evita consumir mais desse mineral do que deveria.

Além disso, vai evitar usá-lo sem necessidade, considerando que muitas vezes a melhora do sono passa apenas por algumas mudanças de estilo de vida e comportamento.

Fonte – https://www.doutornature.com/magnesio-ajuda-dormir/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.