Bom Jardim Notícias.com

Barriga inchada depois da relação, o que pode ser?

Barriga inchada depois da relação, o que pode ser?

Algumas mulheres notam inchaço na zona abdominal depois de ter relações sexuais. No geral, esse sintoma surge acompanhando de desconforto e dor na zona. Embora possam desaparecer nas 24 ou 48 horas seguintes, esses sintomas indicam que o mais provável é que exista um problema nos órgãos reprodutivos.

Existem diversas causas que podem provocar dor e inflamação depois do sexo. É importante conhecê-las para saber se existe alguma condição que necessita ser tratada por profissionais. No seguinte artigo do umCOMO, respondemos à questão “barriga inchada depois da relação, o que pode ser?“, indicando as causas mais comuns para que você possa identificar a origem desse sintoma.

Relações sexuais demasiado agressivas

Em alguns casos, se o tamanho do pênis é maior do que o habitual ou a cavidade vaginal é demasiado estreita, é provável que o órgão masculino golpeie repetidamente o cérvix, o que pode fazer com que ele inflame. Isso provoca inchaço no pé da barriga, o que pode vir acompanhado de sintomas semelhantes aos da indigestão.

Também pode ocorrer por relações sexuais mais agressivas que o normal, provocando uma inflamação geral em toda a zona genital que causa essa sensação de inchaço que irradia para a zona abdominal inferior.

Cistite

Outra das possíveis causas da inflamação da barriga depois da relação é a cistite, que consiste na infecção das vias urinárias provocada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Pode ser aguda ou recorrente e costuma ser tratada com antibióticos ou antivirais, dependendo da causa. O desconforto durante e após a relação sexual, quando acompanhado de barriga inchada, pode indicar que você contrai essa infecção urinária.

Outros sintomas que podem surgir com esta doença são a necessidade frequente de urinar, desconforto durante a evacuação, prurido vaginal em mulheres, febre e dor na zona abdominal. No seguinte artigo do umCOMO, explicamos como tratar a cistite.

Barriga inchada depois da relação, o que pode ser? - Cistite

Cervicite

É a inflamação do extremo do útero, também chamado de colo do útero. No geral, costuma ser provocada por algum tipo de infecção adquirida durante as relações sexuais, ou seja, uma doença sexualmente transmissível (DST). As mais comuns são o vírus do herpes, a clamídia ou a gonorreia. Entre os seus sintomas, além da sensação de pesadez e inchaço abdominal e pélvico, se destaca o sangramento vaginal anormal, dor durante e após a relação ou fluxo vaginal não habitual.

Para o seu tratamento, são usados antibióticos nos casos de gonorreia e clamídia ou antivirais para os casos de vírus como o herpes, por exemplo.

Por outro lado, sentir a barriga inchada após a relação pode ser uma consequência de endometriose. O endométrio é a capa interna do útero e a endometriose ocorre quando ele se situa em outras zonas fora dessa cavidade. O mais comum é o tecido aparecer em qualquer zona do abdômen, o que pode se apresentar em forma de nódulos, de implantes (nódulos menores) ou endometriomas, também conhecidos como cistos nos ovários.

Um dos seus sintomas mais comuns é a barriga inchada, o que acontece pelo fato de ser uma doença de origem inflamatória, o que piora depois do sexo. também pode se apresentar dor durante a relação, dor menstrual e sangramento uterino anormal. Saiba mais sobr eo tema no artigo quais são os sintomas da endometriose.

Barriga inchada depois da relação, o que pode ser? - Endometriose

Barriga inchada após relação: DIP

Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma infecção que pode afetar os ovários, as trompas de Falópio ou o útero. Ë produzida pela chegada de bactérias da própria vagina ou do extremo do útero a essas zonas, ou por doenças sexualmente transmissíveis como a clamídia ou a gonorreia.

É muito comum apresentar barriga inchada e dolorida, sintomas que aumentam durante e depois da relação sexual. Também podem surgir outros sintomas como o sangramento após a relação, dor ao urinar ou ausência de menstruação.

Cistos nos ovários

Os cistos nos ovários são bastante frequentes e também podem ser uma das causas da barriga inflamada depois da relação. Consistem em pequenas bolsas cheias de líquido que podem ser encontradas tanto dentro como fora, rodeando o ovário. Podem ser provocados por doenças como a endometriose, condições hormonais como a síndrome do ovário policístico ou por tumores.

Em muitas ocasiões, não provocam nenhum sintoma mas, caso provoquem, o mais comum é a distensão e inchaço do abdômen. também podem provocar dor durante as relações sexuais, dor na zona pélvica ou desconforto durante a menstruação.

Barriga inchada depois da relação, o que pode ser? - Cistos nos ovários

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fonte – https://saude.umcomo.com.br/artigo/barriga-inchada-depois-da-relacao-o-que-pode-ser-28713.html

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.