Bom Jardim Notícias.com

Para que serve o chá de hortelã?

Para que serve o chá de hortelã?

Você sabe para que serve o chá de hortelã? É uma bebida saborosa e refrescante, que é muito consumida em países do mundo todo, sendo um dos chás preferidos dos brasileiros. Mas, acima de tudo, também é muito saudável e benéfico.

A hortelã (Mentha spicata) é uma erva aromática com cheiro característico e agradável e sabor intenso. É muito popular e bastante utilizada na culinária como tempero, para fazer sucos, bebidas e compor saladas.

Esta espécie de hortelã, também conhecida como hortelã-verde, é originária da Ásia e tem as folhas grossas e arredondadas. Entretanto, existem muitas espécies de hortelã, sendo muito difícil identificar todas elas. Outra muito comum é a hortelã-pimenta, que é mais ardida e tem as folhas mais compridas e finas.

O chá é uma das formas mais consumidas da planta, e é feito através da infusão de suas folhas. Devido às suas propriedades medicinais, o chá de hortelã pode proporcionar diversos benefícios à saúde e para a manutenção do nosso bem-estar.

Chá de hortelã: para que serve?

O chá de hortelã pode ajudar a combater diversos males, e o primeiro deles está ligado ao nosso sistema digestivo. Segundo a nutricionista e fitoterapeuta Enaile Cortizo, a hortelã estimula a produção de certas enzimas digestivas e, por isso, seu chá é um grande aliado para quem tem problemas de digestão.

O chá de hortelã serve para combater gripes, resfriados e mau hálito

Por ser digestivo, é indicado tomar esse chá depois das refeições (Foto: depositphotos)

“Um bom exemplo é aquele estufamento que sentimos depois das refeições. Nesses casos, é recomendado que se tome 1 xícara de chá assim que terminar as refeições, evitando esse problema”, orienta. A profissional acrescenta ainda que o chá também age diminuindo náuseas, vômitos e flatulências (gases).

Outras adversidades muito comuns que o chá de hortelã pode ajudar a tratar são as gripes e os resfriados. Ele ajuda a limpar os pulmões, a descongestionar o nariz e a acalmar a garganta, principalmente em casos de tosse.

Além disso, estudos indicam que o chá de hortelã também é eficaz para baixar o colesterol, diminuir dores de cabeça e cólicas menstruais, melhorar o mau hálito, e ainda possui efeito sedativo, ajudando a acalmar, desestressar e a dormir mais facilmente. Enaile aponta que a bebida também combate e elimina vermes como amebas e giárdias.

Quais as propriedades medicinais e benefícios da hortelã?

A hortelã pode ser considerada uma erva medicinal, pois traz vários benefícios para a nossa saúde. “Ela possui alto poder digestivo, antiespasmódico, ansiolítico e é antiparasitária”, revela Enaile.

O efeito antiespasmódico está relacionado com a capacidade da planta de tratar os espasmos musculares, acalmando e neutralizando as contrações involuntárias dos músculos. Por isso, é ótima para cólicas hepáticas, renais e uterinas, no caso das mulheres.

Também tem efeito antiemético, aliviando náuseas e vômitos e diminui a azia, ativando a produção da bile e melhorando o sistema digestivo. Ainda funciona como vasodilatadora, ativando a circulação; possui efeito tranquilizante e age como antisséptico, dificultando o crescimento de bactérias e vermes.

Além disso, a hortelã é rica em vitaminas A e C, e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio, com propriedades antioxidantes e estimuladoras da imunidade. Também contém ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, proporcionando uma ação expectorante e descongestionante.

Chá de hortelã emagrece?

Depois de tantos benefícios, será que o chá de hortelã ainda ajuda a emagrecer? Enaile confirma o poder da erva e diz que ele é um grande aliado ao emagrecimento devido às suas baixas calorias.

O chá de hortelã serve para auxiliar na redução de peso pois possui pouquíssimas calorias

Por ser ansiolítico, esse chá diminui a vontade de comer fora de hora (Foto: depositphotos)

“O chá de hortelã possui poucas calorias, cerca de 300 ml do chá tem aproximadamente 3 KCAL, o que torna a bebida praticamente isenta de calorias. Portanto, optando em trocar outros chás ou bebidas pelo de hortelã, seu consumo calórico diminuirá consideravelmente, colaborando com o emagrecimento. Outro fator importante é que ele possui efeito relaxante e ansiolítico, o que ajuda a aumentar a sensação de bem-estar e diminui o desejo de ‘beliscar’ toda hora”, explica a profissional.

Além disso, pelo fato de estimular as enzimas digestivas, ele auxilia a absorção de nutrientes e reduz gases e inchaços, o que também é ótimo para quem quer emagrecer. “Porém, ele sozinho não tem o poder de emagrecer, se a pessoa consumir mais calorias do que precisa e não tiver uma vida saudável”, alerta Enaile.

Bebida pode oferecer malefícios?

Segundo Enaile, o chá de hortelã não tem contraindicações e nem traz malefícios à saúde. Entretanto, a nutricionista ressalta que é preciso ter cuidado com o consumo do chá em alguns casos: “pessoas que possuem refluxo e cálculos renais devem consumir com cautela e apenas sob orientação de um médico ou nutricionista”.

Além disso, pessoas com alergia ou sensibilidade ao mentol também devem ter cuidado. E quem estiver tomando algum medicamento ou passando por algum tratamento deve consultar um médico antes de tomar o chá de hortelã.

Chá de hortelã para bebê, pode?

Apesar de seus inúmeros benefícios, Enaile afirma que o chá de hortelã não é recomendado para crianças menores que 5 anos. Inclusive, pediatras orientam a não dar nenhum tipo de chá para bebês nos primeiros seis meses de vida.

O chá de hortelã também não é recomendado para gestantes e lactantes. Ervas são sempre perigosas para mulheres grávidas, por conta de efeitos abortivos. Nunca deixe de consultar seu médico de confiança.

Como fazer chá com folhas de hortelã?

Fazer o chá com as folhas de hortelã é simples: coloque cerca de 8 a 10 folhas de hortelã, devidamente higienizadas, em 300ml de água fervendo. Desligue o fogo, abafe por 30 minutos e coe. Depois, tome na forma natural, sem açúcar ou adoçante.

O chá de hortelã é antisséptico, dificultando o crescimento de bactérias e vermes

A hortelã é um poderoso vermicida, por isso elimina vermes como amebas e giárdias (Foto: depositphotos)

Para aproveitar todos os benefícios da planta, Enaile informa que é importante consumir o chá em até 24 horas depois de pronto. Além disso, ela acrescenta: “não existe uma quantidade máxima para o consumo do chá, mas é importante que se consuma 3 xícaras durante o dia, no mínimo”.

Chá de hortelã com canela

Para o preparo, coloque 15 folhas de hortelã e 3 canelas em pau em 1⁄2 litro de água fervendo. Desligue o fogo, abafe por 10 minutos, coe e consuma em 24 horas.

“O chá de hortelã com canela é um excelente aliado para aqueles que têm compulsão por doces ou que estão com os níveis de glicose e insulina elevados. O poder ansiolítico do hortelã e o poder regulatório da insulina e glicemia da canela tornam esse chá muito benéfico para a saúde”, aponta Enaile.

Chá de hortelã com gengibre

Para o preparo, coloque 15 folhas de hortelã e raspas de gengibre em 1⁄2 litro de água fervendo. Desligue o fogo, abafe por 30 minutos, coe e consuma em 24 horas.

Enaile afirma que esse chá é ótimo para aqueles que treinam. “Consumir 300ml desse chá 30 minutos antes da atividade física, acelera o metabolismo, ajudando a queimar mais calorias. Mas atenção, portadores de hipertensão arterial só podem consumir esse chá com orientação de um médico ou nutricionista”, ressalta a profissional. Essa mistura também é eficaz para diminuir a febre.

Chá de hortelã com limão

Para o preparo, utilize 8 folhas de hortelã e meio limão em 1⁄2 litro de água fervendo. Desligue o fogo, abafe por 15 minutos, coe e consuma em 24 horas.

“O chá de hortelã com limão é muito bom para quem tem problemas demau hálito, flatulência e retenção de líquidos”, explica a especialista.

Chá de pimenta e hortelã

Para o preparo, misture 10 folhas de hortelã e 1 pitada de pimenta do reino em 1⁄2 litro de água fervendo. Desligue o fogo, abafe, coe e consuma em 24 horas.

Enaile aponta que esse é outro aliado para quem treina pesado, pois acelera o metabolismo. Porém, ela alerta: “portadores de hipertensão arterial e gastrite só devem consumir sob orientação de um médico ou nutricionista”.

Outras formas de consumir hortelã

Agora que você já aprendeu para que serve o chá de hortelã, também é possível optar por outras formas de consumir essa erva. Além da bebida, os benefícios e as propriedades da hortelã podem ser aproveitados de diversas maneiras.

Ela pode ser utilizada em cápsulas, extrato seco, ou na forma de óleo essencial para a pele, que é ótimo para massagens e aromaterapia.

A própria infusão pode ser usada como tônico capilar, aplicando nos cabelos. Há também a inserção das folhas na água morna do banho, que é uma excelente forma de aliviar o estresse. Além disso, é uma planta fácil de cultivar em casa, porque requer poucos cuidados.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/para-que-serve-cha-hortela/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.