Bom Jardim Notícias.com

11 razões para comer repolho roxo

11 razões para comer repolho roxo

Conheça algumas boas razões para comer repolho roxo, nativo da área do Mediterrâneo e cultivado pelos egípcios desde os anos 2500 a.C.

A diferença entre o repolho roxo e o branco é a antocianina, um pigmento da família dos flavonoides, potentes antioxidantes que têm muita vitamina C e E.

Razões para comer repolho roxo regularmente

1. Você terá olhos mais saudáveis

Saúde ocular

Comer repolho roxo promove a saúde dos seus olhos por causa de sua grande quantidade de zeaxantina e luteína. Estes dois elementos são filtros solares naturais que impedem a passagem de raios UV para a retina.

2. Melhora a digestão

Sabe-se que o repolho roxo tem excelentes efeitos sobre a digestão, uma vez que ajuda o corpo produzir a bile. Isto significa que ajuda a prevenir problemas como indigestão ou prisão de ventre.

O suco de repolho roxo também é indicado para o tratamento de úlceras, especialmente úlceras pépticas.

3. Melhora a saúde do coração

Saúde do coração

Outro motivo para consumir suco de repolho roxo é que ele ajuda na formação de células vermelhas do sangue e remove toxinas prejudiciais para o corpo. Isso resulta num melhor funcionamento do sistema circulatório.

Você só precisa consumir uma xícara de repolho roxo e estará ingerindo 216 miligramas de potássio, o que representa 6% da ingestão diária recomendada.

Assim, poderá prevenir o estresse do músculo cardíaco e favorecerá a contração que impulsiona o batimento cardíaco.

4. Reduz os níveis de colesterol

Outro benefício de comer repolho roxo é que ele reduz o colesterol e o ácido úrico devido à sua grande quantidade de enxofre. Isso é também o que lhe confere um aroma característico.

O colesterol e o ácido úrico são reduzidos devido a vários fatores:

  • Contém fibra que impede o corpo de absorver o colesterol com outros alimentos.
  • A lipoproteína LDL encontrada no fígado é reduzida, com isso há menos transporte de colesterol.
  • Os antioxidantes do repolho roxo degradam o tecido adiposo, obtendo mais energia.

5. Aliado contra o câncer

A quantidade de antioxidantes de grande alcance que obtemos ao comer repolho roxo ajuda o organismo a combater os radicais livres, que são um dos fatores que desencadeiam o câncer.

Além disso, é eficaz para evitar que as células do câncer continuem a crescer.

6. Fortalece a imunidade

Imunidade contra células malignas

Graças à sua grande quantidade de vitamina C, comer repolho roxo ajudará o seu sistema a aumentar suas defesas naturais.

Por outro lado, seus antioxidantes favorecem a desintoxicação do corpo e a cicatrização das feridas.

7. Reduz os sinais da idade

O suco de repolho roxo contém altos níveis de antioxidantes e fitoquímicos, além de vitaminas C, E e A, que ajudam a manter a pele hidratada, macia, suave e com o seu brilho natural.

Outra vantagem de comer repolho roxo é que ele favorece a produção de colágeno, criando blocos que ligam os tecidos do corpo. Por isso, mantém a sua pele e os seus músculos mais saudáveis.

8. Propriedades analgésicas

O repolho roxo é muito útil para tratar dores nos rins, artrite e reumatismo. Também é usado para aliviar a dor e a inflamação que ocorrem durante a amamentação.

O repolho roxo também tem propriedades sedativas e analgésicas que promovem a purificação do sangue, ao mesmo tempo em que combate a insônia.

Isto é devido à presença de uma substância conhecida como lactupicrina, ativo associado com sedativos, e outra utilizada contra a tosse comum e a tosse convulsiva.

Para aproveitar estes benefícios, aqueça uma folha de repolho roxo sob seu prato e aplique sobre a área onde você sente dor e tem inchaço.

9. Propriedades antimaláricas

A malária ou paludismo é uma doença tropical parasitária causada pela picada de mosquito, de forma congênita ou através de transfusões.

Ela infecta os glóbulos vermelhos do sangue e causa:

  • Anemia
  • Calafrios
  • Vômitos
  • Dor de cabeça
  • Convulsões
  • Coma

Para tratar a malária é essencial consultar um especialista. No entanto, comer repolho roxo ajudará a combater os efeitos desta doença devido ao seu conteúdo de lactacopicrina.

10. Controle da diabetes

Controle da diabetes

Comer repolho roxo vai ajudar a controlar níveis de açúcar no corpo, pois contém insulina natural.

Além disso, tem poucas calorias e carboidratos que ajudarão a saciar a fome sem fazer você ganhar peso.

  • É uma boa ideia incluir repolho roxo como parte de suas saladas verdes ou sucos para evitar a fome nos momentos mais inoportunos.

11. Ossos fortes e saudáveis

Graças ao alto teor de vitamina K, o repolho roxo é conhecido por ser um aliado para manter os ossos fortes.

Ele contém osteocalcina, uma proteína específica da matriz óssea que requer a vitamina K para a sua maturação.

Agora que você já o conhece, adicione esse alimento à sua dieta como guarnição, consuma-o na forma de infusão ou use como uma compressa para aliviar a dor externa; o repolho roxo é um grande aliado no cuidado da sua saúde.

Fonte – https://melhorcomsaude.com.br/11-razoes-para-comer-repolho-roxo/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.