Bom Jardim Notícias.com

ALÉM DA TPM: VEJA AS SENSAÇÕES E SENTIMENTOS QUE MULHERES RELATAM NO PERÍODO MENSTRUAL

ALÉM DA TPM: VEJA AS SENSAÇÕES E SENTIMENTOS QUE MULHERES RELATAM NO PERÍODO MENSTRUAL

Você sabia que existem vários tipos de TPM? E isso significa que nem toda mulher passa pelo período que antecede a menstruação da mesma forma. Há quem tenha mais sintomas emocionais, passando por uma intensa mudança de sentimentos ao longo do dia, assim como também existem mulheres que sentem as alterações hormonais em forma de cólica, cansaço e inchaço no corpo. Mas as sensações e sentimentos que as mulheres relatam nesse período vão além dos sintomas clássicos da tensão pré-menstrual.

Estudo global revela principais insatisfações das mulheres no período menstrual

Um estudo global feito pela marca Sempre Livre em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, revelou que o desconforto menstrual que ocorre principalmente nos primeiros dias do ciclo vão além dos sintomas de TPM. Foram entrevistadas 1.500 mulheres, de 14 a 24 anos, em cinco países: Brasil, Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina.

As sensações e sentimentos relacionados ao período menstrual para mulheres, segundo a pesquisa, são:

✓ Não se sentir confortável
✓ Se sentir suja
✓ Ansiosa
✓ Frágil
✓ Inchaço
✓ Mau odor
✓ Desinteressante

Os principais incômodos sentidos pelas mulheres quando estão em seu período menstrual são cãibras, cansaço, alterações de humor e inchaço, devido à retenção de líquido.

Vamos falar sobre os sentimentos do período menstrual

Os dados apresentados na pesquisa mostram que muitas sensações do período menstrual ainda estão ligadas à estigmas culturais, como o fato de algumas mulheres se sentirem sujas e desinteressantes durante a menstruação. Não dá para negar que nós crescemos com essa construção social de que menstruar é ruim, impuro e deve-se esconder ao máximo. Por isso, é preciso falar abertamente sobre menstruação, seja com suas amigas, com os pais, em escolas e outras instituições onde se encontra meninas e mulheres em atividade. Esse processo irá ajudar a desmistificar os tabus que fazem da menstruação um bicho de sete cabeças.

A verdade é que está tudo bem em não se sentir assim tão incrível nesses dias. É importante respeitarmos nossos seus limites, mas não precisamos encarar a menstruação como uma doença ou uma fraqueza feminina. Esse padrão negativo sobre a menstruação foi passado a muitas gerações e precisa ser quebrado. Converse com suas amigas e sua mãe sobre a naturalização da menstruação, procure um ginecologista para que ele possa te explicar direitinho como esse processo acontece e aos poucos você vai compreender o que é de verdade a menstruação e como você pode tornar esse período mais tranquilo como qualquer outro do mês.

Fonte – https://www.sodelas.com.br/noticia/alem-da-tpm-veja-as-sensacoes-e-sentimentos-que-mulheres-relatam-no-periodo-menstrual

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.