Bom Jardim Notícias.com

Estudo: comer frutas e verduras pode diminuir o risco de câncer de mama

Estudo: comer frutas e verduras pode diminuir o risco de câncer de mama

Brócolis e abóbora são alimentos com alto potencial de prevenir a doença

Incluir frutas e verduras no cardápio é fundamental para manter uma boa saúde, mas agora, as mulheres têm um motivo ainda mais forte para colocá-los na dieta: essas categorias de alimentos podem diminuir em até 11% o risco de desenvolver câncer de mama, de acordo com um recente estudo de Harvard, Estados Unidos.

Para aproveitar o benefício, é preciso consumir mais de cinco porções por dia – as quantidades podem variar, mas a investigação usou como base uma xícara de vegetais crus, meia xícara de legumes crus ou cozidos e uma xícara de frutas picadas ou cozidas para determinar uma porção de cada item.

De acordo com o estudo, vegetais e legumes crucíferos e de coloração amarela e laranja, como brócolis, couve-flor e abóbora, são os que mais atenuam os riscos de desenvolver a doença. Pesquisas anteriores relacionaram o alto consumo de fibras à redução de câncer de mama, mas no caso das frutas e verduras, outras propriedades também são importantes para prevenir a doença, como antioxidantes, vitaminas e nutrientes.

Para chegar a essas conclusões, os estudiosos fizeram uma análise de questionários de alimentação realizados nos anos 90 com mais de 100 mil mulheres participantes do Nurses’ Health Study, uma das maiores pesquisas de saúde dos Estados Unidos. Outros fatores de risco, como idade, peso e histórico familiar também foram considerados.

No fim, quanto mais você se aproxima da quantidade recomendada de frutas e verduras por dia – além de adotar hábitos saudáveis como praticar exercícios com regularidade e não fumar –, menores são as chances de ter câncer de mama (vale até para os tumores mais agressivos). Está esperando o que para colocá-los no cardápio?

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/estudo-comer-frutas-e-verduras-pode-diminuir-o-risco-de-cancer-de-mama/ – Por Camila Junqueira, Gislene Pereira – bondarillia/Thinkstock/Getty Images

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.