Bom Jardim Notícias.com

Por que sinto tontura quando levanto

Por que sinto tontura quando levanto

Insolação, falta de ar, queda na tensão ou no açúcar, ou inclusive que o fato do sangue não chegar adequadamente à cabeça são algumas das causas mais frequentes das tonturas. Em si, não são uma doença grave mas sim um sintoma, um indicador ou um estado de alerta sobre o nosso corpo, que pode ter perdido parte da pressão sanguínea normal. Todo o mundo já sentiu alguma vez que, ao levantar bruscamente, a cabeça fica zonza ou tudo ao seu redor dá voltas. É hora de saber mais sobre as tonturas, entender o que as provoca e procurar uma solução para que isso não afete o nosso dia a dia. No seguinte artigo de umComo.com.br vamos explicar por que sente tontura quando se levante. Se sofre de tonturas, leia este artigo e descubra porque isso acontece.

O que são as tonturas

A tontura é um conceito que inclui dois sintomas diferentes mas que, com frequência, estão juntos: vertigem e sensação de tontura, ou seja, sensação de falta de equilíbrio ou, inclusive, de desmaio. Geralmente, quando alguém está com tontura sente que a sua cabeça não está centrada, que tudo dá voltas ao seu redor, que tudo está em movimento excessivo, girando, que não é capaz de manter o equilíbrio. É por isso que as tonturas se consideram sintomas de alterações de equilíbrio e de outros transtornos mais sérios.

Como dissemos, as tonturas não são uma doença em si mas podem levar a outros problemas de saúde mais graves, devido a serem sintomas ou indicadores de que algo não funciona corretamente. Desde mudanças no fluxo sanguíneo no cérebro até insolação, passando por problemas de pressão, falta de ar, transtornos neurológicos ou, inclusive, envelhecimento, as causas das tonturas podem ser variadas. No caso de sentir uma tontura constante, não hesite em ir ao seu médico para encontrar qual é a causa exata que está causando essa situação. De seguida, vamos referir algumas das causas mais comuns.

Por que sinto tontura quando levanto - O que são as tonturas

Quando alguém sente tontura, além de perder o equilíbrio visual e a sensação de estabilidade, também sofre de um mal-estar geral que pode ser notável para os outros através da palidez ou suor e, na própria pessoa, pela mudança de ritmo cardíaco mais acelerado do que o normal, náuseas e sensação de instabilidade, o que chamamos normalmente de vertigem. Porém, é preciso considerar que nem sempre que há enjoo existe a sensação de vertigem, mas ao contrário sim: sempre que existe vertigem, existe o enjoo.

Sabendo dos sintomas deste problema podemos aprofundar um pouco mais as causas que a provocam. Podemos dividi-las em dois grandes grupos: causas banais ou pouco graves e causas importantes ou muito graves.

  • Causas menos graves: normalmente a tontura acontece quando não chega sangue suficiente ao cérebro, como causa principal do sintoma, que pode ser devido a uma repentina queda de pressão arterial. Outra causa pode ser um estado de desidratação, ou seja, a falta de água no corpo provocada por insolações, diarreia, vômitos, febres ou outras condições diversas. Os níveis de açúcar no sangue também podem provocar tonturas, principalmente a queda desta substância chamada hipoglicemia. Por último, é importante saber que com o tempo o sentido do equilíbrio vai atrofiando, por isso as tonturas são mais comuns em pessoas mais velhas.
  • Causas graves: entre as causas mais graves das tonturas, vale destacar a mudança súbita do ritmo cardíaco e seus transtornos, como o infarto. Também pode ser a origem de acidentes neuronais, sangramentos internos ou estados de choque. Nestes casos, a tontura é acompanhada de taquicardias, problemas de visão e inclusive de fala. Em qualquer um destes casos, não hesite em ir rapidamente a um médico.

Tontura ao levantar

Vistos os sintomas dos enjoos e suas possíveis causas, é hora de falar dos enjoos que podemos sentir ao levantar. Fariam parte dos sintomas menos graves, pois é um fato pontual que normalmente não implica uma doença grave. Geralmente, acontece de forma isolada e sem muita importância e não é necessário se assustar, mas é bom e conveniente procurar a origem dessas tonturas para descartar doenças mais importantes.

Quando alguém se levanta bruscamente pode sofrer uma hipotensão ortostática, ou seja, uma queda brusca da pressão sanguínea. Este é o resultado de se levantar rapidamente, sem dar tempo ao corpo de reagir, após ter estado muito tempo deitado ou em repouso. Este fato também pode acontecer ao permanecer de pé por um longo período de tempo. Seja como for, a causa da tontura é a queda da pressão arterial rápida e brusca. Pense que o sangue ficou acumulado nas extremidades inferiores, por isso ao se levantar rapidamente, a volta do sangue ao seu fluxo normal é inesperada e mais lenta. Portanto, ao chegar menos sangue ao coração, este não pode bombear nem impulsionar completamente para que o sangue chegue ao cérebro. Essa falta de fluxo sanguíneo momentâneo provoca a sensação de tontura e inclusive desmaio.

Por outro lado, as tonturas podem acontecer no caso de ingestão de drogas ou medicamentos que possam alterar o volume sanguíneo, como os diuréticos, que dilatam os vasos, assim como os nitritos, ou inclusive que causem interferências nos reflexos barorreceptores, como os sedativos ou antidepressivos.

Por que sinto tontura quando levanto - Tontura ao levantar

Soluções para a tontura

Se as tonturas forem contínuas e sentir algum outro sintoma como os que destacamos anteriormente, vá ao seu médico para fazer um exame e obter um diagnóstico concreto.

Entre as soluções rápidas para combater as tonturas ao levantar bruscamente está se acalmar, voltando a sentar-se ou deitando-se de boca para cima. Pense que ao estar de pé, a tontura aparecerá com mais força. Deverá tentar que o sangue volte a fluir para o seu cérebro de maneira normal, por isso sente-se e coloque a cabeça entre as pernas por um ou dois minutos. Outra opção é manter a sua vista sobre um ponto fixo para ajudar a informar os seus sentidos e seu sistema neurológico de que realmente não está em movimento e que deve recuperar o equilíbrio.

Voltar a se hidratar tomando uma boa quantidade de água ou de suco de frutas também é uma possível solução para parar a tontura, principalmente se o sintoma for produzido por desidratação (vômitos, diarreia, febre…). Além disso, comer carboidratos ajudará você a resolver a tontura por queda de açúcar.

Respirar profundamente e tentar se acalmar também é um bom método para parar uma tontura, principalmente se for causada por falta de ar ou por uma mudança brusca do seu ritmo cardíaco, por ansiedade ou taquicardias.

E por último, mas não menos importante, não hesite em ir ao médico para que este lhe dê as indicações a seguir.

Por que sinto tontura quando levanto - Soluções para a tontura

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fonte – https://saude.umcomo.com.br/artigo/por-que-sinto-tontura-quando-levanto-25136.html

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.