Bom Jardim Notícias.com

aranha pavão macho

aranha pavão macho

A aranha pavão macho (na verdade,  várias espécies ) é um bicho flamboyant que seduz os parceiros com uma exibição extravagante e de cor do arco-íris para trás. Não é particularmente surpreendente, então, que a percepção de cores seja uma enorme vantagem evolutiva. Em 2017, os biólogos confirmaram que, ao contrário da grande maioria dos aracnídeos, as aranhas-pavão realmente  vêem a cor . 

Agora os cientistas querem saber: essa capacidade de perceber a cor se estende a seus primos mais fracos, a aranha-lobo? A resposta: sim, mas apenas se for verde. 

Ao contrário dos humanos com visão tricromática, as aranhas lobas têm visão dicromática. Isso significa que enquanto podemos detectar a luz vermelha, verde e azul, essas criaturas de oito patas só conseguem distinguir a luz verde e ultravioleta. 

George Uetz, professor de biologia na Universidade de Cincinnati, apresentou a pesquisa com seus alunos na reunião da American Arachnological Society em junho. Seu laboratório contém 1.200 aranhas-lobo, tornando-se o pior pesadelo de cada aracnofóbico, mas o cenário ideal para estudar o comportamento das aranhas. 

Para testar a percepção da cor das aranhas lobo, a equipe observou aranhas macho e fêmea reagirem a um vídeo de uma aranha de cortejo – uma demonstração que geralmente envolve muita batida, saltos e twerk . A digitalização da dança fez com que os pesquisadores pudessem ajustar a cor e a intensidade do fundo e da aranha da corte. 

As aranhas fêmeas eram mais próximas quando havia um alto contraste entre a aranha cortejando e o fundo. Houve uma resposta melhor quando o vídeo foi fixado em monocromático ou colorido, em comparação com a versão em escala de cinza. Curiosamente, a cor também foi importante para as aranhas macho, disseram os pesquisadores, que neste cenário são “bisbilhoteiros” – isto é, dançarinos amadores que tentam aprender e imitar os rituais de acasalamento das outras aranhas macho.

“O que descobrimos é que, para as aranhas fêmeas, a intensidade é mais importante que a cor”, disse Uetz em um comunicado . “Mas, para os espiões masculinos, a cor também é importante. Essa é a descoberta estranha. Não esperávamos nada disso.”

A capacidade de distinguir verde em oposição a qualquer outra cor serve a um propósito evolutivo. As exibições de acasalamento que acontecem na primavera e no verão provavelmente ocorrerão com um pano de fundo verde e, como os pesquisadores descobriram, a visão da aranha parece mudar de acordo com a estação.

“Isso faz muito sentido, porque quando você sai no início da temporada, quando as aranhas saem pela primeira vez, não há folhas nas árvores, então há um amplo espectro de luz”, explicou Uetz. “Mas à medida que as estações mudam, as folhas saem e tudo fica verde. As aranhas têm que ser capazes de ver o contraste contra um monte de fundos coloridos.”

Agora, aqui está um vídeo de uma aranha lobo fazendo o seu melhor para atrair um parceiro.

Fonte –  http://www.iflscience.com/plants-and-animals/wolf-spiders-arent-completely-colorblind-but-they-can-only-make-out-this-one-color/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.