Bom Jardim Notícias.com

Por que a lágrima é salgada?

Por que a lágrima é salgada?

A função da lágrima é muito importante, já que ela forma uma película protetora da superfície do globo ocular. Além de combater micro-organismos e cicatrizar lesões nos olhos já que os sais, proteínas e lipídios dissolvidos em água, que realizam funções como:

  • lubrificação dos olhos
  • a limpeza
  • nutrição
  • proteção da superfície ocular

O professor Marcelo Machado também afirma que “a cicatrização de lesões e o combate a microorganismos, como bactérias, também são função da lágrima. Assim, quando choramos – o choro é uma resposta do sistema límbico a algum tipo de sentimento ou dor – a glândula lacrimal se contrai e libera o líquido que enche nossos olhos. Às vezes, chorar pode lavar a alma, mas, sempre, limpa nossos olhos.”

De acordo com um químico chamado Joab, quando a água se desloca através de uma membrana semipermeável de um local com menor concentração de sal para outro com maior concentração, é chamado de osmose –, se a lágrima tivesse mais (ou menos) sal do que o normal, as células do olho perderiam (ou ganhariam) grandes quantidades de água, o que impediria o seu funcionamento normal.

As concentrações de sal dentro de células do olho e na lágrima são as mesmas, é isso é muito importante para a saúde ocular.

Fonte – https://centrooftalmologicomg.com.br/por-que-lagrima-e-salgada/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.