Bom Jardim Notícias.com

É POSSÍVEL ADIANTAR A VINDA DA MENSTRUAÇÃO?

É POSSÍVEL ADIANTAR A VINDA DA MENSTRUAÇÃO?
O ciclo menstrual é um processo que ocorre de forma natural, e costuma ter uma duração média de 28 dias. Existem alguns motivos pelos quais se pode desejar alterar o seu funcionamento, atrasando ou fazendo com que a menstruação chegue antecipadamente. Podemos encontrar em alguns sites receitas caseiras de chás que prometem atuar nessa função, mas será que eles realmente funcionam? Ou será que existem outros meios de conseguir adiantar a chegada da menstruação? A ginecologista Andréia Gozzi respondeu essas questões.

Conhecendo o seu ciclo é possível saber o dia que sua menstruação irá descer

Para saber em que dia a sua menstruação vai descer, é necessário conhecer bem o seu ciclo menstrual. A forma de fazer esse cálculo vai depender se a menina faz uso de anticoncepcional ou não. “Quando se faz uso de anticoncepcional, é normal a menstruação vir 3 a 5 dias após a pausa da pílula”, afirma ela. Já para as mulheres que não fazem uso de hormônios, isso vai depender do funcionamento do ciclo de cada uma. “Ele costuma ter de 21 a 35 dias, com média de 28 dias”, afirma a profissional. Ao calcular quanto tempo dura o seu ciclo, você poderá saber sempre quando a menstruação está para chegar e se prevenir para não ser pega de surpresa.

É possível adiantar a vinda da menstruação?

Quando se tem alguma festa, uma viagem, ou qualquer outro motivo pelo qual a mulher não gostaria de estar menstruada, a melhor opção segundo a profissional é optar pelo uso da pílula de forma emendada, para não menstruar. Nesse caso, é ideal conversar com seu ginecologista para combinar certinho como isso será feito. “Nunca se deve parar a cartela no meio apenas com este propósito de adiantar a menstruação, pois isso pode influenciar na sua eficácia e causar irregularidade menstrual”, alerta ela.

Para aquelas que não fazem o uso de hormônios, infelizmente não é possível adiantar o ciclo menstrual de forma programada. Para que a menstruação ocorra, nesses casos, primeiro é preciso ocorrer a ovulação. “O período menstrual está muito correlacionado com essa fase e ocorre, normalmente, 14 dias após o pico da ovulação”, explica Andréia.

Alguns fatores podem influenciar e fazer com que a menstruação desça antes

Existem alguns fatores que podem influenciar e fazer com que a menstruação fique desregulada e acabe chegando antes, ou em outros casos atrase. Estresse, atividade física em excesso, síndrome dos ovários policísticos, algumas patologias uterinas como pólipo e miomas são alguns deles. “Eles podem tornar o ciclo irregular e a menstruação vir antes do período esperado”, esclarece a profissional.

Chás e receitas caseiras podem ser uma solução?

Existem pela Internet muitas receitas caseiras de diversos tipos de chás entre outros produtos que prometem adiantar a vinda da menstruação. Segundo a ginecologista, não existem evidências científicas de produtos naturais que possam interferir no ciclo menstrual de maneira segura. Portanto, não arrisque sua saúde e converse com seu médico caso esteja com alguma dúvida!
Este artigo tem a contribuição do especialista:

Dra. Andréia Gozzi, ginecologista do Instituto Lerner
CRM: 153790 

Fonte – https://www.sodelas.com.br/noticia/e-possivel-adiantar-a-vinda-da-menstruacao

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.