Bom Jardim Notícias.com

Como engravidar rápido: 5 passos facílimos

Você não vê a hora de ser mãe? Existem algumas dicas que podem te ajudar!

Se você já tentou mais de uma vez engravidar e não conseguiu,

a primeira coisa que você deve fazer é uma avaliação com seu médico para ver se está tudo bem fisicamente com você. Um fisioterapeuta uroginecologico também pode lhe orientar os caminhos de onde ir para realizar os exames.

Se estiver tudo ok fisicamente,

busque mudanças de hábitos e de alguns comportamentos no dia a dia, que as chances aumentarão.

Se mudando hábitos, ainda assim você estiver com dificuldade,

busque um profissional da psicologia, porque as emoções ajudam e também impedem a gente de engravidar, dependendo de como estamos.

Mas pra te ajudar nesse processo, para aumentar em muito as chances de você engravidar, indico a você aqui 5 passos facílimos que você pode a partir de hoje começar a botar em prática.

1) Investigue Intolerâncias alimentares

Você sabia que a alimentação também está relacionada com a fertilidade?

Uma dieta com baixa ingestão de carboidratos aumenta significativamente as chances de engravidar, tanto para tentativas convencionais no ato sexual em si, quanto para quem vai fazer fertilização.

Se você for celíaca então, aí é ainda mais indicado, visto que em celíacas a vida reprodutiva é mais curta.

Baixa ingestão de carboidratos

Apenas uma refeição com carboidratos seria o limite por dia.

O ideal seria você procurar uma nutricionista especialista em dietas com pouco consumo de carboidratos para aprender a substituir o pão, massas, bolachas, bolos, por outros alimentos.

2) Pratique exercícios regulares

Você sabe, e eu também, que a pratica de exercícios físicos é benéfica para a saúde, e não seria diferente com a sua saúde reprodutiva.

Se quiser aumentar as chances de engravidar e engravidar mais rápido, busque fazer atividades físicas, caminhadas já ajudam.

Um ato simples como colocar na rotina caminhadas diárias aumenta em muito as chances de engravidar segundo um estudo realizado pelo Boston University School of Public Health (EUA).

Curiosidade sobre gravidez:

Você sabia que durante a gravidez existem muitas alterações hormonais? Essas alterações podem gerar alterações no humor e isso é comum principalmente nos primeiros três meses?

Quando a mamãe começa a sentir seu bebe mexer as coisas começam a ficar mais calmas pela segurança de saber que está tudo bem!

3) Pratique Meditação

Dentro dos hábitos de vida que melhoram as chances de engravidar a meditação esta entre elas!

Em um estudo na Universidade de Harvard (EUA) mostrou que com apenas 10 semanas de yoga e meditação, as mulheres melhoravam em torno de 50% as chances de engravidar.

O efeito principal é no controle do estresse que tem efeitos sobre o equilíbrio hormonal, entre eles os hormônios que gerem nossa fertilidade.

Pratique meditação

3 dicas simples já fazem a diferença:

  • Respire calmamente. Concentre-se na sua respiração. Realize ciclos de respirações lentas e profundas.
  • Procure ter bons pensamentos e se sentir grata.
  • A meditação combate a ansiedade, então pratique todo dia, comece com poucos minutos e vá aumentando progressivamente. Relaxe… procure um playlist que você goste e que te de a sensação de paz.

Curiosidade sobre gravidez:

Você sabia que é comum algumas mulheres ficarem mais excitadas durante a gestação? Esse aumento da libido se dá principalmente pelo aumento de um hormônio chamado estrogênio!

4) Busque apoio psicológico

  • Ansiedade pela gravidez que não chega,
  • Medo de não conseguir engravidar,
  • Stress por motivos diversos,
  • Cobranças sobre a expectativa da família ou dos amigos,
  • Excesso de trabalho,
  • Crises na relação de casal ou no papel de ser mãe,

são frequentemente fatores psicológicos que interferem na fecundação. Se você apresentar algum destes fatores limitantes, busque apoio para te ajudar.

Bosque apoio psicológico

Outros casos, muitas mulheres vítimas de abuso sexual por exemplo, apesar do desejo de serem mães, podem vivenciar dificuldades nesta questão reprodutiva.

A terapia é uma das melhores alternativas para a ansiedade. Quanto maior o desejo de ser mãe, maior a pressão e mais tensa a mulher pode ficar, podendo atrasar o objetivo que se esta buscando.

Se este for o seu caso não tenha medo de procurar ajuda.

Curiosidade sobre gravidez:

Muitas vezes o parceiro ou o casal tem medo de machucar o bebe durante a relação sexual. Mas isso é um mito.

Vocês podem aproveitar essas sensações sem colocar em risco o bebe. Se um dia engravidarem, a relação sexual pode fazer parte tranquilamente, nestes momentos de gestação de vocês.

5) Use aplicativos para acompanhar o período fértil

Aproveite o período fértil como sendo o melhor momento para você engravidar e ter relações sexuais.

Separamos alguns “Apps” que mostram qual é o seu período fértil, eles calculam pra você e deixam tudo mais fácil.

Aqui vai uma lista de 4 Apps para ajudar a calcular esse período, é só baixar no seu celular e começar a cuidar também disto.

1. Clue Calendário Menstrual

Este App é mais relacionado a dados científicos. Ele descreve com riqueza o ciclo menstrual, com referências médicas e explicações mais aprofundadas.

2. Minha Ovulação

Este App avisa sobre sua ovulação e período fértil além de melhorar sua percepção sobre seu ciclo menstrual.

3. Calendário Menstrual

Auxilia a saber mais sobre seu ciclo menstrual. Alerta sobre os períodos férteis e principalmente quando são os melhores dias para aumentar as chances de engravidar.

4. Engravidar

Esse App ajuda você a estar de olho no ciclo. Traz várias dicas para as futuras mamães além de monitorar o período fértil.

Aplicativos para ajudar

A certeza de engravidar, nenhum médico do mundo poderá lhe dar. Nem eu, nem você, nenhuma mulher do mundo terá certeza.

O que podemos fazer é aumentar as chances e cuidando destas 5 dicas fundamentais, você estará aumentando as chances significativamente.

Esperamos que tenham gostado das dicas!

Trabalhar com sexualidade é uma das minhas paixões, fique sempre à vontade para me perguntar tudo o que você desejar.

Estou aqui para lhe ajudar, sempre que você precisar.

Cristiane Carboni

Fisioterapeuta pélvica. CREFITO 147366. Mestre em Reabilitação do Assolho Pélvico pela Universidade de Barcelona/Espanha, Mestre em Ciências da reabilitação pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Doutoranda em Ginecologia e obstetrícia pela Universidade do Rio Grande do Sul, Membro do Comitê de Fisioterapia da Sociedade Internacional de Continência (ICS), Diretora da escola de fisioterapia da ICS, Secretária da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana(SBRASH) para a gestão 2018/2019, coordenadora da pós graduação de fisioterapia pélvica da faculdade Inspirar de Porto Alegre, especialista em saúde da mulher pelo CREFITO e Especialista em sexualidade humana na área da educação pela SBRASH.

Como engravidar rápido: 5 passos facílimos

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.