Os chás laxantes são ótimas alternativas para combater a prisão de ventre. Além de serem naturais, o que diminui o consumo de remédios, a eficácia dessas bebidas é comprovada cientificamente. Aqui você vai conhecer os melhores chás para resolver o problema da constipação.

A prisão de ventre (ou constipação) é uma situação física ou psicológica do corpo. Nela, há a dificuldade ou impossibilidade de realizar a defecação. E como você pode imaginar, ficar sem fazer o número 2 por muito tempo pode ser doloroso, incômodo e até mesmo contribuir para o surgimento de doenças.

São diversos os motivos que podem causar a prisão de ventre. Desde a alimentação pouco saudável, com muitos exageros, até mesmo ser um sintoma de transtornos como estresse e depressão.

Dessa forma, os chás atuam no organismo como potencializadores das funções do organismo. Nesse caso, algumas plantas produzem infusões que fazem bem para o sistema digestivo, inclusive para o intestino. Facilitando os processos e agindo contra a constipação.

Mas agora chega de conversa! Vamos começar te ensinando a melhor receita de chá laxante e depois vamos te mostrar outras opções. Com certeza você vai encontrar aqui a chave para acabar com este problema.

Receita do chá laxante imediato

O chá laxante imediato é feito com duas plantas de alto efeito laxante: a cáscara-sagrada e a frângula. Esquente 500 ml de água e adicione 1 colher (de sopa) de cáscara-sagrada e 1 colher (de chá) de frângula. Tampe por 10 minutos, depois coe e beba.

Mulher com dor na barriga

Além de desconforto, a prisão de ventre pode causar doenças (Foto: depositphotos)

Contudo, tanto a cáscara-sagrada quanto a frângula são plantas incomuns no território brasileiro. Elas são encontradas somente em algumas lojas de artigos naturais. Falaremos mais sobre os benefícios individuais destas ervas no próximo tópico.

Como sabemos que essas plantas não são tão fáceis de encontrar, vamos te mostrar outras opções de chás laxantes Os próximos são feitos com ingredientes mais comuns aos brasileiros, como a erva-cidreira e ameixa preta. Confira:

4 opções de chás laxantes

Entre as plantas capazes de produzir chás laxantes, algumas são fáceis de encontrar no Brasil. Por outro lado, outros chás são difíceis de preparar porque seus ingredientes são de outros países. Veja a lista:

  • Chá de erva-cidreira
  • Chá de ameixa preta
  • Chá de cáscara-sagrada
  • Chá de frângula

Veja a seguir mais informações sobre esses chás e como eles agem no corpo humano:

Como cada chá laxante funciona e como preparar

As plantas com maior efeito laxante são a cáscara-sagrada e a frângula, mas elas não são as únicas. No Brasil, existem opções de plantas e frutas com alto poder laxante e que são bem mais fáceis de encontrar no mercado e feiras livres. Veja a lista a seguir:

Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é um chá comum no Brasil. Trata-se de uma planta fácil de encontrar, barata e que traz inúmeros benefícios para o corpo. Um deles é combater os gases e a prisão de ventre.

Folhas de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é um chá comum no Brasil (Foto: depositphotos)

Receita: Em uma panela, adicione 1 xícara de água. Quando estiver perto de ferver, desligue o fogo e adicione 1 colher (de sopa) de erva-cidreira. Tampe por 10 minutos, depois coe e beba morno.

A erva-cidreira é uma planta com efeito antiespasmódico no intestino. Ou seja, ajuda na movimentação do trânsito intestinal. Dessa forma, o intestino “apressa” seu funcionamento, combatendo a prisão de ventre.

Chá de ameixa preta

Todo mundo já ouviu falar que a ameixa preta tem a capacidade de “soltar” o intestino, mas muita gente não sabe o porquê.

Ameixa seca

A ameixa preta tem a capacidade de “soltar” o intestino (Foto: depositphotos)

Ricas em fibras, as ameixas melhoram o funcionamento do intestino. E o melhor de tudo, não possui contraindicações.

Receita: Deixe 3 ameixas pretas secas de molho em 1 xícara de água durante uma noite. Pela manhã, leve a uma panela e deixe esquentar. Quando atingir fervura, desligue o fogo e espere ficar morno. Beba sem açúcar. Pode comer as ameixas junto ao chá, se preferir.

Chás de cáscara-sagrada

Apesar de não ser fácil de encontrar no Brasil, não podemos deixar de falar desse chá. A cáscara-sagrada é uma planta originária da América do Norte. Ou seja, é bem complicado de achá-la em território brasileiro. Ela vem de forma importada.

Frutos e folhas de cáscara

Esse chá é tido como a melhor opção natural para combater a constipação (Foto: Reprodução | Nwplants)

Receita: Aqueça 1 xícara de água e adicione 1 colher (de chá) de cáscara-sagrada. Deixe ferver por 10 minutos. Depois coe e beba morno ou quente.

Esse chá tem um alto potencial laxante. Seu efeito surge após poucos minutos. É uma planta que irrita o intestino, acelerando a passagem das fezes pelo intestino até chegarem no tubo retal.

É tida pela medicina como a melhor opção natural para combater a constipação. Inclusive, as propriedades da cáscara-sagrada são usadas na produção de remédios usados contra esse problema.

Chá de frângula

A frângula é uma planta comum da Europa, mais especificamente de Portugal. Também é uma planta que basicamente só é encontrada em lojas de artigos naturais e de forma importada.

Folhas e frutos de frangula

Esse chá é feito com as folhas da frângula (Foto: depositphotos)

Receita: Leve ao fogo a panela com 1 xícara de água. Adicione 1 colher (de chá) de folhas de frângula quando a água estiver perto de ferver. Desligue o fogo e tampe por 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

Essa planta tem altas propriedades laxativas e diuréticas. Ou seja, aumenta a defecação e a urinação. É considerado um chá forte, e só pode ser tomado 2 vezes ao dia.

Eles ajudam a emagrecer?

De certa forma sim, mas só se usados da forma correta. A maioria dos chás laxantes ajuda a diminuir o inchaço do corpo, combatendo a prisão de ventre e os gases. Mas quando tomados em excesso, podem fazer muito mal ao sistema digestivo.

O chá de erva-cidreira, por exemplo, ajuda a reduzir medidas. Isto porque tomar 1 xícara deste chá antes das refeições vai ajudar a diminuir a produção de gases e facilitar o digestão. Dessa maneira, as calorias são melhor aproveitadas e mais rapidamente eliminadas.

Já os chás de cáscara-sagrada e frângula podem acabar fazendo muito mal para quem tenta emagrecer usando eles. Isto acontece porque eles são bastante laxantes e o uso contínuo pode acabar desregulando o intestino.

Mas se você procura uma resposta definitiva, é bom se contentar com a verdade: os chás laxantes não são a melhor opção para perder peso. Isso porque eles não são úteis como uma dieta saudável e pouco calórica e a prática de exercícios, por exemplo.

Se você parar para pensar, os chás laxantes atuam no intestino e a ingestão de calorias acontece da boca ao estômago. Então acelerar e aumentar as vezes em que vamos ao banheiro defecar não é o segredo da questão. Pode sim te ajudar a diminuir uma medida aqui e ali, mas para perder peso não tem outra saída. É preciso comer menos calorias e gastar mais!

Gravidez: combater a prisão de ventre com chás

A prisão de ventre é um problema comum nas mulheres grávidas. Isso porque o bebê ocupa muito espaço na barriga, o que acaba comprimindo órgãos como o intestino. Contudo, os chás podem ser a solução para esse problema. E o melhor: sem afetar o bebê.

Nesse caso, o chá de ameixa é muito bom para combater a constipação na gravidez. A receita nós já mostramos acima. Além de tratar a prisão de ventre, o consumo desse chá ajuda a diminuir cólicas e mal-estar durante esse período.

Outra dica legal é ingerir bastante água e frutas ricas em água, como melancia, laranja, morango e melão. Isso ajuda a manter o sistema digestivo hidratada e funcionando bem.

Também pratique algum exercício durante a gravidez, como a hidroginástica ou caminhada. Isso ajuda o corpo a funcionar melhor durante a gestação, melhora a circulação sanguínea e combate a prisão de ventre e a insônia.

Chás laxantes para bebês

A constipação também pode ser um problema para os bebês. Isso mesmo! Até recém-nascidos podem ter problemas para fazer cocô e isso, muitas vezes, deixa os pais em desespero. Mas os chás também são ótimas opções para combater essa situação de forma natural e saudável.

As melhores opções de chás laxantes para bebês são o chá de erva-doce e o chá de ameixa (mas preparado de forma diferente como mostramos lá em cima). Veja as receitas:

Chá laxante de erva-doce para bebês

Aqueça 100 ml de água e adicione 1 colher (de sopa) de erva-doce. Tampe por 5 minutos, coe e espere esfriar. Ofereça ao bebê sem adicionar açúcar.

A erva-doce funciona como um laxante leve e suave, ideal para organismos mais delicados como os dos bebês. Contudo, não ultrapasse a quantidade de 200 ml desse chá por dia para a criança.

Chá laxante de ameixa para bebês

Aqueça 100 ml de água, desligue o fogo e adicione  2 ou 3 ameixas pretas secas. Deixe por 10 minutos. Depois retire as ameixas, espere esfriar e ofereça ao bebê. Lembre de não colocar açúcar.

As ameixas agem de forma laxante e purgativa também nos bebês. No caso das ameixas secas, elas concentram bastante doçura, o que deixa o chá mais docinho para a criança.

De todo modo, é sempre bom procurar um médico especialista para analisar a prisão de ventre em bebês. Geralmente é algum problema simples e comum, mas é sempre bom tirar a dúvida o mais cedo possível.

Possíveis causas da prisão de ventre

Existem algumas causas comuns da prisão de ventre ou constipação. Geralmente são definidos como fatores que fazem os resíduos de fezes se moverem muito devagar através do intestino. Isso deixa as fezes duras, ressecadas e difíceis de serem eliminadas.

Causas mais comuns

Esses problemas podem surgir como sintomas de doenças ou até mesmo estados do corpo e mente. Até casos de irritabilidade ou estresse podem causar a dificuldade para ir ao banheiro. Veja as principais causas:

  • Problemas musculares: Os músculos da região da pélvis e bacias podem estar muito tensos. Isto dificulta o relaxamento e contração ao defecar. Pode causar constipação crônica.
  • Bloqueios no cólon ou no reto: Problemas como fissura anal, obstrução intestinal, estreitamento do cólon e até mesmo alguns tipos de câncer podem dificultar a passagem das fezes.
  • Problemas neurológicos: Estresse e ansiedade podem causar prisão de ventre comum e passageira. Já doenças como esclerose múltipla, Parkinson, AVC, que afetam os nervos, podem causar constipação crônica.
  • Hormônios: Mudanças e condições hormonais podem causar prisão de ventre. Diabetes, gravidez, puberdade, hiper e hipotireoidismo são alguns exemplos.
  • Ingerir pouca água e poucas fibras: Desacelera o funcionamento do intestino.
  • Mudança de hábitos alimentares: É comum a prisão de ventre quando a gente muda a alimentação bruscamente. O problema geralmente passa quando o corpo se acostuma.
  • Viagens: Durante viagens, nossa condição mental e física podem mudar, o que pode provocar prisão de ventre.
  • Uso excessivo de laxantes: Isto diminui a força dos músculos intestinais com o passar do tempo.
  • Resistir a vontade de defecar: Manter, por vontade própria, as fezes dentro do intestino pode fazer com que elas ressequem. Além disso, causa hemorróidas.

Da mesma forma, alguns medicamentos também podem causar a prisão de ventre, por isso, leia a bula dos remédios que você toma para descobrir.

Além disso, sobre esse tema, vale lembrar que as mulheres têm mais prisão de ventre do que os homens. E o sedentarismo também é um fator de risco para a constipação.

Contraindicações dos chás laxantes

Por último, mas não menos importante: os chás laxantes não possuem muitas contraindicações. Agora que já mostramos os melhores chás laxantes, seus benefícios, receita e como tomar, é uma boa notícia dizer que eles só fazem mal se tomados em excesso.

O uso prolongado de chás laxantes pode causar desidratação e falta de absorção de nutrientes. Este é o único efeito colateral comprovado do uso deste bebida.

Sendo assim, os chás podem ser tidos como uma das melhores opções naturais e caseiras de combater a prisão de ventre e constipação.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/chas-laxantes-prisao-de-ventre/