Bom Jardim Notícias.com

Equilíbrio e flexibilidade: por que essas duas habilidades são tão importantes? Atividades com halteres e que trabalham com o peso do próprio corpo estão entre as mais indicadas para melhorar o equilíbrio

Equilíbrio e flexibilidade: por que essas duas habilidades são tão importantes?  Atividades com halteres e que trabalham com o peso do próprio corpo estão entre as mais indicadas para melhorar o equilíbrio

Reservar um tempo para fazer atividades físicas vai muito além de seguir uma vida fit: a prática é indispensável para manter a saúde em dia e ajudar quem deseja mais energia e outras habilidades corporais – como equilíbrio e flexibilidade. A primeira ajuda a manter o corpo ereto e fazendo movimentos de maneira estável, enquanto a segunda garante mais disposição no dia a dia e uma coordenação ainda melhor.

Só por essas informações, já dá para entender o porquê de equilíbrio e flexibilidade serem tão valorizados na prática dos exercícios físicos. Ficou interessado? Então entenda melhor sua importância e descubra como desenvolver essas habilidades:

Equilíbrio é importante para uma maior destreza corporal

O simples ato de se manter de pé, sem cambalear, já ilustra bem a importância do equilíbrio. E embora essa posição esteja relacionada a um comando que o sistema nervoso central dá aos nossos músculos e articulações para que se movimentem do jeito certo, a prática da atividade física funciona como uma aliada por ajudar a aperfeiçoar essa habilidade.

No entanto, a importância do equilíbrio vai muito além de apenas deixar o corpo em pé. Por exemplo: um corpo que tem bom equilíbrio diminui as chances de fraturas ósseas ou hematomas por cair menos vezes – o que é ótimo para se preparar para a fase idosa, já que vamos perdendo nossa destreza corporal com o avançar dos anos. Além disso, quando é devidamente treinado, ele também fortalece os músculos – e, assim, os movimentos corporais ficam ainda mais precisos, tanto para praticar atividades físicas quanto para executar tarefas simples do dia a dia.

Em que exercícios apostar para melhorar o equilíbrio?

Dentre os exercícios que têm esse foco estão os treinos com haltere, atividades com saltos e, ainda, as que trabalham com o peso do próprio corpo. É o caso, por exemplo, da calistenia, uma ginástica rítmica feita sem aparelhos, e de alguns exercícios dos treinamentos funcionais.

Flexibilidade melhora coordenação e ajuda a relaxar o corpo

Assim como ocorre com o equilíbrio, a flexibilidade também deve ser aperfeiçoada com o auxílio de atividades físicas específicas. Mas se engana quem pensa que apenas quem está ligado ao mundo dos esportes ou das academias precisa desenvolver essa habilidade: ela faz muita diferença para o corpo no dia a dia, até mesmo em simples situações cotidianas.

Dentre as principais vantagens está uma melhora na coordenação para exercer tarefas diárias e uma maior disposição – já que o corpo acaba mais relaxado pelo fato de essa habilidade ser aperfeiçoada com a ajuda da técnica de alongamento dos membros.

Em que exercícios apostar para melhorar a flexibilidade?

Como já mencionado, o alongamento é a atividade mais importante para melhorar a flexibilidade do corpo. Por isso, para aperfeiçoá-la a dica é aplicar essa técnica em diferentes partes – como ombros, pés, quadríceps e até os glúteos. Além disso, também fica a dica das flexões, que podem ser feitas de diferentes maneiras – como na ponta do dedo ou com a mão fechada.

Fonte – http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/equilibrio-e-flexibilidade-por-que-essas-duas-habilidades-sao-tao-importantes_a9296/1

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.