Bom Jardim Notícias.com

5 atividades físicas benéficas ao seu coração

5 atividades físicas benéficas ao seu coração

Não é necessário ser um atleta de ponta para incrementar a saúde do seu coração. Exercícios moderados podem reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas e melhorar a resistência, força e flexibilidade. Qualquer tipo ou duração de atividade física é benéfica para a saúde, mas prestar atenção a alguns detalhes pode significar benefícios específicos para o coração.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um indivíduo adulto faça pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana ou 75 de uma prática intensa.

Antes de iniciar uma rotina de exercícios, passe por uma consulta com o seu médico para se certificar de que as atividades sejam compatíveis com sua idade, saúde e condição física.

As melhores atividades físicas benéficas ao seu coração são aquelas que melhoram a condição respiratória e cardíaca. Ainda que qualquer atividade aeróbica seja boa para o seu coração, estas cinco estão no topo da lista:

1. Caminhada rápida

Seja sobre uma esteira ou num parque ou avenida, a caminhada rápida é uma forma natural de melhorar sua condição atlética. Comprometa-se a caminhar num ritmo forte o suficiente para alcançar um nível moderado de intensidade.

2. Corrida

Se você é um iniciante na corrida, comece com uma caminhada rápida e intercale um a dois minutos de corrida a cada cinco de caminhada. Conforme sua condição física for melhorando, você pode aumentar a quantidade de minutos de corrida até não precisar mais intercalar momentos de caminhada.

3. Natação

A piscina pode ser o lugar ideal para ficar boiando, relaxando. Mas a água também pode representar um desafio que o empurre para a melhora de sua condição atlética. Fazer idas e voltas na piscina ou mesmo participar de sessões de hidroginástica não vão apenas melhorar sua condição cardiáca; a resistência da água vai forçá-lo a melhorar sua resistência, tônus e força muscular. A natação é uma alternativa sadia e ainda mais atraente caso você tenha problemas nas articulações que poderiam ser agravados com caminhadas rápidas ou corridas.

4. Ciclismo

Pedalar é uma atividade de baixo impacto que pode ser exercitada numa academia, numa aula de spin, numa trilha ou no caminho para o trabalho. Você estará reforçando seu corpo, tonificando a musculatura dos membros inferiores e dos músculos do core.

5. Treino em circuito

Se as atividades acima lhe parecem chatas, faça uma mistura. Por exemplo: para cada três minutos de cardio, faça um minuto de treino de força ou um de cardio de alta intensidade. Outra opção é escolher de cinco a dez exercícios de força e fazer uma sessão de cada um, utilizando pesos menores e maior número de repetições enquanto se move de um aparelho para o outro, para manter seus batimentos cardíacos acelerados. Esse tipo de treinamento vai motivá-lo, melhorar sua força muscular, resistência e sua saúde cardíaca.

O cardiologista Nabil Ghorayeb, referência em medicina esportiva, explica que qualquer atividade aeróbica é benéfica, mas elas devem obrigatoriamente ser acompanhadas por fortalecimento muscular e treinamento de propriocepção, para melhorar o equilíbrio.

“É errado apenas correr e não fazer fortalecimento muscular. A gente não percebe, mas a corrida é uma série de pulos. É necessário ter uma boa estrutura muscular para que esses pulos tenham qualidade e para que o corpo absorva esse impacto”.

O treinamento da propriocepção é importante também para as últimas etapas da vida. “A grande causa de mortalidade e de morbidade em idosos são as quedas. É necessário saber cair e saber se movimentar em equilíbrio. Qualquer profissional de Educação Física pode passar exercícios para que a pessoa se equilibre em uma perna só. Esses exercícios fazem parte do treino para corrida”.

Por fim, Ghorayeb salienta que nem todos podem se considerar aptos a correr meia-maratona. “As corridas de 5k e as de 10k são as ideais. Na verdade, até as de 10k são excessivas se você não estiver com um treino bem feito de fortalecimento muscular. Quem mais se lesiona é quem não está em dia com o treinamento com pesos na academia. Vejo muita gente correndo meia-maratona, e isso não é para todos. Lembre-se: fazer apenas corrida é errado”.

Fonte – https://www.educacaofisica.com.br/ciencia-e-exercicio/5-atividades-fisicas-beneficas-ao-seu-coracao/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.