Bom Jardim Notícias.com

Laxantes naturais para combater o intestino preso

Laxantes naturais para combater o intestino preso

Os laxantes naturais são alimentos que melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre. Além de favorecer a saúde do intestino, estes alimentos possuem a vantagem de não prejudicar a flora intestinal e não deixar o organismo viciado, como acontece que os remédios para prisão de ventre vendidos na farmácia.

Alguns dos laxantes naturais mais utilizados, e que podem ser facilmente incluídos na alimentação para combater a prisão incluem:

  • Frutas: ameixa, mamão, kiwi, laranja, manga, figo, abacate, morango, tangerina, noz, castanhas;
  • Plantas: chá de bardana, raiz de alcaçus, suco de babosa, chá de cáscara sagrada.

Além de apostar nestes alimentos também se deve fazer uma dieta com mais fibras, que podem ser ingeridas em alimentos como farelo de trigo, aveia, linhaça ou chia, por exemplo. Confira uma lista de outros alimentos ricos em fibras. Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia também é essencial para formar fezes moldadas e facilitar o trânsito intestinal.

Laxantes naturais para combater o intestino preso

A seguir, estão 3 receitas fáceis que ajudam a combater a prisão prisão de ventre.

1. Suco de beterraba com laranja

Deve-se tomar o suco de beterraba com laranja antes das refeições principais, pois ele é rico em fibras que vão auxiliar a movimentação do intestino e a eliminação das fezes.

Ingredientes:

  • 1/2 beterraba
  • ​1 copo de suco natural de laranja

Modo de preparo: Fatiar a beterraba crua ou cozida e bater no liquidificador juntamente com o suco de laranja. Beber 250 ml do suco 20 minutos antes do almoço e do jantar durante 3 dias seguidos.

2. Suco de mamão e laranja

O suco de mamão e laranja pode ser tomado em qualquer momento do dia, tendo mais efeito quando é consumido no café da manhã.

Ingredientes:

  • 1 copo de suco de laranja
  • 1 fatia de mamão
  • 3 ameixas secas

Modo de preparo: Retirar os caroços do mamão e das ameixas e bater todos os ingredientes no liquidificador.

Laxantes naturais para combater o intestino preso

3. Suco de uva com linhaça

O suco de uva com linhaça deve ser tomado diariamente ainda em jejum, mas deve-se diminuir a frequência do consumo quando o intestino começar a funcionar, passando a tomar o suco em dias intercalados ou 2 vezes por semana.

Ingredientes:

  • 1 copo de suco natural, feito sem retirar as sementes das uvas
  • 1 colher de sopa de linhaça

Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador e beber em seguida. Também é possível usar sementes de chia ou de girassol ao invés da linhaça.

Opções de laxantes naturais para bebês

A forma mais natural de tratar a prisão de ventre no bebê, em qualquer idade, é oferecer água várias vezes ao longo do dia, para manter o organismo bem hidratados e amolecer as fezes. No entanto, após os 6 meses, os alimentos laxantes também podem ser incluídos na dieta do bebê. Alguns dos exemplos mais comuns incluem pêra, ameixa, pêssego ou alperce, por exemplo.

Já os chás laxantes, com cáscara sagrada ou sene deve ser evitados, pois provocam irritação do intestino podendo provocar excesso de cólicas e mau estar para o bebê. Assim, os chás só devem ser usados com indicação do pediatra.

Além dos alimentos, pode-se ainda fazer massagens na barriga do bebê, não só para eliminar as cólicas, mas também  para estimular o funcionamento do intestino e a passagem das fezes.

Fonte – https://www.tuasaude.com/laxante-natural/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.