Bom Jardim Notícias.com

Chá de capim santo emagrece?

Chá de capim santo emagrece?

Será que o chá de capim santo emagrece? Neste artigo, você vai descobrir a resposta dessa pergunta e conhecer mais detalhes sobre essa erva. Também vai aprender a receita de chá gelado de capim santo com limão e de chá de hortelã com capim santo.

O capim santo (Cymbopogon citratus) é uma erva popularmente conhecida como capim cidreira ou capim limão, e proporciona muitos benefícios para a nossa saúde. Segundo a nutricionista e fitoterapeuta Helena Márcia Machado, ela contém propriedades diuréticas, termogênicas, antibacterianas, vermífugas, analgésicas, sedativas, anticoagulantes, calmantes e expectorantes.

“Seus principais constituintes são o citral, composto antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de micro-organismos; e o mirceno, responsável pela ação analgésica. Outros cinco de seus componentes possuem o poder de inibição da coagulação sanguínea. O citral também aumenta a capacidade do corpo em aproveitar a vitamina A”, explica Helena.

Dentre os principais benefícios do chá de capim santo, podemos citar sua capacidade de aliviar dores de cabeça, prevenir distúrbios renais e digestivos, melhorar a qualidade do sono e promover o bem-estar e a tranquilidade.

Também é uma planta muito perfumada, cujo óleo essencial é muito utilizado na composição de cosméticos e aromatizantes.

Chá de capim santo com gengibre emagrece?

Se você tem dúvidas se o chá de capim santo com gengibre emagrece, saiba que essa combinação pode sim ser muito eficiente para quem quer perder peso. Essas duas plantas possuem propriedades que auxiliam no processo de emagrecimento e que se potencializam quando consumidas juntas.

Folhas de capim santo

Esse chá serve para melhorar a qualidade do sono, uma vez que tem efeito calmante (Foto: depositphotos)

Helena explica que o chá de capim santo puro já é bastante diurético e auxilia na retirada das toxinas do organismo, eliminando o inchaço do corpo e, consequentemente, favorecendo o emagrecimento. Além disso, o capim santo também ajuda no controle emocional, combatendo a ansiedade, a depressão e o nervosismo, que, muitas vezes, geram compulsão por comida.

“O chá de capim santo aliado ao chá de gengibre, que também possui propriedades diuréticas, antioxidantes e desintoxicantes, ajuda a eliminar toxinas do organismo, reduzindo a retenção de líquidos e podendo auxiliar no emagrecimento. Dessa forma, a mistura desses chás diminui a inflamação das células e favorece o bom funcionamento do metabolismo”, complementa a profissional.

E essa bebida com limão, para que serve?

O chá de capim santo com limão também proporciona muitos benefícios. “O limão potencializa a ação emagrecedora porque é diurético e desintoxicante, além de acelerar a digestão e dar saciedade. O chá de capim santo com limão ainda acelera o metabolismo e ajuda a eliminar as reservas de gordura no corpo”, revela Helena.

Além disso, o consumo regular do chá de capim santo também é eficiente como tratamento complementar de cólicas menstruais ou estomacais, diarreias, gases, ansiedade, insônia, hiperatividade, depressão, irritação, mudanças súbitas de humor, febre, tosses, dor muscular e pressão alta.  “Ainda ajuda a recuperar a pele acneica e a controlar a oleosidade”, acrescenta a nutricionista.

Agora que você já sabe para que serve o chá de capim santo com limão, fique atento com a frequência de uso. A profissional orienta consumir três xícaras por dia: no lanche da manhã, 30 minutos após o almoço e no lanche da tarde. O chá pode ser quente ou gelado. “O ideal é usar a erva fresca ou seca e desidratada”, ressalta.

Receita de chá gelado de capim santo com limão

A receita de chá gelado de capim santo com limão é super simples e também funciona como um suco.  Em um liquidificador, triture 40 folhas de capim santo com 1 litro de água gelada. Depois, é só coar e adicionar o sumo de 2 limões. O consumo deve ser imediato.

Caso queira fazer o chá tradicional de capim santo puro, a receita também é muito fácil. Para uma xícara, use de 4 a 6 folhas de capim santo. Lave bem as folhas, corte em pedaços pequenos e depois coloque-as em uma xícara bem limpa. Em seguida, ferva a água e despeje na xícara com as folhas. Depois, é só cobrir a xícara e deixar corar. Também é possível acrescentar limão nesta receita.

“Para preparar meio litro de chá, use 20 folhas, essa quantidade rende 4 xícaras. Evite preparar mais do que essa quantidade, pois as propriedades podem se perder ao consumir ao longo dos dias. O ideal é sempre preparar no dia do consumo”, orienta Helena.

Além disso, a fitoterapeuta também faz mais duas recomendações: “nunca ferva as folhas do capim santo, pois elas perdem muito o seu efeito. O método de infusão é o mais indicado sempre. E atenção, tanto na forma de chá ou suco, o uso é recomendado para pessoas acima de 12 anos, devido a sua ação ansiolítica e sedativa”.

Receita de chá de hortelã com capim santo

O chá de hortelã com capim santo é outra opção saborosa e benéfica. Para fazer, separe 2 xícaras de hortelã picada e 5 folhas de capim santo. Coloque-os em uma panela com 1 litro de água filtrada. Leve ao fogo alto e quando começar a ferver, desligue. Depois, é só coar e adoçar a gosto.

Ramo de capim santo

Por ter efeito ansiolítico, esse chá não deve ser tomado por menores de 12 anos (Foto: depositphotos)

Essa receita rende 4 porções e também é possível beber na versão gelada, sem alteração das propriedades e benefícios, basta deixar na geladeira até esfriar. O ideal é sempre preparar no mesmo dia em que for consumir.

Helena recomenda seguir a mesma frequência de uso das receitas anteriores: até três xícaras do chá por dia, sendo a primeira pela manhã, a outra 30 minutos após o almoço e a última no lanche da tarde. Esse chá também é indicado apenas para pessoas acima de 12 anos, devido a sua ação ansiolítica e sedativa.

Cuidados e contraindicações

Agora, já sabemos que o chá de capim santo emagrece, ou melhor, ajuda no processo de perda de peso e funciona como um poderoso detox. Mas, antes de incluí-lo na nossa dieta, é importante sabermos também que cuidados devemos ter com o seu consumo.

Segundo Helena, o capim santo possui uma toxicidade baixa e pode-se ser considerado uma erva segura nas dosagens terapêuticas.

Porém, o uso contínuo e doses concentradas podem causar queda de pressão e até desmaios, principalmente se a pessoa já fizer uso de medicamentos sedativos, que podem ter o efeito potencializado. “O hidrolato, produto químico encontrado nas folhas também pode ocasionar hipocinesia, ataxia e bradipnéia”, aponta a  especialista.

Em alguns casos, é possível utilizar o chá de capim santo externamente. Mas, se a pele tiver contato com o sol logo após a aplicação, isso pode gerar queimaduras. Por isso, é preciso lavar a região tratada após cada utilização. Também não é recomendado consumir a erva durante a gravidez, pois doses elevadas podem causar aborto.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-capim-santo-emagrece/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.