Bom Jardim Notícias.com

Bolsonaro vence em 6 dos 10 maiores colégios eleitorais do Estado de Lula

Bolsonaro vence em 6 dos 10 maiores colégios eleitorais do Estado de Lula

Apesar de Fernando Haddad (PT) ter vencido em Pernambuco, com 2.309.104 votos, o equivalente a 48,87% dos votos válidos, se dependesse apenas do seu desempenho nos 10 maiores colégios eleitorais de Pernambuco, o candidato à Presidência da República pelo PSL, o deputado federal Jair Bolsonaro, teria derrotado o petista no Estado natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Considerando o resultado total, Bolsonaro obteve 1.444.685 votos, ou seja, 30,57%, 18,87% a menos do que o petista.

Dos 1.144.685 milhões de votos do capitão reformado nos maiores colégios eleitorais do Estado, 884.828 mil saíram dos 10 municípios pernambucanos com o maior eleitorado. Já o ex-prefeito obteve nessas mesmas cidades 773.794 mil dos 2.309.104 milhões de votos que conseguiu em todo o Estado.

Jair Bolsonaro superou Fernando Haddad no maior colégio eleitoral do Estado (1.155.816 milhões de eleitores), o Recife. Na capital pernambucana, o candidato do PSL obteve 383.895 mil votos contra 267.389 mil votos do presidenciável do PT. Além da capital, Bolsonaro venceu em Jaboatão dos Guararapes (2º município com maior número de eleitores), Olinda (3º), Paulista (5º) e Camaragibe (8º). Já Haddad venceu em Petrolina (6º), no Cabo de Santo Agostinho (7º), em Vitória de Santo Antão (9º) e em Garanhuns (10º), terra natal do ex-presidente Lula. Pernambuco tem 6.570.072 milhões de eleitores e é o segundo maior colégio eleitoral do Nordeste, região que evitou uma vitória do deputado federal já no primeiro turno.

Para cientista política Priscila Lapa, o bom desempenho de Bolsonaro está relacionado à maneira como o presidenciável encampou a bandeira da segurança pública.

“Os grandes centros urbanos do Nordeste sentem tanto quanto os Estados do Sul e Sudeste os efeitos da violência urbana, da falta de controle sobre a segurança. Isso mexe fortemente com o eleitor das regiões metropolitanas e gera uma identificação muito clara com Bolsonaro da ótica do combate à violência”, afirmou Priscila Lapa.

Se no recorte por cidades com maior número de eleitores o deputado federal levou a melhor sobre o ex-prefeito, na análise das regiões do Estado, o cenário foi totalmente diferente. Haddad venceu em todas as cidades do Sertão, Mata Sul e Mata Norte. No Agreste, o petista só não ganhou em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte. Nesses três municípios, Bolsonaro saiu vitorioso.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o ex-prefeito venceu em Abreu e Lima, Araçoiaba, no Cabo de Santo Agostinho, na Ilha de Itamaracá, em Ipojuca, Igarassu, Itapissuma, Moreno, Goiana e São Lourenço da Mata. Já o presidenciável do PSL venceu na capital, em Jaboatão, Olinda, Paulista e Camaragibe. Dos 184 municípios do Estado, Haddad venceu em 175. Já Bolsonaro venceu em nove cidades e no distrito estadual de Fernando Noronha.

Fonte – https://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2018/10/08/bolsonaro-vence-em-6-dos-10-maiores-colegios-eleitorais-do-estado-de-lula/?utm_source=fb-ne10

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.