Bom Jardim Notícias.com

Ibope: Bolsonaro tem 57% dos votos válidos e Haddad, 43%

Ibope: Bolsonaro tem 57% dos votos válidos e Haddad, 43%

Nos votos totais, Jair Bolsonaro tem 50%, e Fernando Haddad, 37%

Pesquisa Ibope foi divulgada nesta terça-feira (23) / Foto: MIGUEL SCHINCARIOL, DANIEL RAMALHO / AFP

Pesquisa Ibope foi divulgada nesta terça-feira (23)
Foto: MIGUEL SCHINCARIOL, DANIEL RAMALHO / AFP
Estadão Conteúdo
Atualizada às 21h34

A cinco dias da eleição presidencial, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem 57% das intenções de voto, contra 43% de Fernando Haddad (PT), segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta terça-feira (23).

Em comparação com a pesquisa divulgada no dia 15 de outubro, Bolsonaro oscilou dois pontos porcentuais para baixo (tinha 59%), e Haddad oscilou dois para cima (tinha 41%). As duas variações estão dentro da margem de erro. A vantagem do candidato do PSL passou de 18 para 14 pontos porcentuais.

Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, excluem os nulos, brancos e indecisos.

Votos totais

Levando em conta o eleitorado total, a taxa de Bolsonaro passou de 52% para 50%, enquanto a preferência por Haddad se manteve estável em 37%. Há ainda 10% dispostos a anular ou votar em branco, e 3% que não souberam responder.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, na qual os eleitores indicam sua opção antes de receber um disco de papel com os nomes dos candidatos, Bolsonaro lidera por 42% a 33%. Na pesquisa anterior, o placar era de 47% a 31% – ou seja, a vantagem caiu de 16 pontos para 9.

Rejeição

Bolsonaro é o que tem mais simpatizantes convictos: 37% votariam nele com certeza, e 40% não votariam de jeito nenhum. Haddad é o que tem a maior rejeição: 41% não o escolheriam em nenhuma hipótese, e 31% manifestam certeza na escolha.

Primeiro turno

No primeiro turno da eleição presidencial, realizado no dia 7, o candidato do PSL ficou à frente do principal adversário por 46% a 29%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores nos dias 21 a 23 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-07272/2018. Os contratantes foram o Estado e a TV Globo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.