Bom Jardim Notícias.com

Curiosidades sobre Pizza

10 de Julho, é comemorado o Dia da Pizza. E para homenagear esta delícia pela qual sou viciado devo admitir, reuni algumas curiosidades sobre ela. Confira.

O Dia da Pizza foi instituído em São Paulo, capital, no ano de 1985 pela coordenação de Turismo da Secretaria de Esportes do Estado em conjunto com o publicitário Carlito Maia, idealizador do projeto. Foi realizado então o 1º Festival da Pizza da Cidade de São Paulo, terminado num 10 de julho.

A “Antica Pizzeria Port’Alba(foto abaixo) foi a primeira pizzaria da história. Inaugurada em Napoli, sul da Itália, em 1830, continua firme e forte por lá.

 

A origem da pizza porém pode ser de muito antes disso. Cerca de 6 mil anos atrás os antigos hebreus e egípcios saboreavam uma mistura de trigo e água chamada “O Pão de Abrahão”.

Para proteger a tradição foi fundada em Napoli no ano de 1982 a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana (Associazione Verace Pizza Napoletana) por Antonio Pace. Este “órgão” conta inclusive com um estatuto preservando suas principais características. Fica estabelecido que as pizzas tradicionais devem ser as seguintes:

  • Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
  • Margherita: tomate, azeite de oliva, mozzarella e manjericão.
  • Ripieno (Calzone) – pizza recheada: ricota, mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
  • Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.

Já no Brasil ela começou no bairro do Brás, tradicional reduto de imigrantes italianos. Segundo o livro “Retalhos da Velha São Paulo”, foi no restaurante de Geraldo Sesso Jr., chamado Cantina Dom Carmenielo, que a invenção napolitana foi iniciada.

São Paulo só fica atrás de Nova York em consumo de pizzas. As mais de 6 mil pizzarias da cidade produzem cerca de 1.000.000 de pizzas por dia, ou se preferir, 720 por minuto.

O setor de pizzarias, apenas em São Paulo, fatura cerca de R$ 4 bilhões ao ano.

Nos Estados Unidos, segundo dados colhidos na Wikipédia, não dá para saber se conferem mesmo, são consumidas cerca de 350 pizzas por segundo e 93% dos norte-americanos comem pizza pelo menos uma vez por mês.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta