Bom Jardim Notícias.com

Últimas informações sobre o acidente com o avião da NOAR

 A Empresa Noar Linha Aéreas, a qual pertencia o bimotor que caiu na manhã desta quarta-feira (13), em Recife, matando 16 pessoas, deixou recentemente de operar com voos para Caruaru, cidade sede da empresa de aviação. A justificativa repassada pela assessoria da empresa foi que não era mais viável financeiramente manter toda a logística de funcionamento na cidade. As operações iniciaram em junho de 2010.

Segundo a blogueira Laurita Arruda, a delegada da Receita Federal de Mossoró, Carla Sueli Barbosa Moreira, é uma das vítimas do voo da Noar, que caiu na manhã desta quarta-feira, em Recife. A rota seria para Natal com destino final Mossoró. Ainda de acordo com Laurita, o clima é de comoção na sede da Receita Federal. “O nome de Carla Sueli foi confirmado por uma fonte da Delegacia, ouvida agora há pouco pelo blog”, contou em seu blog. Carla Sueli havia assumido a delegacia da Receita Federal no último dia 2 de maio. Ela atuava em Brasília antes de ser empossada em Mossoró.

A Faculdade Asces confirmou que o professor da instituição, Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque, foi uma das vítimas do acidente aéreo com o bimotor da Noar nesta manhã. O professor Bruno Albuquerque seguiria para a cidade de Natal onde ministraria aulas em um curso de pós-graduação. Ele era professor da Faculdade Asces há mais de 10 anos nos Cursos de Odontologia e de Pós-graduação em Ortodontia, possuía graduação pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (UPE) e mestrado em Ortodontia na Universidade Camilo Castelo Branco, além de atuar em outras Instituições no Nordeste. Bruno Albuquerque nasceu em Jaboatão dos Guararapes, morava em Olinda e faleceu aos 41 anos, deixando mulher e dois filhos.

A Companhia de Dirigentes Lojistas de Fortaleza confirmou que o empresário André Louis Pimenta Freitas, 39 anos, estava entre os passageiros do avião que caiu no Recife na manhã desta quarta-feira (13), informa o G1. Segundo a nota, ele era filho do presidente da entidade, Francisco Freitas Cordeiro.De acordo com a nota, ele era sócio-diretor da empresa Imperjet, responsável pela expansão da área de negócios na região Norte e Nordeste do país.

A empresa Nordeste Aviação Nacional – Noar, suspendeu todos os seus voos na manhã desta quarta-feira (13). Segundo o  jornal O Globo, foi a Infraero a responsável por suspender todos os voos da empresa Noar Linhas Aéreas. A decisão se deu poucas horas após a queda de uma das aeronaves da empresa no Recife. No site da Noar, é impossível efetuar ou simular qualquer reserva. O motivo foi a queda do avião bimotor L410 que transportava 16 pessoas de Recife para Natal em uma área da Zona Sul da capital Pernambucana na manhã de hoje.

Segundo o portal UOL, o irmão de Roberto Gonçalves, 55 anos, piloto do avião que caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife, matando 16 pessoas, afirmou que o irmão estava substituindo um colega que não pôde trabalhar hoje e que com frequência reclamava de problemas mecânicos nas turbinas das aeronaves da empresa Noar. “Hoje ele substituiu um colega que, por problemas pessoais, não pôde fazer esse voo. Ele ligou ontem para meu irmão pedindo para ele substituí-lo”, afirmou Jairo Gonçalves, 50. “Ele sempre se queixava de falhas mecânicas nas turbinas e problemas na parte elétrica dos aviões. A última queixa que ele fez foi há três meses”, disse. Segundo Jairo, o irmão morava em Paulista, no Grande Recife, deixou seis filhos, e trabalhava há 20 anos como piloto –dois na Noar. Um dos filhos de Roberto também é piloto de avião. O piloto chegou a informar à torre de controle que estava com problemas e que faria um pouso forçado, segundo informações da Aeronáutica.

A aeronave é um bimotor LET-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, e saiu do aeroporto do Recife às 6h51 com destino à cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, com previsão de escala em Natal. Erandir da Silva, 42, vigia do terreno onde o avião caiu, disse que tentou ajudar os passageiros, mas teve que recuar por conta de várias explosões no interior da aeronave. “Estava dormindo e escutei o barulho. Quando cheguei lá [no local da queda], o avião tava pegando fogo. Fiquei com medo de chegar perto por causa das explosões”, afirmou. Segundo o vigia, os passageiros começaram a pedir ajuda de dentro do avião. “Vi o pessoal na janela pedindo socorro, mas quando cheguei perto começou a explodir. Senti remorso vendo o pessoal morrer sem poder fazer nada”, disse.

O trabalho de resgate das vítimas do acidente aéreo com o bimotor da Noar Linhas Aéreas já conseguiu retirar 12 corpos dos destroços da aeronave, que caiu em um terreno na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, hoje. Havia 16 pessoas a bordo, sendo 14 passageiros e os dois pilotos, e nenhuma sobreviveu. Segundo o PE360graus, enquanto o trabalho de resgate é realizado, as famílias das vítimas estão sendo concentradas no Hotel Atlante Plaza pela empresa Noar.

No Instituto de Medicina Legal do Recife, os primeiros parentes das vítimas do acidente começaram a chegar no meio da manhã desta quarta-feira. Duas mulheres entraram no prédio e não quiseram falar com a imprensa. Ao todo, três caminhões do tipo rabecão do IML, com capacidade máxima de 6 corpos cada, saíram em direção ao local do acidente. Duas motos do Batalhão da Polícia Militar acompanham os veículos durante o percurso.

A expectativa é de que os corpos das vítimas comecem a chegar ao IML por volta das 14h. A demora é devido à necessidade de se fazer um ofício de cada um dos corpos antes da liberação deles para o instituto

 A Noar Linhas Aéreas divulgou uma nota oficial sobre a queda de sua aeronave modelo LET 410 com prefixo PR-NOB e confirma que realmente não há sobreviventes. Segundo a nota, o avião caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional do Recife. “Nesse primeiro momento, a prioridade da companhia aérea é prestar todo o atendimento necessário aos familiares das vítimas”, diz a nota. Segundo a Folha de Pernambuco estão sendo disponibilizados transporte, hospedagem e acompanhamento de equipe multidisciplinar (psicólogos, médicos, assistentes sociais, etc).

No Recife, os parentes estão reunidos no Atlante Plaza. Muito chegaram bastante abalados, precisando ser amparados. A lista oficial com o nome dos mortos ainda não foi divulgada. A previsão é de que isso aconteça por volta das 17h.  Segundo a Noar, o Comando da Aeronáutica, a ANAC e a autoridade policial já estão conduzindo as investigações pertinentes sobre o acidente. Sobre os pilotos a empresa informa que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação estavam regulares. Os passageiros que tinham vôos marcados para hoje serão remanejados para outras companhias aéreas.

Com informações dos Blogs do Magno e do Vanguarda
Fotos: G1.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta