Bom Jardim Notícias.com

Governo de Pernambuco zera ICMS para veículos seminovos

Com a redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos, a procura pelos seminovos caiu consideravelmente em todo o País, não sendo diferente em Pernambuco. Com isso, um grande número de lojas que trabalham com carros usados fechou e o desemprego no setor acompanhou a queda. Segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda, no início deste ano a alíquota de base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) havia sido reduzida de 3,4% para 1% – o que não evitou uma queda de 50% nas vendas de seminovos com o IPI reduzido para os carros “novinho em folha”.
Diante desse cenário, o Governo do Estado decidiu reduzir 100% da alíquota do ICMS nas vendas, zerando de vez a taxa para o setor. O governador Eduardo Campos assinou o decreto na tarde do dia 25 de setembro, sede provisória do Governo de Pernambuco, Centro de Convenções, em Olinda. A determinação entra em vigor a partir de primeiro de dezembro e tem duração, inicialmente, de seis meses. Na visão do gestor estadual, a medida vai contribuir para a manutenção dos empregos nas concessionárias, que atualmente chega à marca de 430 no Estado. A expectativa do Governo é que as vendas aumentem em até 20% com o ICMS zero. Durante a assinatura do decreto ficou determinado que são considerados usados ou seminovos veículos com no mínimo seis meses de uso.
O presidente da Associação de Revendedores de Veículos de Pernambuco, Antônio Selva, explicou que o consumidor vai aproveitar uma redução de 3% a 5% nos preços dos veículos. O percentual final será estabelecido por cada empresa. “Esse é uma conquista que nos torna mais competitivos”, afirmou Selva. Paulo Câmara, secretário da Fazenda, explica que essa redução faz parte de um plano do Governo do Estado para minimizar os efeitos da crise econômica. “Estamos reduzindo tributos e ao mesmo tempo investindo no Estado. Com a receita em queda, essa é uma decisão corajosa do Governo”, destacou Câmara.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.