Bom Jardim Notícias.com

Bom Jardim – PE contemplado com um Caminhão – Caçamba do PAC 2.

Bom Jardim – PE contemplado com um Caminhão – Caçamba do PAC 2.

Bom Jardim – PE, foi contemplado com um Caminhão – Caçamba do PAC 2, destinado a combater os efeitos da estiagem e incentivar o trabalho do homem do campo no nosso município.

Governo federal entrega 81 máquinas do PAC 2 a municípios pernambucanos.

Caminhões-PAC2-MDA

A região do Semiárido, em Pernambuco, engloba mais de 120 municípios. A constatação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 e aponta que quase 70% dos municípios do estado estão localizados nessa área. Para amenizar os efeitos da estiagem que já atinge Pernambuco há quatro anos, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entregará, nesta quarta-feira (30), 81 máquinas a 75 municípios dessa região (confira aqui a lista).

O ministro Pepe Vargas fará a entrega de 18 caminhões-pipa e 63 caminhões-caçamba durante o Semiárido Show, evento organizado pela Embrapa, às 9h. O delegado federal substituto do MDA em Pernambuco, João Bosco, afirma que essa iniciativa é importante para aliviar os efeitos das chuvas que ainda não estão caindo nos municípios.

“Os veículos vão ajudar na melhoria das estradas, por onde passam os carros que levam as crianças ou que levam a produção da agricultura familiar. E, também, vão melhorar as cacimbas, os reservatórios de água. E os caminhões-pipas, naturalmente, vão levar água às cisternas existentes. A maioria dos moradores aqui tem cisterna. Eles estão só aguardando a água”, revela.

Benfeitorias 

As benfeitorias do maquinário na entrega vão alcançar mais de 162 mil famílias de agricultores familiares em 75 municípios. No total, serão 909 mil pessoas do campo contempladas, incluindo médios e grandes produtores. Cerca de R$ 20 milhões serão investidos com as 81 máquinas, que ajudarão os agricultores.

“Estamos há quatro anos sofrendo com essa estiagem. Quando cai chuva, é apenas um orvalho grosso. Chuva mesmo, que encheria os recipientes ou que melhoraria o clima, não está vindo ainda”, lamenta o delegado substituto.

Até 2014, o MDA espera levar mais 271 máquinas a um total de 1,6 milhões de pessoas do campo.

(Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário)

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. josue
    31 de outubro de 2013 às 17:15 Responder & darr;

    fruto do governo federal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.