Bom Jardim Notícias.com

Nilton Mota debate fortalecimento da produção de frutas em São Vicente Férrer

Nilton Mota debate fortalecimento da produção de frutas em São Vicente Férrer
Nilton Mota debate fortalecimento da produção de frutas em São Vicente Férrer
SÃO VICENTE FÉRRER – O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, foi, ontem, ao município de São Vicente Férrer, no Agreste, debater com o prefeito Flávio Régis questões produtivas do município, com o objetivo de impulsionar a produção de frutas na região. Também participaram do encontro o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa), Gabriel Maciel, o presidente da Câmara Municipal, Senar, além de vereadores, secretários da prefeitura e técnicos.
O primeiro ponto debatido foi a instalação de uma unidade demonstrativa de Bouveria, que envolve a produção de banana. O segundo ponto foi a readequação da Agroindústria local para fabricação de polpa e sucos. São Vicente Férrer dispõe de quatro mil hectares de plantação de banana, 500 hectares de uva e outros 150 de goiaba; sendo uma área com a produção já caracterizada.
O terceiro assunto discutido teve como tema uma tecnologia para a pulverização agrícola via drone contra o Mal da Sigatoka, um fungo que provoca a morte precoce das folhas de bananeira e o enfraquecimento da planta, o que pode acarretar em diminuição da produção.
“Todas essas questões têm por objetivo fazer com que a produção de frutas na região seja impulsionada, tendo em vista a normalização. É uma determinação do governador Paulo Câmara! Com esse conjunto de ações, vamos aumentar a quantidade da produção como também a qualidade; gerando um incremento maior na receita. Assim, a qualidade da banana, da uva e da goiaba será superior”, argumentou Nilton Mota.
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) deverá iniciar experiências e pesquisas para o controle de pragas na bananeira nos próximos meses. Além disso, a Secretária de Agricultura avalia a aquisição de máquinas para a uma cooperativa de agricultores no município, quando for formada, além do Centro de Administração da Agricultura Familiar. Também existe um projeto de reestruturação da Feira de São Vicente Férrer.
BARRAGENS – Após a reunião, o secretário de Agricultura e o prefeito de São Vicente Férrer assinaram uma ordem de serviço autorizando o início das obras de duas barragens. As construções beneficiarão cerca de 200 famílias dos sítios Mata Velha e Calumbi, e terão início imediato.
“O Vale do Siriji é conhecido no estado como um grande centro produtor de frutas. E nós estamos vindo aqui hoje iniciar a obra de duas importantes barragens, além de realizar novas parcerias com o prefeito Flávio Regis. Queremos iniciar pesquisas, através do IPA, para o controle de pragas que afetam a produção de banana, e concluir o processo de instalação da cooperativa de agricultores para promover uma melhora nas vendas”, destacou Nilton Mota. A secretaria está investindo nas duas barragens cerca de R$ 200 mil.
Para o prefeito Flávio Regis, o diálogo da Secretaria de Agricultura com os municípios é muito importante. “A carência do município é muito grande e a gente precisa dessas parcerias com o Governo do Estado. É nessas horas de dificuldade que a gente tem que juntar as forças para enfrentar os problemas com energia. Hoje é um dia muito importante para nossa cidade; a implantação dessas duas barragens”, apontou.
Os produtores já estão comemorando. Para Evaldo Freire, que cultiva uva, goiaba e maracujá, esse trabalho é muito importante. “Queremos agradecer todas essas ações que favorecem ao pequeno e médio produtor agrícola da região. A nossa preocupação com a estiagem faz com que a gente precise de ações concretas, e, agora, a gente vê as obras acontecerem. A criação dessas pequenas e médias barragens faz com que melhoremos a produção”, avaliou.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta