Bom Jardim Notícias.com

O que é a Vitamina B6, para que serve, benefícios, função, carência, excesso, alimentos e suplementos

O que é a Vitamina B6, para que serve, benefícios, função, carência, excesso, alimentos e suplementos

Todos nós sabemos da importância que as vitaminas têm em nosso organismo e como elas devem ser inseridas no nosso dia a dia com uma frequência correta e com variação entre cada uma que temos disponível nos diversos alimentos. E é nesse contexto que preparamos uma série apresentando as vitaminas uma a uma, para que você possa compreender melhor a função delas e saber onde encontra-las nos alimentos comuns do nosso dia-a-dia. Essa série se inicia hoje com uma das vitaminas mais importantes para nosso organismo: a vitamina B6.

Conhecida também como piridoxina, a vitamina B6 é fundamental para nos manter saudáveis e faz parte do famoso complexo B, composto por mais 7 vitaminas essenciais. Confira mais abaixo tudo que separamos sobre este assunto!

O que é a vitamina B6?

Como dissemos, a vitamina B6 é também conhecida como Piridoxina e está presente no chamado complexo B, fundamental para nos manter com energia, saudáveis e protegidos contra diversas doenças ou infecções oportunistas. De modo bem resumido, ela pode ser encontrada em uma série de alimentos, por isso é raro haver deficiência dela e necessidade de suplementação.

Porém, quem não prioriza uma dieta equilibrada, focada na moderação de alimentos mais industrializados prejudiciais à saúde e dando preferência por comidas naturais, pode sofrer com a falta de inúmeras vitaminas, entre elas as do complexo B. Por isso, é essencial que haja sempre um equilíbrio saudável quando falamos de alimentação e comer de tudo um pouco já garante o sucesso nutricional.

Embora o segredo parece simples, ainda assim há casos isolados de pessoas que acabam precisando ter que recorrer aos suplementos de vitaminas específicos, que são receitados por médicos assim que é detectada a falta de algumas delas. Também precisamos citar os suplementos para atletas, que são comuns em quem precisa ganhar massa muscular e emagrecer. Em geral, eles vem com uma combinação de várias vitaminas e minerais, capazes de otimizar os treinos e melhorar o desempenho geral nas atividades. A vitamina B6 está presente em quase todos eles e vamos explicar mais abaixo o porquê.

 Para que serve a Vitamina B6?

Em geral, as vitaminas têm diversas funções em nosso corpo, podendo atuar de acordo com as necessidades do momento em que são ingeridas, já que são capazes de se direcionarem a órgãos e tecidos distintos. Mas é importante saber que cada uma delas costuma ter locais pré-dispostos de atuação, sendo mais ou menos eficazes em alguma área específica do organismo.

Lembre-se: as vitaminas são importantes sempre, mesmo que você tenha em mente um objetivo a ser atingido, como o ganho de massa magra, por exemplo. Este é um fator importante a ser citado, pois é um erro tentar ingerir mais do que o necessário de uma determinada vitamina ou mineral e deixar de lado as demais. O equilíbrio é a chave do sucesso e todos os nutrientes devem fazer parte da sua dieta, sem exceção e sem exageros.

Benefícios da Vitamina B6

Proteção para o cérebro

Há estudos que demonstram a relação entre a vitamina B6 e o bom funcionamento do cérebro, como na questão da memória e até mesmo prevenção de problemas mais graves, como mal de Parkinson e Alzheimer. Médicos indicam o consumo mínimo de 1,3 mg para pessoas mais jovens e até 2 mg para pessoas mais velhas. Ainda falando do impacto da vitamina B6 para o cérebro, temos que citar o quesito psicológico: há indícios de que ela seja fundamental para evitar ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Porém, sempre devemos alertar que o médico é o único capaz de saber se realmente há uma deficiência da vitamina causando algum tipo de desordem física e psicológica e a prevenção ainda é o melhor remédio, com uma alimentação saudável e rica em nutrientes como ela.

Emagrecimento e força para os treinos

Este é um dos maiores benefícios da vitamina B6 para quem treina pesado ou para quem precisa emagrecer. Por atuar diretamente no metabolismo, ajudando a dissolver os nutrientes ingeridos e otimizando o processo de formação de energia, ela é capaz de alterar – e muito – nosso metabolismo, tornando-o mais eficaz e acelerando-o. E todos sabem que um metabolismo mais potencializado é sinônimo de mais força muscular, mais energia e um emagrecimento mais acentuado.

É este o motivo que faz com que muitos suplementos contenham uma dose de vitamina B6 em suas composições, pois ela é uma aliada da boa forma e dos resultados mais rápidos. Nesse caso, a suplementação é segura, pois as doses diárias máximas são respeitas, sempre levando em conta o que é ingerido na dieta tradicional.

Mais saúde em geral

Em suma, a vitamina B6 promove a otimização da imunidade, que é o que faz nosso corpo ficar mais protegido e saudável em todos os sentidos. A ingestão diária da vitamina B6 nos torna menos propensos à doenças oportunistas, sejam elas de origem bacterianas ou virais. Por isso, a alimentação saudável é tão importante, pois é dela que virá a maior fonte de vitaminas e minerais, incluindo as do complexo B.

Carência de Vitamina B6 – O que ela causa?

Carências de vitaminas sempre são um problema para a saúde em geral, afinal, sem elas nosso corpo pode apresentar falhas e começar a ficar propenso à doenças diversas. No caso da vitamina B6, é raro haver um problema de carência, como dissemos, já que ela está presente em muitos alimentos. Mas quem se alimenta apenas com industrializados ou fast-food e não ingerir as quantidades suficientes, pode apresentar os seguintes sintomas:

Cansaço extremo: Por a vitamina B6 ser uma das mais importantes para o metabolismo, a falta dela pode gerar uma diminuição dele, deixando-o mais lento, o que irá levar a sintomas físicos como um cansaço extremo. Pessoas com falta da vitamina costumam acordar com sono, sem disposição, em desejo de ir ao trabalho ou mesmo praticar atividades físicas. Em todo caso, quando houver esse sintoma, o médico deve ser consultado para descobrir a causa.

Irritabilidade e outros problemas emocionais: A vitamina tem uma relação forte com o quesito emocional, já que ela pode diminuir sintomas como a depressão, síndrome do pânico e ansiedade. O mesmo ocorre com a sua falta, causando o aumento desses problemas psicológicos ou emocionais. É por este motivo que uma alimentação saudável é considerada fundamental para a saúde geral.

Anemia: Como a vitamina B6 age diretamente no sistema imunológico, a falta dela pode causar um enfraquecimento dele. Com isso, podem surgir problemas como anemia severa e doenças oportunistas, como infecções por vírus e bactérias.

Excesso de Vitamina B6 – O que ele causa?

O excesso de vitamina B6 pela alimentação é considerado raro por nutricionistas e médicos, já que ela pode ser absorvida nos demais nutrientes presentes nos alimentos. Porém, há casos isolados em que isso pode ocorrer e os sintomas mais comuns são:

  • Náuseas: As náuseas constantes podem atrapalhar o dia-a-dia de quem tem excesso de vitamina B6 no organismo.
  • Aumento de pressão e dores de cabeça também podem aparecer quando há excesso dela no corpo.
  • Por fim, o sintoma mais comum são os formigamentos nos pés e extremidades, como dedos das mãos.

Alimentos com Vitamina B6?

Falamos neste artigo de maneira objetiva sobre a vitamina B6 e ele abre uma série para as demais que serão abordadas no blog. Embora a vitamina B6 seja facilmente encontrada, existem alguns alimentos onde sua concentração é maior e devem ser priorizados caso você deseje aumentar sua ingestão diária. Mas lembre-se que o excesso de qualquer nutriente não é saudável para o nosso corpo e sempre opte por uma alimentação balanceada, com uma variação entre eles.

Veja alguns dos alimentos mais ricos na vitamina tema de hoje:

Peixes: Os peixes como atum, salmão e bacalhau são ricos em vitamina B6, assim como em ômega 3. O consumo uma vez por semana é altamente recomendado por médicos e nutricionistas. Sem exageros, eles são importantes para uma dieta saudável.

Bife de fígado: O bife de fígado é um dos alimentos mais ricos em vitaminas do complexo B. Vale a pena investir tanto por elas quanto pela quantidade de proteínas que ele apresenta. Para quem treina, é uma excelente opção.

Além desses, nozes, ervilha, inhame, banana e espinafre estão na lista dos artigos com maior concentração de vitamina B6.

Suplementação

A suplementação da vitamina B6 por si só deve ser feita apenas em casos onde o médico recomenda, como quando há exames comprovando sua deficiência. Em suma, apenas a alimentação balanceada e saudável é capaz de dar conta da ingestão mínima recomendada.

Porém, para atletas, há suplementos que contam com um pouco da vitamina e eles são seguros, desde que sejam alinhados com um treino intenso ou mesmo pedidos por treinadores físicos experientes nesse tipo de suplemento. Em geral, a quantidade é menor e representa apenas uma melhoria da energia muscular, combinada com outros nutrientes, como a proteína, por exemplo. São seguros e podem ser consumidos sem receita médica, mas com consciência – como qualquer outro.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.