Bom Jardim Notícias.com

Benefícios e propriedades do chá de ipê preto

Benefícios e propriedades do chá de ipê preto

O ipê preto, que também leva os nomes de ipê-roxo, lapacho ou pau d’arco, é uma planta que vem sendo usada na medicina alternativa pelos indígenas brasileiros, paraguaios e argentinos para tratar diversos tipos de problemas há mais de mil anos. Planta possui diversos benefícios e propriedades.

Conheça as propriedades e os efeitos benéficos do chá de ipê preto

O chá feito a partir da planta possui propriedades que ajudam a tratar problemas como úlceras varicosas, úlceras gastro-entéricas, estomatite, hemorroidas, feridas infectadas, pruridos, dermatoses, escrofulose, coceiras, escabiose, eczemas e psoríase.

Além disso, também ajuda no tratamento da diabetes, inflamações artríticas, cistite, prostatite, doença inflamatória dos rins, corrimento mucoso esbranquiçado ou amarelado, de origem vulvovaginal, gonorreia, inflamações da gengiva e da garganta, aftas e herpes labial.

A planta “milagrosa” também é indicada para quem sofre de afecções hepáticas e cardíacas, neoplasias e problemas imunoestimulantes.

A bebida possui efeitos adstringente, anti-inflamatório, sedativo, analgésico, fungicida, febrífugo, antitumoral bactericida, antivirótica, anti-infeccioso, antidiarreico, febrífugo, cardiotônico, depurativo, hemostático, imuno-estimulante, expectorante e diurético.

O chá de ipê preto também pode ser utilizado por crianças, principalmente as que sofrem de problemas como dermatoses, pruridos, coceiras, eczemas, antitumoral e imunoestimulante.

Mas já mulheres que estão em processo de gestação devem evitar o consumo da bebida, pois por ser uma planta com efeito citostático, ela inibe o crescimento ou a reprodução das células.

Evite o consumo em excesso da bebida, pois isso pode causar náuseas, vômitos, diarreia, efeito anticoagulativo do sangue e outros efeitos indesejados.

Diabetes, cistite, doença inflamatória dos rins, entre outras, podem ser tratadas com chá de ipê preto

Chá de ipê preto ajuda no tratamento da diabetes, cistite, doença inflamatória dos rins, entre outras (Foto: Wikimedia Commons)

Receita do chá de ipê preto

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) cascas da árvore
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos e depois acrescente as cascas. Após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente tampado, por cerca de 10 minutos. Coe e o chá. Procure ingerir 2 xícaras da bebida pelo menos 3 vezes ao dia.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.