Bom Jardim Notícias.com

Tosse com catarro: especialista diz o que fazer para resolver o problema em casa

Tosse com catarro: especialista diz o que fazer para resolver o problema em casa

Muita gente não sabe, mas a tosse é um mecanismo de defesa do organismo. Tossindo o corpo tenta eliminar as secreções presas no do sistema respiratório. A tosse com catarro ou sem catarro é um reflexo bom, pois ajuda a expulsar secreções ou corpos estranhos. Muitas pessoas não sabem o que fazer para curar uma tosse encatarrada em casa.

Segundo o clínico geral, Dr. Arthur Frazão colunista do site Tua Saúde, a tosse com catarro não ser uma doença, e sim, um sintoma. Ela pode indicar doenças como bronquite, bronquiolite, pneumonia e até tuberculose. Assim, é importante que ao seguir as dicas abaixo, mas se a tosse não melhorar em 5 dias deve-se ir ao médico pneumologista.

O médico, dá dicas valiosas para tratar a tosse com catarro em casa mesmo, sem medicação. No entanto, ele alerta que essas dicas serão eficientes somente para o catarro transparente, aquele que se forma quando estamos gripados ou resfriados. A tosse com catarro amarelo  e verde leitoso é resultado de infecção bacteriana e um médico deve ser consultado.

O QUE FAZER ?

• Nebulização: todo mundo deve ter em casa em nebulizador. É um aparelho barato e fácil de manusear. A nebulização com soro fisiológico é maravilhoso para diminuição da quantidade do muco nas vias aéreas. Caso não tenha o nebulizador, respire o vapor da água quente, isso terá o mesmo efeito. Neste caso, pode ser feita uma inalação do vapor de água fervida com 1 colher de sal grosso e 1 gota de óleo essencial de eucalipto.

• Hidratação: a melhor coisa para expectorar o catarro preso nas vias aéreas e que causam tosse é bebendo muita água, suco, chá. O médico recomenda pelo menos 2 litros por dia. Isso irá fluidificar as secreções, facilitando a saída do muco.

• Tossir: sim, muita gente não sabe, mas quando temos tosse, não podemos prende-la. Como já explicado acima, ela ajuda a soltar o catarro. Então se a tosse vem, tussa! Mas, é importante não engolir o catarro que soltar e sim cuspi-lo.

•  Chás expectorantes: tomar chás com poder de expectoração irá facilitar bem a saída do muco do sistema respiratório. Tomar o chá da casca da cebola com mel e 1 pitada de pimenta branca, 2 vezes ao dia pode soltar o catarro muito melhor do que xaropes industrializados.

QUANDO IR AO MÉDICO

•  Se o catarro tiver verde ou amarelo, com sangue ou marrom: indicam infecção bacteriana

•  Se tiver febre alta e dificuldade para respirar.

•  Quando a tosse ultrapassar 5 dias mesmo seguindo as dicas acima.

www.http://diariodebiologia.com

TUASAUDE

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.