Bom Jardim Notícias.com

Qual são as maiores torcidas do Brasil? Para responder qual é preferencia do torcedor brasileiro, a DataFolha fez entrevistas com 4.337 pessoas com mais de 16 anos de 207 municípios. As pessoas foram sorteadas aleatoriamente e entrevistadas entre os dias 3 e 5 de junho de 2014 (a pesquisa mais recente atualmente). Os resultados podem ter uma margem de erro de 2% para mais ou para menos. Segundo a DataFolha, esse levantamento possui uma confiança de 95%, ou seja, se fosse realizada essa pesquisa 100 vezes, o resultado estaria dentro da margem de erro em 95 vezes.

A coleta de dados foi baseada na pergunta, “Qual é o time de futebol de sua preferencia?”, com resposta espontânea e única.
10°

Portuguesa e Sport – 0.5% – 1.013.199

Portuguesa

portuguesa entre as maiores torcidas do brasil

Em anos anteriores, a Portuguesa já chegou a apresentar 1% nas pesquisas de torcidas, mas amarga péssimos resultados em campo e consequentemente menos preferência nas pesquisas atuais. Após vários rebaixamentos, a Portuguesa foi eliminada da série D do Campeonato Brasileiro, e fica sem disputa nacional em 2018. No Paulista, disputa a séria A2 com times pequenos de São Paulo. Uma lástima para aquele que foi o quinto maior clube paulista.

Sport

sport entre as maiores torcidas do brasil

Com 112 anos de história, o Sport é o maior clube do estado de Pernambuco e um dos times mais populares do Brasil. Possui 41 títulos do Campeonato Pernambucano e é um dos únicos clubes do nordeste a conquistar o Campeonato Brasileiro (1987), o outro é o Bahia.

Bahia e Vitória – 1% – 2.026.398

Bahia

bahia entre os clubes com mais titulos estaduais no Brasil

O maior clube da região nordeste também possui a maior torcida entre os clubes da região. Os nordestinos possui grande preferencia por Flamengo, Corinthians, Vasco e São Paulo, então vem o Bahia em quinto. Ele é o primeiro e único clube do nordeste a deter 2 títulos do Campeonato Brasileiro. Ele também possui incríveis 46 títulos do Campeonato Baiano.

Vitória

vitoria entre as maiores torcidas do brasil
A incrível ascensão do Vitória é reflexo de sua crescente torcida. Em 2010, foi tetracampeão da Copa Nordeste, o maior campeão desse torneio. E nas 20 últimas edições do Campeonato Baiano, o Vitória conquistou 13 títulos contra 6 do rival Bahia. Em 1998, em pesquisa do IBOPE/Lance! mostrou que a torcida do Bahia era 63% maior que a do Vitória. Atualmente, esse quadro virou e estão tecnicamente empatados com a margem de erro.

Atlético Mineiro, Botafogo e Fluminense – 2% – 4.052,796

Atlético Mineiro

atletico mineiro entre os maiores campeões da copa do brasil

O Atlético de Minas ficou, praticamente empatado com Botafogo e Fluminense. Com 2% da preferencia da torcida, ele manteve o mesmo percentual das 7 últimas pesquisas do DataFolha. Embora seja a segunda maior torcida de Minas Gerais, o Galo é o maior campeão do Estado, com 44 títulos do Campeonato Mineiro, um dos clubes com mais títulos estaduais no Brasil. Além de ser o maior vencedor do clássico mineiro contra o Cruzeiro.

Botafogo

botafogo entre as maiores torcidas

Oscilando entre 1% e 2% nas últimas pesquisas, o Botafogo estabilizou com 2% na pesquisa mais recente. Mas o clube não tem muito o que comemorar. Seu último titulo de importância nacional foi 1999 (Copa do Brasil), e o time foi rebaixado duas vezes no Brasileirão de lá pra cá. Suas maiores glórias vêm principalmente das décadas de 1950 e 1960, com grandes jogadores como Didi, Garrincha e Nilton Santos.

Fluminense

fluminense entre os maiores campeões da copa do brasil

Pela primeira vez, o tricolor carioca alcança 2% nas pesquisas de preferencia de torcida. Nas últimas 7 pesquisas do DataFolha, o clube apresentou apenas 1%. Isso seria reflexo das conquistas do Campeonato Brasileiro de 2010 e 2012 e Copa do Brasil de 2007? Bem, pode ser. O Fluminense vem crescendo e se consolidando para se tonar o terceiro maior clube do Rio.

Cruzeiro, Santos e Internacional – 3% – 6.079.194 torcedores

Cruzeiro

cruzeiro entre os maiores campeões da copa do brasil
O cruzeiro mostra a sua força com 3% da torcida brasileira segundo o DataFolha. Ele briga por um lugar melhor nesse ranking desde 2009, quando apareceu em 6° lugar com 4%. Mas com a margem erro, tudo fica empatado. Mas, é fato que o Cruzeiro possui a maior torcida de Minas Gerais e a quarta maior torcida da região Nordeste com 8,5%.
Os torcedores se orgulham de ser o único clube brasileiro a conquistar a Tríplice Coroa Nacional, ou seja, vencer o campeonato estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro no mesmo ano. O Cruzeiro realizou esse feito em 2003.

Santos

santos entre os maiores campeões da copa do brasil
Apesar de representar a pequena cidade litorânea de Santos, o clube é considerando gigante. A estimativa de sua torcida excede a população de toda a Baixada Santista. O clube é oito vezes octacampeão brasileiro, e está entre os 5 clubes que nunca foram rebaixados para a série B do Brasileirão. O “Peixe” é conhecido internacionalmente por ter revelado Pelé, o melhor jogador de todos os tempos. E mais recentemente, revelou Neymar, o jogador mais caro de todos os tempos.

Internacional

internacional entre os maiores campeões da copa do brasil
Com 108 anos de história, o Inter de Porto Alegre possui de 5 a 6 milhões de torcedores, segundo a DataFolha. A grande torcida colorada é reflexo do sucesso em campo. Eles se orgulham de possuir a tríplice coroa internacional, ao conquistar em uma mesma temporada, o titulo da Libertadores, Mundial de Clubes da Fifa e Recopa Sul-Americana em 2006/07. O clube também é conhecido como o “campeão de tudo”, ao conquistar todos os títulos possíveis. Após isso, mudaram o escudo do clube em 2009, retirando as estrelas e iniciando um novo ciclo.

Grêmio – 4% – 8.105.592 torcedores

gremio entre os maiores campeões do campeonato brasileiro
O Grêmio possui a maior torcida da região Sul com 22%, contra 18% do rival Internacional. O sul é a única região que não é dominada pelos clubes do eixo Rio-SP. A maioria dos torcedores do Sul possui preferencia pelos clubes gaúchos. O Grêmio, por sua vez, possui uma ligeira vantagem em números de torcedores, mas tecnicamente, pode ser considerado empate, considerando a margem de erro.

Vasco – 5% – 10.131.991 torcedores

vasco entre os maiores campeões da copa do brasil
Segundo o DataFolha, o Vasco tem entre 9 a 10 milhões de torcedores, considerando a margem de erro. A maior parte está localizada na região sudeste, embora tenha uma considerável parcela de torcedores no nordeste. Em anos anteriores, as pesquisas colocava o Vasco empatado tecnicamente com o Palmeiras na quarta colocação.
O Vasco tem como principal rival o Flamengo, pra quem perde o posto de maior torcida do Rio, porém, o Vasco possui o maior estadio privado do Rio de Janeiro.

Palmeiras – 6% – 12.158.389 torcedores

palmeiras entre os maiores campeões do Campeonato Brasileiro
A quarta maior torcida do Brasil é a do Palmeiras. Na década de 90, essa preferencia estava tecnicamente empatada com o São Paulo, se revezando entre o terceiro e quarto colocado. O São Paulo se distanciou, e ganhou mais torcedores com os títulos das últimas duas décadas.
Sua grande torcida se deve ao fato das grandes conquistas do passado. Atualmente, o Palmeiras é o clube com mais títulos em competições nacionais. No total são 13 títulos, 9 campeonatos brasileiros, 3 copas do Brasil e 1 copa dos campeões.
Entre seus grandes jogadores, estão Djalma Santos, Ademir da Guia, Edmundo, César Sampaio, Evair e o goleiro Marcos.

São Paulo – 8% – 16.211.185 torcedores

sao paulo fc clube com mais torcida
Com aproximadamente 16 milhões de torcedores, o São Paulo é a terceira maior torcida de futebol no Brasil. Apesar do jejum de títulos, ela permanece com 8% da preferência de torcida. É o clube brasileiro com mais títulos internacionais, possui o maior estádio privado no Brasil (7° no mundo), e é reconhecido por revelar grandes jogadores, como Kaká, Leônidas da Silva, Rai, Cafu e Rogério Ceni.
Na cidade de São Paulo, existe até o “Dia do Tricolor” definido dia 16 de dezembro, sancionado pela lei n° 14229 de 11/10/2006.

Corinthians – 14% – 28.369.574

corinthians entre os maiores campeões da copa do brasil
O Corinthians é a maior torcida da região sudeste do Brasil (20%) e segunda maior no Brasil. É a torcida que mais cresce em numero de torcedores no em território nacional. Isso se deve aos títulos conquistados nos últimos anos. Quanto mais o clube estiver em evidencia nacional e internacional, mais torcedores são conquistados. Embora ela lidere no sudeste, a preferencia corinthiana fica em segundo lugar na região Centro-Oeste (16%) e Norte (11%), onde não há clubes com grande numero de títulos nacionais.

Flamengo – 18% – 36.475.167

flamengo entre os maiores campeões da copa do brasil
De acordo com o DataFolha, o Flamengo é indiscutivelmente a maior torcida do Brasil. Todas as fontes de pesquisas, IBOPE, Pluri, Placar apresentam o Flamengo com mais de 16% das preferencias de torcidas no Brasil. O clube carioca carrega um grande trunfo na região nordeste, onde é preferência de 24% dos habitantes, contra 10% do Corinthians, enquanto os times regionais ficam em segundo plano. O mesmo acontece no estados da região centro-oeste e norte do país, onde possui 18 e 22% da preferencia da torcida respectivamente. Essa é uma das principais razões do Flamengo liderar esse ranking nacional.
Vale lembrar que o elemento que recebeu maior pontuação nessa pesquisa não foi o Flamengo ou Corinthians. O campeão de torcida, em si, são os não-torcedores. Em torno de 23% dos entrevistados não tem preferencia por times de futebol.

Fonte: DataFolha.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.