Bom Jardim Notícias.com

Respiração na natação, 4 dicas para melhorar a sua!

Respiração na natação, 4 dicas para melhorar a sua!

A respiração é um dos elementos fundamentais da natação. Além de toda a parte física e técnica, o nadador ainda precisa desenvolver técnicas para respirar melhor. A respiração fará as trocas gasosas que são a base para a geração de energia, através dos substratos energéticos.

Além disso, a respiração correta na natação ainda fará com que o exercício em si fique mais confortável, o que por si só, já melhora o desempenho.

Como melhorar a respiração na natação

O primeiro ponto, é entender que diferentemente de outros esportes, na natação a respiração precisa ser muito mais rápida. Como o nadador fica apenas alguns segundos com a cabeça fora da água, ele precisa inspirar o máximo de oxigênio possível. Então, precisamos de um treinamento, que aumente a velocidade de inspiração.

Como fazemos isso? Nadando!

Não tem jeito, existem técnicas e métodos, que irei te mostrar mais a diante. Porém, somente com a prática da natação, é que teremos melhores resultados.

Além disso, cada estilo de natação tem uma forma diferente de respirar. Desta maneira, se você pratica todos eles, vai precisar necessariamente se adaptar para cada um destes.

No geral, no processo de aprendizagem, temos primeiramente a aprendizagem do nado livre, para depois seguir para os demais. Além disso, precisamos mudar o ritmo de inspiração/expiração.

No caso da natação, o nadador precisa inspirar com a boca e expirar com o nariz, ao contrário do que acontece em outros esportes. Desta maneira, esta mudança de ritmo também precisa ser treinada.

Desta forma, você pode usar, no início de seus treinos, exercícios educativos e coordenativos, para melhorar sua respiração. Veja agora algumas dicas de como melhorar sua respiração na natação.

4 dicas para tornar sua respiração na natação mais natural e eficiente

1- Respire de ambos os lados e em diferentes situações

Esta é a dica mais importante de todas as que iremos mostrar aqui. A respiração bilateral é um dos fundamentos para a natação. Primeiramente, por que ela vai fazer com que o nadador tenha mais conforto e consiga inspirar mais oxigênio. Isso afeta diretamente o desempenho.

Além disso, vai melhorar o ritmo respiratório, pois haverá mais frequência respiratória, o que tornará esta mais fácil e segura.

Esta é uma técnica muito importante para quem nada em mar aberto ou faz grandes distancias. Velocistas, na maioria dos casos, não conseguem respirar de ambos os lados, pela alta velocidade das braçadas.

Mas mesmo que você se interesse mais pelas provas mais curtas, é importante aprender a respirar de ambos os lados, para manter uma boa frequência e ter mais opções, caso não esteja conseguindo respirar adequadamente em um dos lados.

2- Aprenda a respirar em diferentes situações e estilos

Mesmo que você seja um nadador de travessias, onde basicamente nada no estilo livre, é fundamental aprender a respirar nos demais estilos, principalmente no nado costas. Isso por que em alguns momentos, aprender a respirar em diferentes estilos, por que isso vai impactar diretamente na melhora do ritmo respiratório.

Basicamente, o princípio é o de outros esportes. Buscamos diferentes parâmetros de estimulo, para melhorar um aspecto geral.

3- Faça exercícios educativos constantes

Para melhorar o ritmo respiratório, você precisa começar com uma velocidade mais baixa e ir aumentando aos poucos.

Neste caso, podemos usar diferentes exercícios. Por exemplo, usando a prancha de flutuação, fazendo a braçada apenas em um dos lados, respirando apenas neste. É muito importante trabalhar muito com o lado onde a respiração é mais difícil. Da mesma forma, ainda usando a prancha, podemos usar movimentos de pernadas, também coordenando com a respiração.

4- Repita os movimentos respiratórios também fora da piscina

Muitas vezes, podemos melhorar o desempenho ao trabalhar com a respiração em “seco”. Isso porque, vamos coordenar de forma mais direta o ritmo e os músculos respiratórios. Depois, precisamos coordenar os movimentos da natação, com os respiratórios.

No vídeo abaixo, você pode aprender 5 educativos para melhorar sua respiração:

Melhorar a respiração é um dos fundamentos da natação. Seja com exercícios específicos, seja com a prática global, a natação irá impactar diretamente a qualidade de sua respiração. Treine sempre com a orientação e acompanhamento de um bom profissional. Bons treinos!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.