Bom Jardim Notícias.com

Chás para diabetes: confira receitas benéficas

Chás para diabetes: confira receitas benéficas

diabetes é uma doença bastante comum que atinge uma série de pessoas. Ela pode ser ocasionada devido a problemas genéticos ou por causa de hábitos não saudáveis. No sentido do controle da diabetes, existem alguns chás que podem ser benéficos.

A partir das propriedades naturais que essas ervas apresentam, sobretudo no preparo dos chás, os sintomas do diabetes podem ser tradados, assim como controlados. Para isso, basta que elas sejam usadas da forma correta.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, cerca de 415 milhões de pessoas sofrem com diabetes. “A perspectiva, caso não haja um controle, é que em 2040 tenhamos 642 milhões de doentes ao redor do planeta”, diz o médico Patrick Rocha.

Chás para diabetes
Alguns chás de plantas e ervas podem atuar em prol do controle da diabetes

O chá verde, de camomila e da pata de vaca são os indicados para o problema (Foto: depositphotos)

Antes de fazer uso de qualquer que seja o ingrediente com o propósito de ajudar no controle do diabetes, o mais aconselhável é procurar o seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para certificar tal tratamento.

É bom que as pessoas tenham ciência que, mesmo se tratando de ingredientes naturais, eles podem trazer sérias consequências para a saúde, sobretudo para quem possui condições especiais.

Apesar de aparecer muitas pesquisas ligadas aos benefícios dos chás para controlar o diabetes, o médico Patrick Rocha evidencia. “Não há estudos de elevado nível de evidência científica que garantam as eficácias de muitas plantas medicinais para diabetes”.

No sentido de utilizar a natureza em prol do controle da diabetes, algumas plantas e ervas chamam atenção no preparo dos chás. Entre elas, destaque para o chá verde, a camomila e a pata de vaca. Veja mais sobre elas e aprenda como fazer o chá.

Chá verde

O chá verde controla a diabetes a partir de sua propriedade antioxidante

Esse chá é ideal para eliminar as toxinas do corpo (Foto: depositphotos)

O chá verde é obtido a partir da planta Camellia sinensis. Seu efeito benéfico ao controle do diabetes vem em relação as suas propriedades antioxidantes, ideal para eliminar toxinas do corpo.

“Apesar dos vários benefícios do chá verde, em excesso ele também pode ser maléfico para a sua saúde podendo desencadear anemia e aumento da pressão arterial”, alerta o Dr Rocha.

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 colher (de sopa) da erva do chá verde.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Assim que ela começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe o recipiente, tampado, descansar por 10 minutos.

Passado o tempo recomendado, use uma peneira para remover toda a erva utilizada no preparo do chá. Coloque a bebida em uma xícara e sirva. A recomendação é tomar o chá verde sem adoçar e em três doses diárias.

Chá de camomila

O chá de camomila é indicado, principalmente, para a diabetes tipo 2

Por ser anti-inflamatória, essa bebida é indicada para os diabéticos (Foto: depositphotos)

A camomila possui propriedades anti-inflamatórias, o que vai atuar beneficamente em relação ao diabetes, sobretudo o do tipo 2.

“É preciso atenção. Mesmo com efeitos colaterais muito raros, a camomila pode reagir negativamente em seu organismo, principalmente se misturada com sedativos e bebida alcoólica”, endossa o médico.

Para preparar o chá, basta seguir a receita que será passada a partir de agora:

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 colher (de sopa) de camomila.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Espere até que ela comece a borbulhar para desligar o fogo. Na sequência, adicione a quantidade da erva indicada na receita e abafe a panela com uma tampa.

Espere cerca de 10 minutos até dar sequência ao preparo do chá. Use uma peneira para remover toda a erva utilizada no preparo da bebida. Sirva o chá de camomila sem a adição de qualquer adoçante.

Chá de pata de vaca

O chá de pata de vaca é hipoglicêmico, por isso consegue controlar a diabetes

Essa planta auxilia na redução do açúcar (Foto: depositphotos)

A pata de vaca é uma planta que possui propriedades diuréticas, depurativas, analgésicas, laxantes e vermífuga. Ele também é hipoglicêmico, ou seja, auxilia na redução do açúcar.

“A pata de vaca é uma árvore típica do Brasil e que recebeu esse nome devido o formato de suas folhas. A presença do flavonoide kaempferitrina faz com que, com o uso do chá da Pata de Vaca, os níveis de glicose no seu sangue, reduzam”, informa o Dr Rocha.

Porém, o médico chama atenção para um ponto bem importante. “Da mesma forma que o chá de pata de vaca apresenta benefícios, o uso contínuo pode prejudicar a sua saúde”.

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 4 folhas de pata de vaca.

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, desligue e adicione as folhas, preferencialmente picadas, pois assim fica mais fácil a extração das substâncias benéficas presentes. Tampe e deixe repousar por cerca de dez minutos.

Chá de pata de vaca com pedra hume

Pode parecer exótico, mas esse chá é eficiente no controle da diabetes

A recomendação é tomar até cinco xícaras desse chá por dia (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 10 folhas de pata de vaca;
  • Uma porção de pedra hume kaa;
  • Uma porção de cajueiro casca rasurado.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Quando ela estiver apresentando os primeiros sinais de fervura, adicione a quantidade dos ingredientes informados na receita de uma só vez. Deixe levantar fervura e desligue o fogo.

Deixe a panela tampada e descansando por 30 minutos. Passado o tempo, pegue uma peneira e passe toda a mistura por ela. Depois disso, basta colocar em um recipiente de vidro com tampa e ingerir. A recomendação é tomar até cinco xícaras do chá por dia.

Conheça mais sobre o diabetes

A diabetes é uma doença que atinge muitas pessoas, seja por fatores hereditários ou por falta de cuidado com a alimentação. A principal característica dessa doença é o aumento de glicose (açúcar) no sangue.

Dependendo dos sintomas e do resultado dos exames apresentados pelo paciente, a diabetes pode se manifesta de duas formas: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

O primeiro tipo é autoimune e não tem como evitar, mas é possível controlar. Já o segundo tipo é possível evitar com uma rotina mais saudável. Uma alimentação inteligente, associada a exercícios regulares é a maneira mais correta de controlar o seu diabetes”, explica Patrick Rocha.

Não custa nada lembrar que os níveis de açúcar que variam na corrente sanguínea é ocasionado a partir da falta de cuidados com a alimentação. Dessa forma, a partir do controle da alimentação é possível controlar o diabetes.

“Quem sofre com diabetes sabe o quanto este problema é difícil e precisa de atenção. Independentemente da idade, o indivíduo pode desencadear essa doença e muitos fatores são responsáveis para que isso aconteça”, finaliza o Dr Rocha.

https://www.chabeneficios.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.