Bom Jardim Notícias.com

Chá de João Gomes age contra fadiga e problemas de pele

Chá de João Gomes age contra fadiga e problemas de pele

A natureza é um mundo particular dentro deste grande Planeta, isto porque carrega consigo diversos segredos e plantas capazes de curar problemas de saúde que comumente afetam o organismo humano.

Um exemplo deste, é a planta joão gomes. Erva pertencente à família das Portulacaceae, ela é indicada no tratamento de problemas urinários, intestinais, gástricos e ainda possui uma boa atuação na regeneração da pele. Confira!

Propriedades e benefícios da planta João Gomes

A planta João Gomes trata problemas urinários, intestinais, gástricos

O nome científico da erva João Gomes é talinum paniculatum (Foto: depositphotos)

  • Antiescorbútica;
  • Béquica;
  • Cicatrizante;
  • Diurética;
  • Depurativa;
  • Emenagoga;
  • Emoliente;
  • Mucilaginosa;
  • Vulnerária.

Diante das propriedades medicinais já comprovadas cientificamente e citadas anteriormente, é possível dizer que joão gomes é indicado no tratamento de problemas que afetam a pele, como coceiras, eczemas, calos, edemas, ferimentos, pruridos intensos e cortes.

Além disso, a erva serve para tonificar as forças do organismo, evitando fraquezas a exemplo de cansaços físicos e mentais ou fadigas. Infecções urinárias também podem ser tratadas com esta planta, assim como os distúrbios intestinais e gastrointestinais

Como fazer chá de joão gomes?

Em forma de chá, joão gomes pode ser usado de duas maneiras, são elas: decocção e infusão. No primeiro caso, utilize 20 g de raízes esmagadas, em um litro de água. Junte os itens e leve ao fogão. Quando o chá começar a ferver, desligue o fogo e tampe o recipiente. Deixe agir por 10 minutos, depois é só coar e ingerir.

Já no caso da infusão, você deve utilizar de 20 a 30 g das raízes no modo normal. Coloque-as dentro de uma chaleira com um litro de água fervente, tampe e aguarde 10 minutos. Após o tempo determinado, coe e sirva o chá. A dica, em ambos os casos, é ingerir até três xícaras por dia.

Outras utilizações

  • Prepare uma salada: Corte as folhas de joão gomes e tempere com sal, limão e azeite. Sirva no almoço ou em outras refeições;
  • Use como cataplasma: No caso de ferimentos, use as folhas desta planta para ajudar na cicatrização. Para isso, basta aplicar a erva na região afetada;
  • Compressas: As folhas da erva também podem ser usadas na extração de calos, basta colocá-las em cima do edema duas vezes por dia, seguindo o tratamento até a redução da calosidade.

Contraindicações desta planta

Plantas e produtos naturais também possuem contraindicações, tendo em vista que nem todos os organismos podem receber os princípios ativos presentes nesta erva.

Por esta razão, é importante ressaltar que grávidas, mulheres em período de amamentação e crianças menores de 12 anos não devem fazer uso de joão gomes.

Além destas contraindicações, vale um alerta para os pacientes que desejam usufruir das propriedades e benefícios de joão gomes. Isto é, é importante consultar um médico antes de começar o tratamento com a planta. 

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.