Bom Jardim Notícias.com

Pílula do dia seguinte, como saber se fez efeito?

Pílula do dia seguinte, como saber se fez efeito?

O fator primordial para tomar a pílula do dia seguinte é o medo de engravidar. A relação sexual desprotegida (ou as relações) e suas circunstâncias levam a mulher a tomar (ou o homem fazer a mulher tomar) a pílula do dia seguinte. E o mesmo medo de engravidar que levou a tomar a pílula do dia seguinte também gera uma dúvida: será que a pílula funcionou? Como saber se deu certo? Engravidei ou não engravidei? Tal dúvida ainda é mais intensa quando a mulher toma a pílula do dia seguinte e não ocorre sangramento depois de tomar ou ainda pode ocorrer atraso da menstruação, então a menstruação não vem e fica atrasada e as dúvidas somente aumentam.

Como saber se a pílula do dia seguinte fez efeito?

O que devemos saber em primeiro lugar é que a presença do sangramento após tomar a pílula do dia seguinte não é garantia de que a pílula do dia seguinte funcionou adequadamente e evitou uma gravidez, assim como a ausência de sangramento logo após tomar a pílula do dia seguinte não é sinal de que a mulher engravidou.

eficiência da pílula do dia seguinte em evitar gravidez está relacionada com o dia do ciclo menstrual em que ocorreu a relação e o tempo decorrido entre a relação e a tomada da pílula (que deve ser o mais rápido possível para uma maior eficiência).

Só há um jeito de saber se a pílula fez o seu efeito: se a mulher não engravidou é porque a pílula do dia seguinte fez seu efeito! Parece uma resposta boba, mas essa é a resposta. A única maneira de saber se a pílula fez o efeito é fazendo um exame de gravidez e seu resultado for negativo!

O mais importante é saber se há necessidade de fazer o exame e quando fazer teste de gravidez?

Para suspeitar de uma possível gravidez a menstruação deve atrasar por 15 dias ou mais (refiro-me aqui a menstruação normal do dia certo de descer atrasar, não estou falando do sangramento que ocorre depois de tomar a pílula do dia seguinte), então se a menstruação atrasar por mais de 15 dias um teste de gravidez deve ser feito e ir ao médico.

A pílula do dia seguinte pode falhar?

Sim! Pílula do dia seguinte é um método contraceptivo pouco eficiente e somente deve ser usado em situações de emergência, para evitar a gravidez precisa usar outros métodos muito mais seguros (anticoncepcional oral ou camisinha). Como qualquer remédio você somente deve tomar a pílula com a prescrição médica. Porém mesmo não sendo um método ideal, ela ajuda sim a evitar gravidez, porém que fique claro que a pílula do dia seguinte não é 100% segura.

Posso engravidar tomando a pílula do dia seguinte?

Sim! O risco é menor tomando a pílula do dia seguinte. Pílula do dia seguinte não oferece muita eficácia no combate a gravidez, sempre que a pílula do dia seguinte for usada como única forma de método anticoncepcional, existe sim o risco de engravidar. Quando a pílula do dia seguinte é utilizada com outros métodos (injeção ou pílula oral – cartela ou adesivo) o risco de engravidar é menor, mas sempre há um risco de engravidar! Deve-se evitar o uso de pílula do dia seguinte com outros métodos anticoncepcionais hormonais  (pílula de uso diário, injeção, adesivo ou anel vaginal) pois isso aumenta muito o risco de efeitos colaterais  (alguns efeitos podem ser graves – inclusive com risco de morte).

Sangramento depois de tomar a pílula é garantia de que fez efeito?

Não!

Não sangrar depois de tomar a pílula do dia seguinte é sinal que engravidei?

Não!

Não tive os sintomas da pílula do dia seguinte, será que fez efeito?

Independente dos sintomas a pílula pode sim ter feito seu efeito, sempre lembrando que a pílula do dia seguinte não é 100% efetiva na prevenção à uma gravidez indesejada.

Será que posso estar grávida?

Somente há uma maneira de saber isso: exame de gravidez!

A pílula do dia seguinte interfere no exame de gravidez?

Não!

Quando posso fazer o exame de gravidez?

O ideal é fazer o exame de gravidez somente quando o seu médico indicar. Exame de gravidez deve ser feito quando há indícios de gravidez: a ausência da menstruação  (menstruação atrasada) é o mais importante indicativo de gravidez! Se sua ansiedade e preocupação está muito grande faça o teste de gravidez depois de transcorridos 15 a 20 dias depois da relação suspeita.

Pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação?

Sim! Principalmente se tomada perto do dia da menstruação descer! Também pode atrasar a menstruação das mulheres que tomam anticoncepcional e “inventam” de tomar a pílula do dia seguinte, inclusive se tomada na pausa do anticoncepcional pode até mesmo fazer com que a menstruação nem desça. Se você toma anticoncepcional não há necessidade de tomar a pílula do dia seguinte (na pausa do anticoncepcional você também está protegida e não precisa tomar a pílula de emergência)

A menstruação está atrasada, será que engravidei?

Caso sua menstruação esteja há mais de 15 dias atrasada, há grandes chances de estar grávida, precisa procurar o médico e fazer um exame de gravidez.

Bebida alcoólica corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Não!

CRÉDITOS – http://linksaudavel.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.