Bom Jardim Notícias.com

Chá de erva doce emagrece mesmo? Descubra!

Chá de erva doce emagrece mesmo? Descubra!

Na constante busca pelo peso ideal, muita gente é capaz de experimentar de tudo. Porém, pouca gente leva em consideração o poder que as ervas naturais possuem quando o assunto é perder peso.

Nesse sentido, certamente você já deve ter se questionado quanto à eficácia do chá de erva doce dentro desse processo de emagrecimento, certo? Caso não, chegou a hora de solucionar todas as suas dúvidas sobre os benefícios da erva doce.

Ah! É bom que fique claro que para a inclusão do chá de erva doce no seu dia a dia, seja em prol do emagrecimento ou qualquer outra finalidade, é indispensável que o médico seja consultado. Isso vai evitar possíveis problemas que venham a acontecer.

Chá de erva doce emagrece?

Por ajudar na digestão dos alimentos, o chá de erva doce pode ajudar a emagrecer

Combine com a ingestão desse chá, dieta saudável e exercícios (Foto: depositphotos)

Na lista dos chás mais conhecidos por grande parte da população mundial, o de erva doce está em posição de destaque. Embora sua aplicação mais conhecida seja para ajudar na digestão dos alimentos, ele também pode ser usado para emagrecer.

Apesar de não haver comprovações científicas que embasem o emagrecimento na lista dos benefícios do chá de erva doce, ele pode ser aplicado com essa finalidade, justamente pelo fato de ajudar na digestão dos alimentos.

“Devido a presença de fibras alimentares, a erva doce ajuda a evitar a absorção da gordura, por ligar as moléculas de gordura e ajudar na sua eliminação do organismo”, diz o médico Juliano Pimentel.

Emagrecendo com erva doce, dieta e atividades

Agora, é importante destacar que somente a ingestão do chá de erva doce, mesmo sendo ela prescrita pelo médico, não vai resolver o problema de peso extra, caso não seja associado a outras atividades.

A primeira delas diz respeito a adequação alimentar. Seguindo uma dieta saudável, é possível absorver muitos benefícios a partir dessa prática. Por outro lado, a inclusão de uma rotina de exercícios físicos também faz bem quando o assunto é perder peso.

A erva doce possui o poder de acalmar o aparelho digestivo. Isso faz com que a absorção dos nutrientes presentes na alimentação seja mais proveitosa. Sendo assim, a sensação de saciedade é maior e mais duradoura.

Fora isso, o chá de erva doce possui efeito diurético no corpo. Isso acarreta na eliminação do excesso de líquidos e toxinas que estejam causando o inchaço corporal. Isso também faz com que o corpo elimine medidas.

“Os antioxidantes beneficiam a desintoxicação; e isso é essencial para eliminar as toxinas que prejudicam o corpo, causam inflamações e inchaços”, endossa o médico.

Como preparar o chá de erva doce

Para usar o chá de erva doce para emagrecer, é indicado não adoçá-lo

Para fazer o chá, use as sementes secas da erva doce (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres (de sopa) de sementes de erva doce secas.

Modo de preparo

Para preparar o chá de erva doce, você vai precisar de uma panela com tampa. Coloque a água para ferver na panela e leve ao fogo. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva doce.

Deixe a mistura descansar por cinco minutos, não esquecendo de deixar a panela tampada. Isso vai ajudar no processo de infusão. Passado esse tempo, use uma peneira para remover a erva e a bebida estará pronta para ser ingerida.

A recomendação é de tomar até três xícaras ao dia. Ah! É importante destacar que o uso de açúcar não é indicado.

Benefícios do chá de erva doce

Além de emagrecer, o chá de erva doce pode ser usado para controlar a pressão arterial

Uma das principais atuações da erva é na digestão (Foto: depositphotos)

O chá de erva doce pode ser utilizado para resolver muitos problemas de saúde. Entre os principais, destaque para o alívio dos gases, combate à cólica intestinal e auxílio na digestão. “A erva doce é rica em antioxidantes, fibras, vitaminas e em minerais”, pontua o médico Juliano Pimentel.

Tudo isso só é possível, graças à presença do ácido málico. “Essa substância fornece hidrogênio em quantidade necessária para equilibrar a acidez do estômago”, diz a nutricionista e especialista em gastrologia da Estima Nutrição, Gabriela Cilla, em entrevista à Revista da Mulher.

Combate desde gripes a hipertensão

O chá feito com erva doce também pode ser usado para controlar a pressão arterial; tratar asma, bronquite e espasmos; acabar com as dores de barriga e cabeça; tratar inflamações, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.

Diminui risco de câncer

A presença de flavonoides diminui ainda o risco de câncer entre as mulheres. “As sementes apresentam um efeito calmante sobre o corpo, tendo revelado bastante utilidade entre as pessoas que são submetidas à quimioterapia ou à radiação”, afirma Gabriela.

Previne doenças cardíacas

A erva doce, mais especificamente o seu chá, é eficaz no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e do tecido epitelial externo. A bebida também previne contra o aparecimento de doenças cardiovasculares, como o derrame.

Reduz colesterol ruim

Devido a presença de antioxidantes e fitonutrientes, o chá de erva doce reduz o colesterol ruim, também conhecido como LDL e aumenta o HDL (colesterol bom). Isso vem a partir da ação da quercitina, rutina e glicosídeos.

Evita mau hálito

A erva doce combate a tosse, previne o mau hálito e, para mulheres em fase de amamentação, o chá ajuda na produção de leite, ajudando ainda a prevenir a cólica dos bebês.

Erva doce na estética

A erva doce é um ingrediente muito utilizado no mundo da cosmetologia. Uma das suas principais funções é remover as impurezas acumuladas na pele durante o dia. O ingrediente também funciona como poderoso antirrugas.

Devido aos efeitos calmantes, a erva doce entra na composição de sabonetes, shampoos, cremes e óleos de banho e massagem. Dependendo da forma com que a erva doce é usada ela acalma a pele e traz a sensação de bem-estar.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta