Bom Jardim Notícias.com

Chá de amendoim: Para que serve e receitas gostosas

Chá de amendoim: Para que serve e receitas gostosas

Se você é do tipo de pessoa que gosta de experimentar diversos tipos de chás, certamente já se deparou com o chá de amendoim. Daí sempre surgem aquelas dúvidas em relação aos benefícios que ele pode oferecer e como preparar.

Para solucionar essas e muitas outras dúvidas, o site Chá Benefícios foi buscar algumas informações e receitinhas especiais para que você explore bem o amendoim, até porque, ele é um alimento que pode trazer muitas vantagens para a sua saúde.

Porém, antes de sair por aí tomando qualquer tipo de chá, mesmo se tratando de ingredientes naturais, como o amendoim, é bom consultar o seu médico. Isso porque, algumas condições de saúde podem fazer com que a bebida não seja tão benéfica.

Receitas de chá de amendoim

O chá de amendoim é mais indicado ser feito com leite

Esse chá pode evitar câncer, diabetes e Alzheimer (Foto: depositphotos)

Aprenda a fazer agora receitas deliciosas de chás de amendoim:

Receita 1

Ingredientes

  • 2 xícaras de água;
  • 1 litro de leite desnatado;
  • 1 lata de leite condensado light;
  • 1 xícara de amendoins torrados.

Modo de preparo

Para iniciar o preparo da receita, você vai precisar de um liquidificador. Coloque a quantidade de amendoim indicada na receita no copo do utensílio. Acrescente também os demais ingredientes e bata de uma só vez.

Para seguir para o passo seguinte, você vai precisar de uma panela com tampa. Ao retirar a mistura do liquidificador, leve tudo ao fogo e espere ferver. Chegando nessa fase, desligue o fogo e espere esfriar um pouco para servir.

Receita 2

Ingredientes

  • 1 litro e meio de leite desnatado;
  • 4 xícaras de amendoim torrado moído;
  • 2 colheres (de sopa) de amido de milho;
  • 1 lata de leite condensado light;
  • 4 cravos da índia;
  • 3 canelas em pau;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

Com ajuda de um liquidificador, bata o amendoim, o leite e o leite condensado de uma só vez. Logo em seguida, ainda no liquidificador adicione os demais ingredientes e bata. O ponto ideal é até que eles estejam bem misturados.

Leve a mistura ao fogo com ajuda de uma panela. Deixe em fogo baixo e mexa sempre até ganhar consistência e ferver. Caso você perceba que a mistura ficou consistente demais, pode usar mais um pouco de leite até ficar com o ponto desejado.

Caso você não queira usar o leite condensado, mesmo ele sendo light, pode substituir por um pouco de mel ou adoçante. A indicação é que essa receita de chá de amendoim seja servida morna.

Receita 3

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 xícara de chá verde;
  • 10 amendoins;
  • 3 lascas de gengibre.

Modo de preparo

Essa receita é muito fácil de ser preparada. Para isso você vai precisar de uma panela com tampa. De uma só vez, coloque todos os ingredientes no utensílio e leve ao fogo baixo. Deixe por lá até ferver. Não esqueça de mexer sempre.

Passado o tempo de fervura, desligue o fogo e deixe o chá de amendoim amornar. O passo seguinte é servir a bebida ainda quente. Essa receita pode ser consumida por pessoas após o treino, pois fornece energia extra, vigor e evita a fadiga.

Propriedades e benefícios do amendoim

Por ser rico em fibras, o amendoim aumenta a sensação de saciedade

Esse grão consegue reduzir, em 30%, as chances de desenvolver o diabetes (Foto: depositphotos)

O amendoim é um grão bastante versátil que faz parte da alimentação do homem. Além de poder ser consumido in natura, o amendoim entra no preparo de diversos pratos na culinária, sendo eles doces ou salgados.

Esse ingrediente é rico em minerais como cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Fora isso, o amendoim também contém elevadas doses de vitaminas B e E.

“Amendoins contêm gordura monoinsaturada e fitosteróis, que ajudam no combate ao colesterol “ruim”, chamado LDL-c, é rico em antioxidantes. É calórico, dá energia, e pode entrar em dietas sim, desde que com quantidades controladíssimas”, atesta a nutricionista Priscila Di Ciero.

Estudos apontam que o amendoim possui, em sua composição química, HDL, o conhecido colesterol bom. Juntando todas essas vantagens, o amendoim é capaz de evitar e tratar uma série de doenças. Veja!

Protege o sistema nervoso

Por conter vitamina B3 em sua composição, no caso a niacina, o amendoim protege o paciente contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, além do mais, o avanço da idade também pode acarretar em declínio cognitivo, que também podem ser evitados a partir do consumo do grão.

Proteção contra o câncer

Substâncias como os fitoesteróides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol são vistas como imprescindíveis para evitar doenças como o câncer de cólon, diga-se de passagem, o terceiro tipo de câncer mais comum e mais letal no mundo.

Sendo assim, segundo estudo realizado com voluntários, quem consome amendoim ao menos duas vezes por semana, que é a dosagem recomendada, tem redução de 58% da probabilidade de desenvolver o câncer de cólon em mulheres e 27% em homens.

“Amendoins são ricos em proteínas (o maior entre as oleaginosas) e outros nutrientes, como folato, que ajuda a deixar ossos fortes, dentre outros benefícios, e pode ajudar a prevenir câncer”, afirma Priscila Di Ciero.

Combater os radicais livres

A presença de substâncias como os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico, agregam ao amendoim o benefício de antioxidação. Ou seja, ele combate os radicais livres, evitando alguns danos no organismo.

Entre os principais, destaque para o desenvolvimento de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e até evita o envelhecimento precoce das células do corpo humano.

“Por ser um poderoso antioxidante, ele [o amendoim] age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto”, acrescenta a nutricionista.

Construção muscular

Por ser considerado um alimento de origem vegetal, o amendoim é rico em proteínas que são bem aproveitadas pelo corpo. Essas proteínas são constituídas, na sua maioria, por aminoácidos que são essenciais para a construção muscular.

Sendo assim, o amendoim é um ingrediente bastante consumido por quem visa a hipertrofia, ou seja, a formação de músculos. Por ser considerado hipercalórico, o consumo do amendoim também está associado a dieta dos atletas de grande rendimento.

Prevenção do diabetes

Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Associationconstatou que a ingestão regular de manteiga de amendoim pode ser benéfica para reduzir, em 30%, as chances de desenvolver o diabetes.

Perda de peso

Quando consumido em quantidades moderadas, o amendoim pode ajudar a eliminar o peso extra. Ele funciona mais ou menos como a castanha, que também é uma fonte de gordura boa para o organismo, mas se consumida em pequenas quantidades.

Além do mais, o amendoim aparece como fonte de fibra, o que prolonga a sensação de saciedade no organismos. A combinação de gordura, proteína e carboidrato, além de contribuir para inibição da fome, evita a sensação de privação.

Mas, a nutricionista alerta. “Por ser muito calórico, o amendoim deve ser consumido com muita cautela, a não ser que esteja em fase de hipertrofia muscular, e seu Nutricionista tenha liberado quantidades maiores”.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-amendoim-para-que-serve-e-receitas-gostosas/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.