Bom Jardim Notícias.com

Pseudociese ou gravidez psicológica: o que é?

Pseudociese ou gravidez psicológica: o que é?
O que é pseudociese?

Pseudociese (pseudo = falso, kyesis = gravidez) ou gravidez psicológica é uma situação em que a mulher, por razões psicofisiológicas, simula uma gravidez, estando o útero vazio. Pode ocorrer tanto nas mulheres, quanto nos homens (mais raramente) e nas fêmeas animais. Entre os animais o fenômeno é mais comum em cadelas, mas pode ocorrer também em gatas, podendo desencadear um aumento de prolactina e uma consequente lactação. Um fenômeno correspondente pode ocorrer mesmo em aves, que desenvolvem um falso choco.

Nas pessoas humanas, deve-se a fatores biológicos e emocionais, provavelmente envolvendo o hipotálamo e a região límbica. Por isso, a pseudociese pode alterar os níveis de alguns hormônios dosados no sangue ou na urina. Essa gravidez, que não existe de fato, é criada inconscientemente e está associada a mulheres que ou desejam ou temem muito a maternidade. Devido aos distúrbios psicofisiológicos envolvidos, a mulher que desenvolve a pseudociese pode apresentar sintomas de uma grávida normal como enjoos, náuseas, ausência de menstruação, aumento do volume abdominal, início da lactação, etc. e, inclusive, sentirem o “bebê” mexendo dentro da barriga.

Quais são as causas da pseudociese?

A pseudociese se dá por um profundo conflito interno entre o desejo de engravidar e algum impedimento interno de consegui-lo ou o intenso medo da gravidez. Nessas mulheres, muitas vezes, um atraso menstrual de outra natureza serve como desencadeante da ideia de estarem grávidas.

A preparação para engravidar, tanto física como psicológica, também é responsável por desencadear os sintomas da pseudociese. Às vezes, a gravidez fica tão aparente que se torna difícil convencer as pessoas em torno da sua irrealidade. A própria pessoa que se julga grávida, por vezes, mantém sua convicção mesmo diante de sinaiscontraditórios, como o fato de estar menstruando.

Quais são os sinais e sintomas físicos da pseudociese?

Os sinais e sintomas da pseudociese são praticamente os mesmos de uma gravidez normal. Eles são propiciados pelo hipotálamo, que comanda o aparelho genital e é ligado ao sistema nervoso central e à produção de hormônios.

Geralmente ocorre:

  • Dilatação da barriga.
  • Dilatação e dolorimento dos seios.
  • Início de lactação.
  • Interrupção das menstruações.
  • Enjoos.
  • Tonturas.
  • Percepções de movimentos fetais.
  • Colo do útero amaciado, como numa gravidez normal.

Como o médico diagnostica a pseudociese?

Geralmente são os dados negativos que ajudam a diagnosticar a pseudociese, são eles:

  • Ausência de atividade sexual compatível com gravidez.
  • Exames laboratoriais negativos para gravidez (embora alguns possam ser positivos).
  • Exames de imagens negativos, por exemplo, ultrassonografia.
  • Exame ginecológico negativo.

Como é o tratamento da pseudociese?

O tratamento deve ser basicamente psicoterápico. A administração de medicamentos fica reservada aos casos com patologia psiquiátrica associada. Normalmente a paciente tem boa evolução e se cura sem maiores complicações.

ABCMED, 2012. Pseudociese ou gravidez psicológica: o que é?.
Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/psicologia..47.psiquiatria/297915/pseudociese-ou-gravidez-psicologica-o-que-e.htm>. Acesso em: 20 jun. 2018.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.