Bom Jardim Notícias.com

BOCA AMARGA.

BOCA AMARGA.

Além de extremamente desagradável e incômoda, a sensação de amargor na boca é normalmente acompanhada de mau hálito, gerando constrangimento.

É comum que a causa do problema esteja relacionada à saúde bucal, mas algumas condições e doenças de outras áreas do organismo também podem desencadear esse sintoma.

No nosso artigo de hoje, você conhecerá as principais causas da boca amarga, e também algumas dicas de como evitá-la. Boa leitura!

Quais são as causas da boca amarga?

Boca amarga tem causas variadas e pode indicar desde simples problemas de higiene até doenças relacionadas à saúde bucal e do sistema digestivo. Listamos abaixo as causas mais comuns.

Má higiene bucal

Na maioria das vezes, o amargor se deve a problemas de higiene oral: acúmulo de bactérias nos dentes, gengiva e placas bacterianas na língua (saburra lingual), sendo esa última a principal causa da mudança no paladar por má higiene.

Boca seca

A xerostomia ou boca seca também provoca amargor, devido à produção insuficiente de saliva, favorecendo a proliferação das bactérias e dificultando o equilíbrio do pH da boca.

Gengivite

A gengivite e as doenças periodontais também causam a sensação de boca amarga, devido ao processo inflamatório do tecido gengival.

Gravidez

A mudança hormonal deixa o paladar da gestante mais apurado, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, sendo comum os relatos de sensação de gosto metálico na boca nessa fase da gestação.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem provocar disgeusia — uma distorção do paladar que gera a sensação de boca amarga. Outros interferem na produção de saliva, deixando o gosto amargo; há ainda os que liberam resíduos na saliva, causando esse mesmo efeito.

Entre os remédios que causam boca amarga estão:

  • hipertensivos;
  • antidepressivos, como o lítio;
  • antibióticos, como a tetraciclina;
  • remédios para gota, como o alopurinol.

Suplementos vitamínicos

Suplementos vitamínicos com altas concentrações de metais — como zinco, ferro, cromo ou cobre — podem deixar um sabor metálico na boca, normalmente após o organismo absorvê-los completamente.

Disfunções gástricas

Pessoas com problemas gástricos que causam refluxo podem apresentar boca amarga e também halitose, devido ao retorno dos ácidos do estômago para o esôfago, que alteram o pH da saliva.

Hepatite e outras doenças do fígado

O fígado é o responsável por transformar amônia — uma substância tóxica — em ureia, que será eliminada na urina.

Quando esse órgão não está funcionando corretamente, há um acúmulo de amônia no organismo, o que altera o paladar, deixando na boca um gosto de cebola ou peixe.

Infecções do sistema respiratório

Sinusites, rinites e outras infecções do sistema respiratório superior podem deixar o paladar amargo. Isso se deve graças à ação das bactérias presentes nas secreções expelidas durante o processo infeccioso dessas doenças.

Como evitar ter boca amarga?

Se você tem a sensação de boca amarga com frequência, precisa fazer uma visita ao dentista para que ele verifique se as causas do problema estão relacionadas à sua saúde bucal.

Se a boca amarga tiver relação com problemas gástricos ou hepáticos, o dentista vai recomendar um check-up médico.

Algumas medidas simples de mudanças de hábitos podem evitar ou amenizar o problema na maioria das vezes. Veja quais são elas:

  • faça corretamente a higiene bucal, lembrando sempre de escovar os dentes e a língua ao menos duas vezes ao dia;
  • use um raspador de língua, sempre que necessário;
  • evite comidas pesadas e gordurosas, especialmente pouco antes de se deitar, para evitar o refluxo gástrico;
  • avalie com seu médico a possibilidade de substituir ou adequar a dose de medicamentos e suplementos vitamínicos que deixam a boca amarga;
  • beba ao menos dois litros de água por dia, para manter a boa salivação;
  • aumente a hidratação em casos de resfriados e outras doenças respiratórias para ajudar a eliminar as secreções dessas infecções;
  • beba limonada ou chupe um picolé de limão se estiver grávida e com a boca amarga — o sintoma tende a desaparecer em alguns dias, sem complicações.

Como dissemos, na maior parte dos casos, a boca amarga é causada pelo acúmulo de bactérias. Para saber como manter a língua bem limpa e evitar esse problema, leia também nosso artigo sobre como escolher e usar o raspador de língua.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.