Bom Jardim Notícias.com

Chá branco: veja para que serve esta bebida

Chá branco: veja para que serve esta bebida

Você sabe para que serve o chá branco? Certamente já deve ter ouvido falar que ele emagrece, não é verdade? Mas esse é apenas um dos inúmeros benefícios que a bebida da planta Camellia sinensisproduz no organismo. E o melhor, quando associada a outras ervas, como o hibisco, pode ter suas propriedades potencializadas.

Mas então, para quê serve o chá branco? Como fazer a receita dessa bebida? Qual o melhor tipo: o chá branco ou chá verde? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse artigo do Chá Benefícios, feito especialmente para quem deseja conhecer ainda mais esse “queridinho” das dietas.

Além disso, você fica por dentro de outras informações sobre onde comprar e o preço do chá branco natural ou em cápsulas. Por fim, ainda é possível entender melhor o que é o chá branco, quais são as plantas usadas para resultar nessa bebida e o teor de cafeína nessa erva.

E como tudo na vida precisa de cuidado e atenção, você também fica por dentro das possíveis contraindicações.

Quais os benefícios do chá branco?

Entre todos os chás oriundos da Camellia sinensis ele é o que possui a maior concentração de polifenóis. Por essa razão, auxilia na neutralização dos radicais livres, elementos que provocam o envelhecimento celular.

Além disso, esse chá também é rico em antioxidantes, potencializando ainda mais esse benefício às células.

Ramos da erva do chá branco

O chá branco vem da mesma erva do chá preto e verde: a Camellia sinensis (Foto: depositphotos)

Mas essas não são as únicas propriedades dessa bebida, pois ela ainda é rica em vitaminas do tipo C, K, B1 e B2. Também possui uma gama de nutrientes como o manganês, potássio e ácido fólico. Por tudo isso, a planta age como antigripal, anti-inflamatório, diurético e vasodilatador.

Para quê serve essa bebida?

A planta serve para auxiliar a digestão, prevenir o surgimento de cáries e proteger a pele contra a ação nociva dos raios solares. Também por meio da ingestão correta do chá branco é possível prevenir o envelhecimento precoce das células, atuando ainda como medida preventiva contra doenças degenerativas, a exemplo do câncer.

Além de que, como é um vasodilatador, facilita no controle da pressão arterial. Ainda diminui os níveis do colesterol ruim (LDL) e consequentemente é responsável por prevenir o surgimento de problemas cardiovasculares. 

Chá branco emagrece?

Mesmo com todos esses benefícios já citados anteriormente, ainda existe um que ainda não foi mencionado: o fator emagrecimento. É verdade queo chá branco emagrece e essa ação ocorre devido à presença de substâncias termogênicas capazes de acelerar o metabolismo de quem consome, provocando a queima calórica.

Ao mesmo tempo, esse chá possui uma ação diurética potencializada. Com isso, ele reduz o inchaço provocado pela retenção de líquidos no corpo. Dessa forma, tem-se a ideia de que o chá branco emagrece mais que as outras infusões.

Também é importante ressaltar que a bebida tem o poder de aumentar o gasto de energia. Além disso, é responsável por ajudar na inibição de gorduras nos rins, a exemplo da trans e a saturada.

Chá branco receita

Portanto, se você deseja aproveitar todos os benefícios do chá branco, a dica é preparar uma infusão com a erva. Nesse sentido, deve-se levar ao fogo 1 litro de água filtrada e retirá-la antes que ferva.

Em seguida, acrescente 2 colheres (de sopa) da erva e abafe o recipiente. Após 5 minutos, mexa a mistura e tome o líquido coado. E atenção, não é recomendado acrescentar nenhum tipo de açúcar ou adoçante.

De uma maneira geral, indica-se o consumo de duas xícaras por dia do chá. No entanto, é recomendado fazer uso da bebida antes ou depois de alguma refeição. Mas nunca em horários próximos da noite.

Com hibisco

Segundo a pós-graduanda em farmácia clínica Maria Júlia Pereira Reis, o hibisco pode ser usado associado ao chá branco. “A combinação de chá verde, chá branco e chá de hibisco, trazem uma bebida carregada de polifenóis, antioxidantes e estimulantes. Tem ainda quem coloque limão, por causa do sabor”, comenta.

Em cápsulas

Já as fórmulas em cápsulas são utilizadas como uma alternativa para quem não gosta do sabor do chá. Isso porque, apesar de possuir um gosto mais adocicado ao paladar, o chá branco ainda causa certa estranheza ao ser consumido. Ou também é uma saída para aqueles que não possuem tempo de preparar a bebida todos os dias.

Quais são as plantas do chá branco?

Na verdade, o chá branco é oriundo de apenas uma planta chamada cientificamente de Camélia sinensis , pertencente à família da Theaceae. Essa é a mesma erva de onde são produzidos outros chás, como o verde, vermelho e preto.

Xícara contendo chá branco

O chá branco possui mais polifenóis, uma vez que a planta é colhida ainda verde (Foto: depositphotos)

Segundo Maria Júlia Pereira Reis, a grande diferença deles é a forma de processamento. “O preparo é feito através da retirada das folhas e brotos antes que a planta desabroche e permaneçam protegidas da oxidação. Após a colheita, são cozidas à vapor e secas, sem adição de outra erva ou especiarias e sem qualquer tipo de fermentação”, explica.

Por essa razão, o tipo branco possui mais polifenóis, uma vez que a planta é colhida ainda verde. No entanto, a profissional, que também trabalha com fitoterápicos, afirma que são necessários mais alguns estudos.

Chá branco tem cafeína?

Ainda de acordo com Maria Júlia, o chá branco possui, entre tantas substâncias, a cafeína. Para a especialista, essa constituição é “responsável pela termogênese e oxidação da gordura corporal“. No entanto, se consumido em excesso pode acabar prejudicando o funcionamento normal do organismo.

Qual o melhor: o branco ou o verde?

A verdade é que cada chá possui suas especificidades. Portanto, o chá verde é mais conhecido e é responsável por combater doenças, auxiliar o emagrecimento, nutrir e prevenir o envelhecimento precoce das células.

Enquanto isso, o tipo branco é utilizado como auxiliador no processo de emagrecimento e de eliminação de líquidos. Também queima a gordura devido ao poder estimulante, diminui o LDL e combate a ação dos radicais livres.

Já quando o assunto é sabor, o chá branco fica na frente. Isso porque, segundo os consumidores o gosto é mais suave que o do chá verde.

Contraindicação

Assim como todos os remédios, naturais ou não, o chá branco também possui contraindicação. Em primeiro lugar, grávidas e lactantes não devem fazer uso dessa bebida em nenhuma situação. Isso porque,  a cafeína presente na bebida pode atravessar a barreira placentária e leite materno.

Além desses casos, é aconselhável que os hipertensos, pacientes com úlceras gástricas, diabéticos e pessoas que sofrem com insônia tenham cuidado ao consumir essa bebida. Sendo recomendada a opinião médica nesses casos, para permitir o uso e as quantidades indicadas.

Onde comprar chá branco natural?

O chá branco natural pode ser encontrado em lojas de produtos naturais físicas ou online. Além disso, em algumas feiras é possível comprar essa especiaria. O preço vai variar de acordo com a quantidade que vem dentro do pacote. Mas, de uma maneira geral, 120 gramas pode custar entre R$ 20 a R$ 25.

“Devemos ter o cuidado ao adquirir o produto, pois, se não processada e armazenada de forma correta, a planta pode ser infectada com fungos e bactérias. Assim, o ideal é a obtenção dos chás em lojas e farmácias de manipulação especializadas, para que sejam garantidas a segurança e a certeza de que se trata da Camellia sinensis e, em caso dúvida, procurar um profissional farmacêutico ou fitoterapeuta”, finaliza a pós-graduanda em farmácia clínica, Maria Júlia Pereira Reis.

Agora que você já sabe onde comprar o chá branco natural, o preço e a receita dessa bebida, está na hora de colocar a mão na massa. Depois de entender como fazer o chá ou tomá-lo em cápsulas, você tem a possibilidade de emagrecer e aproveitar os outros benefícios dessa planta.

Mas, claro, sempre levando em consideração as contraindicações e as outras formas de tomar, como a receita com hibisco. Além disso, como você sabe para quê serve essa bebida, é importante ficar atento ao teor de cafeína e as diferenças entre ela e o chá verde.

Por fim, lembre-se de que o chá branco sozinho não faz milagre. Para emagrecer é necessário associar o a bebida com uma dieta balanceada e indicada pelo nutricionista. Também é recomendado a prática de atividades físicas e o consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/cha-branco/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.