Bom Jardim Notícias.com

Conheça 7 tipos de mel de abelha e os seus benefícios para a nossa saúde

Conheça 7 tipos de mel de abelha e os seus benefícios para a nossa saúde

O mel é uma das melhores opções para adoçar os alimentos de maneira natural. É que, além de ser delicioso, ele também conta com muitos benefícios para a saúde – como funcionar como um remédio para aliviar dor de garganta e tosse, regular os níveis de açúcar no sangue e ainda melhorar o metabolismo e o desempenho do cérebro. Mas você sabia que não existe apenas um único tipo desse ingrediente? Veja a lista com as principais versões e entenda as diferenças entre elas para descobrir em qual apostar:

1. Mel de laranjeira

Produzido na região Sudeste – mais precisamente nos estados de Minas e São Paulo -, o mel de laranjeira tem uma cor clara, aroma suave e o sabor com um leve toque cítrico. Ele pode ser um bom aliado de quem tem dificuldades para dormir por ajudar a combater a insônia, além de também melhorar o funcionamento do intestino.

2. Mel de eucalipto

Um dos tipos mais populares, o mel de eucalipto é muito usado para aliviar dor de garganta, sinusite e resfriados por conta de sua ação expectorante. Ele é produzido nas regiões Sul e Sudeste e, diferentemente do mel de laranjeira, apresenta uma coloração mais escura e tem um sabor bem forte e refrescante.

3. Mel de uruçu

A região Nordeste é a responsável pela produção desse mel de tom amarelado e sabor puxado para o própolis. Sua fabricação é feita por abelhas brasileiras sem ferrão – e o seu nome vem justamente daí, já que “uruçu”, do em tupi “eiru su”, significa “abelha grande”. Ele se destaca por suas funções medicinais e por ter bastante água.

4. Mel de borá

Embora o mel seja conhecido pelo gostinho bem doce, o mel de borá se diferencia por ter um sabor puxado para o salgado e ser levemente ácido. Por isso, ele é muito usado para acompanhar queijos, peixes e outros pratos mais elaborados. Sua produção é feita no Sudeste brasileiro.

5. Mel de cipó-uva

Muito usado na medicina popular, o mel de cipó-uva ajuda a aliviar cólicas intestinais, dores nos rins, atua como um desintoxicante natural e ainda faz com que o organismo retenha magnésio. Ele tem coloração âmbar clara e o seu sabor adocicado costuma agradar.

6. Mel jataí

O mel jataí é produzido em todo o Brasil e tem cor clara e sabor levemente ácido. Ele é ótimo para amenizar os sintomas de gripes por ter ação descongestionante, além de também funcionar como um aliado para aumentar a imunidade do organismo.

7. Mel de caju

Feito a partir do suco da fruta, o mel de caju é muito utilizado como remédio para anemia. O motivo está no fato de ele concentrar seis vezes mais vitamina C que o próprio fruto – nutriente indispensável para resolver o problema por ajudar na absorção de ferro pelo organismo.

Fonte – http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/conheca-7-tipos-de-mel-de-abelha-e-os-seus-beneficios-para-a-nossa-saude_a9304/1

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.