Bom Jardim Notícias.com

Caroço faz mal? Descubra se as sementes podem ser consumidas sem restrições

Caroço faz mal? Descubra se as sementes podem ser consumidas sem restrições

Você fica preocupado se engolir acidentalmente algum caroço ou já se pegou perguntando se essa prática faz mal? Bom, quem já ouviu falar na história de que a apendicite está diretamente relacionada a esse consumo, provavelmente, toma todo o cuidado possível para evitar essa parte das frutas. Mas será que isso realmente faz sentido ou está liberado engolir as sementes sem nenhum risco?

Engolir caroço não faz mal para a saúde – o problema está na quantidade!

Ao contrário do que muita gente acredita, a maioria dos caroços não faz mal para a saúde e muito menos é responsável pelo surgimento da apendicite. Na verdade, para a surpresa de muitos, alguns até podem ser mais nutritivos que a própria polpa por contarem com uma boa quantidade de vitaminas e até agentes antioxidantes.

Engolir caroços e sementes – de propósito ou acidentalmente – só faz mal se a quantidade for exagerada. Isso porque alguns deles não têm apenas nutrientes, mas alguns componentes tóxicos que podem prejudicar o organismo. Para não se preocupar com esse consumo, o segredo é nunca exagerar e procurar saber quais são os que contam com substâncias importantes e quais também podem ser nocivos para a cautela ser ainda maior.

Caroços de abacate e melancia estão entre os mais nutritivos

Agora que você já sabe que os caroços em geral não fazem mal para a saúde – e até podem fazer bem -, vale ficar atento aos que têm esse benefício para aproveitar do jeito certo! O caroço do abacate, por exemplo, é um dos mais indicados para consumo por ter muitas vitaminas e antioxidantes. Outro que traz muitas vantagens para o organismo é o da melancia, que também tem muitas vitaminas e sais minerais.

Na hora do consumo, não tem problema engolir o caroço em sua forma natural – caso isso seja possível, claro. No caso da melancia uma boa sugestão para aproveitar melhor seus nutrientes é bater uma pequena quantidade de caroços junto com a polpa da fruta no liquidificador. Já no caso do de abacate – que é enorme – a dica é lavar e ralar a semente, e só então jogar essa “farinha” no liquidificador para preparar alguma bebida nutritiva.

Caju, maçã e cereja estão entre as frutas que podem ser tóxicas para o organismo

Enquanto alguns caroços se destacam pela quantidade de nutrientes que possuem, outros devem ser consumidos com bastante cautela devido à presença de substâncias tóxicas. Mas calma: isso não quer dizer que se você engolir um deles por acidente estará automaticamente envenenado – porém, é importante saber quais são eles para tomar um cuidado ainda maior.

Uma das mais prejudiciais é a semente do caju. Ela contém uma substância chamada urushiol, que pode causar inflamações e, em alguns casos mais sérios, até levar à morte! Nesse caso, para fugir de qualquer tipo de problema, a recomendação dos especialistas é só consumir o caroço torrado.

E não é só o caju que pode trazer problemas: as sementes da maçã e da cereja também têm um composto tóxico chamado de amigdalina, que pode acabar liberando o veneno cianeto se entrar em contato com algumas enzimas do nosso organismo. Então, sempre que estiver comendo uma dessas frutas, tome cuidado para não engolir nenhuma acidentalmente e nem pense em receitas em que os caroços façam parte da mistura – como dá para fazer com as versões altamente nutritivas.

Fonte – http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/caroco-faz-mal-descubra-se-as-sementes-podem-ser-consumidas-sem-restricoes_a9316/1

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.