Bom Jardim Notícias.com

Chá de arruda

Chá de arruda

Você sabe para que serve e como fazer chá de arruda? Essa planta considerada mística e protetora também é usada na produção de um chá que beneficia a saúde se for usado de forma correta. Aqui você vai aprender a receita e todos os benefícios dessa bebida.

Em primeiro lugar, a arruda é considerada pela ciência e medicina alternativa como uma planta medicinal aromática. É encontrada também com outros nomes, como ruta, ruta-de-cheiro-forte, arruda-fedida e arruda-doméstica, por exemplo.

Este subarbusto é muito cultivado no Brasil e no mundo, até por ser uma planta de fácil cultivo. Pertence a família das Rutáceas e é originária da Europa. É usada em receitas, inclusive da alta gastronomia.

Mas, o que você procura aqui é a receita do chá de arruda e seus benefícios. Sem mais delongas, veja abaixo estas respostas:

Como fazer chá de arruda?

Para preparar o chá de arruda, aqueça 1 xícara de água filtrada e desligue o fogo quando aparecem as primeiras bolhas no fundo da panela. Adicione 1 colher (de sopa) de folhas secas de arruda e deixe por 10 minutos. Em seguida, coe e beba sem açúcar.

Se você usa o chá para combater alguma doença, a indicação é tomar 3 doses diárias por um período de uma semana. Uma dose equivale a meia xícara da bebida.

Folhas e flores de arruda

Esse chá deve ser tomando três vezes ao dia, durante uma semana (Foto: depositphotos)

Para que serve?

A arruda é uma planta típica do misticismo, mas como várias outras, possui algumas propriedades medicinais. Dessa maneira, o chá de arruda serve para:

  • Fazer descer a menstruação
  • Alivia dores
  • Combate a ansiedade
  • Melhora a imunidade
  • Combate os gases e a cólica menstrual
  • Ameniza os sintomas de doenças nas articulações
  • Ajuda no tratamento de infecções bacterianas
  • Melhora o sono

Viu só? Além de ser uma planta muito comum, a arruda é de fácil cultivo e tem muitos usos na medicina natural. Por isso, se você tem um espacinho em casa e quer plantar a arruda para produzir o chá, esse é um grande investimento natural.

Benefícios deste chá

Que a arruda tem muitas qualidades você já soube! Agora vamos te mostrar, com detalhes, como cada um dos benefícios dessa planta é explicado pela ciência. Confira os benefícios do chá de arruda.

Fazer descer a menstruação

De início, temos que ressaltar o benefício mais evidente da arruda para a saúde feminina. O chá dessa planta estimula a menstruação, o que ajuda a regular o ciclo menstrual. Ele provoca uma leve hemorragia e contração uterina, que ajuda a descer a menstruação.

O ciclo menstrual de algumas mulheres é um verdadeiro pesadelo. São inúmeros os fatores físicos, mentais e hormonais que podem acabar alterando a biologia feminina. Isso pode dificultar muito a menstruação.

Contudo, é importante alertar que mulheres grávidas ou amamentandonão devem tomar este chá. A arruda é considerada uma planta abortiva.

Alivia dores

O chá de arruda traz as propriedades analgésicas da planta. Desse modo, a bebida pode ser usada para o alívio de dores como as de cabeça, enxaquecas e dores musculares.

Combate a ansiedade

A arruda possui três propriedades chamadas undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona, que são calmantes. Contudo, sua ação é mais eficiente pelo cheiro do que pela ingestão.

Por isso, se você está ansioso ou nervoso, prepare a infusão de arruda e fique cheirando. Pode ajudar também pingar algumas gotas de óleo essencial em um copo de água e aproveitar o aroma!

Melhora a imunidade

A arruda é uma fonte natural de rutina, uma substância que melhora a absorção de vitamina C no organismo. Para quem não sabe, a vitamina C é um nutriente essencial para as defesas do corpo.

Dessa forma, o consumo do chá de arruda também é muito bom para potencializar a imunidade e prevenir doenças como gripes, resfriados e alergias.

Combate os gases e a cólica menstrual

O chá de arruda tem ação antiespasmódica, que ajuda no combate de gases e cólicas menstruais. Contudo, o consumo dessa bebida pode amenizar, mas não atua como remédio para doenças ou condições de saúde que causam esses problemas.

Ameniza os sintomas de doenças nas articulações

O tratamento de gota e reumatismo são potencializados quando o paciente consome chá de arruda. Isso porque, além do efeito analgésico (que diminui as dores), a arruda tem propriedades que ajudam na amenização dos outros sintomas dessas doenças.

Ajuda no tratamento de infecções bacterianas

O chá de arruda também é um segredo natural no combate de infecções e doenças causadas por bactérias. O óleo da composição da arruda possui compostos antibactericidas, que agem na eliminação das bactérias presentes no organismo, principalmente no sistema digestivo.

Melhora o sono

Como já dito acima, a arruda tem propriedades calmantes em sua composição. Contudo, ressaltamos que essa ação é mais eficiente através do aroma do que pela ingestão. Sendo assim, prepare uma xícara do chá e deixe ao lado da cama para ter noites melhores de sono.

Chá de arruda provoca aborto?

A arruda é considerada uma planta abortiva, por isso pode provocar o aborto. Isso se deve a sua ação direta no ciclo menstrual feminino. Essa planta, tal como o seu chá, é capaz de fazer descer a menstruação. Durante a gravidez, esse efeito pode causar um aborto.

Tida como uma planta emenagoga pela medicina, a arruda provoca a menstruação. Ela estimula os músculos do útero a se contraírem, e isto causa sangramentos. Caso a mulher esteja grávida, esse estímulo uterino pode causa aborto ou morte do feto.

Folhas de arruda

Por estimular a contração do útero, esse chá pode ser abortivo (Foto: depositphotos)

Além disso, caso uma mulher ingira chá de arruda para abortar e não consiga, o bebê corre o risco de nascer com anomalias, deficiências ou malformações.

Da mesma forma que a arruda, existem outras plantas consideradas abortivas. Poejo, erva-de-santa-maria, melão-de-são-caetano, cipó-mil-homens e confrei são alguns exemplos de espécies que podem provocar aborto. Evite o consumo dessas plantas durante a gestação.

Arruda afasta mau olhado?

Por fim, não se pode deixar de falar sobre a fama da arruda enquanto planta considerada mística e protetora. Esta é uma planta muito usada por rezadeiras(os), benzedeiros(as) e pessoas que praticam rituais místicos e religiosos.

É uma planta que se destaca nas práticas ritualísticas tradicionais do Brasil e do mundo. Seja em rezas, bênçãos, proteções ou limpezas espirituais, a arruda está sempre presente ou, pelo menos, é sempre cogitada.

Costuma ser usada para combater o mau-olhado e livrar o corpo de más energias. Muitas pessoas cultivam a arruda em frente a casa, para afugentar as energias negativas e maus espíritos. Essa prática data desde a Idade Média.

Inclusive, há relatos de que grandes nomes da história mundial usavam a arruda com esse propósito. É o caso de Leonardo Da Vinci e Michelângelo. Ambos afirma em seus escritos que a planta estimulou a criatividade e esperteza.

Contraindicações

Para terminar, vamos te explicar algumas contraindicações e cuidadosnecessários para o manuseio e consumo da arruda. Agora que você já sabe como fazer e quais os benefícios desse chá, é hora saber quando se deve evitá-lo.

De início, como já foi citado, esse chá não deve ser consumido por mulheres grávidas. A arruda é uma planta emenagoga, ou seja, que pode provocar menstruação. Sua ação pode causar abortos ou morte de feto.

Além de abortivo, esse chá pode provocar intoxicação se for consumido em grandes quantidades ou de forma exagerada. Como qualquer bom remédio, as propriedades da arruda podem virar toxinas no organismo se houve abuso.

Em casos extremos de exagero da ingestão de arruda (mais de 10 litros por dia, por exemplo), alguns órgãos como o fígado podem parar de funcionar. Esse caso é considerado grave e o paciente é colocado em coma induzido para a recuperação. Caso o método não funcione, o paciente pode falecer.

Crianças com menos de 6 anos não devem consumir esse chá. Também deve ser evitado por pessoas com problemas no fígado, rins, estômago e intestino.

Para mais informações e melhor compreensão do uso correto do chá de arruda, procure a opinião de um médico. Nunca comece a se tratar com chá de arruda por conta própria.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-arruda-para-que-serve-como-fazer/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.