Bom Jardim Notícias.com

É fake ou news? Ajudamos você a não cair no conto da notícia falsa

É fake ou news? Ajudamos você a não cair no conto da notícia falsa

Quem nunca acreditou numa notícia falsa? Nos últimos anos, elas têm feito mais parte do nosso dia a dia do que as verdadeiras. Segundo estudo divulgado este ano pela revista de ciências do MIT(Massashussets Institute of Technology), uma notícia falsa tem 70% mais chances de viralizar do que uma verdadeira. No jornalismo, as chamadas fake news desafiam os profissionais de comunicação a estarem cada vez mais atentos e comprometidos com a apuração das notícias. Por isso, em parceria com pesquisadores do Mestrado de Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco, a TV Clube e o Portal OP9 dão início a um projeto de checagem de notícias que pode ajudar você a não se confundir com uma notícia falsa.

NOTÍCIA É COISA SÉRIA!

Imagem divulgada na Índia levou a população a perseguir suspeitos de sequestrar crianças. O vídeo tinha sido feito pelo governo Paquistanês para uma campanha contra o abandono de crianças.

O assunto é sério e interfere na vida da população. Na Índia, por exemplo, o WhatsApp limitou o número de compartilhamentos de uma mesma mensagem, devido ao alto índice de linchamentos de pessoas inocentes. Entre abril e julho deste ano, segundo reportagem da BBC, foram 18 casos. Todas as vítimas foram confundidas com suspeitos de crimes e acusadas por pessoas que receberam mensagens através do aplicativo.

FAKE NEWS TORNAM JORNALISMO AINDA MAIS NECESSÁRIO

As fake news interferem diretamente no nosso trabalho, enquanto jornalistas. Todos os dias recebemos compartilhamentos de notícias antigas, de fatos que aconteceram em outros lugares como se fossem aqui e, principalmente, informações falsas. O exemplo mais recente foi na última sexta-feira (14), quando recebemos no WhatsApp do programa PE no Ar, da TV Clube, a informação de que um helicóptero havia caído no bairro de Brasilia Teimosa, Zona Sul do Recife.

Brincadeira séria: foto enviada para o Whatsapp da TV Clube/Record (PE) informava sobre a queda de um helicoptero no Bairro de Brasilia Teimosa. Na sequência, um vídeo mostrava a queda de um helicóptero de brinquedo.

Como parte da rotina de qualquer redação jornalística, nossa equipe foi em busca de informações sobre o possível acidente junto aos órgãos oficiais, como Corpo de Bombeiros, Samu, Base Aérea e até com associações de moradores de Brasília Teimosa, mas nenhum deles confirmou o ocorrido. Resultado: era mais uma informação falsa. A foto, possivelmente, era de algum incêndio ou da queda de alguma aeronave em outra cidade e em outra época, mas as pessoas compartilham sem ter a certeza se é verdadeira ou não.

“É Fake ou News?”

Pensando em deixar você mais bem informado e seguro sobre o que é ou não verdade, a TV Clube e o portal OP9 firmaram uma parceria com a pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco para a checagem de notícias. Até o dia 7 de outubro, o telespectador da TV Clube e o internauta que acompanha o OP9 poderão enviar links de notícias recebidas pelas redes sociais para confirmar se são verdadeiras ou falsas.

“A checagem será feita através de uma plataforma desenvolvida em parceria com o departamento de tecnologia da informação da Unicap. Criamos alguns parâmetros que serão percebidos pelo sistema para dizer se a notícia é verdadeira ou falsa”, afirma a jornalista Alice de Souza, mestranda do curso de Indústrias Criativas, idealizadora da plataforma.

 

O envio pode ser feito para o WhatsApp da TV Clube: 81 99406-4455, ou através de mensagens nas páginas do Facebook da TV Clube ou do OP9. As respostas serão dadas durante o PE no Ar e aqui no portal, junto com os selos de confirmação “fake” ou “news”.

“Essa onda de fake news reforça a importância e a credibilidade dos veículos de comunicação, pois é lá onde as pessoas podem checar o que é verdade ou mentira. Por isso, o OP9 e a TV Clube entraram nessa luta”, afirma o gerente de comunicação digital do Sistema Opinião, Lucas Fitipaldi.

Fonte – https://www.op9.com.br/pe/noticias/e-fake-ou-news-ajudamos-voce-nao-cair-no-conto-da-noticia-falsa/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.