Bom Jardim Notícias.com

Chá de trombeta: conheça todos os seus benefícios

Chá de trombeta: conheça todos os seus benefícios

Você já ouviu falar no chá de trombeta? Conheça todos os seus benefícios assim como mais detalhes sobre a planta a partir da leitura desse artigo. Aqui você também vai aprender a preparar a bebida, considerada a forma mais comum de uso da planta.

Dependendo do local onde é encontrara, a trombeta pode ser conhecida também por vários outros nomes, a exemplo de zabumba, canudo, trombeteira e saia branca. No meio científico a planta é conhecida por Brugmansia suaveolens.

Mesmo sendo um ingrediente natural, a inclusão em qualquer que seja o tratamento relacionado à saúde humana, incluindo o chá de trombeta, deve passar por supervisão médica. Isso acaba evitando possíveis problemas.

É bom destacar que a trombeta possui propriedades alucinógenas, que já foi utilizada em rituais místicos e religiosos, além dos fins medicinais, claro! Veja agora mais detalhes sobre essa planta.

Benefícios do chá de trombeta

A trombeta é uma espécie de lírio branco. Mesmo conhecido pelas suas propriedades alucinógenas, quando utilizado da forma certa, ajuda a tratar e evitar problemas de saúde. Porém, é necessário prestar atenção quanto à utilização.

É bom destacar que, por se tratar de uma substância psicotrópica – que se enquadra na categoria de drogas –, a trombeta é uma planta que tem o uso controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Flores da planta trombeta

A trombeta é da mesma família dos lírios, mas tem ação alucinógena (Foto: depositphotos)

Confira os benefícios do chá de trombeta:

  • Facilita a circulação sanguínea
  • Trata problemas respiratórios
  • Relaxa os músculos
  • Combate problemas gastrointestinais
  • Alivia cólicas menstruais
  • Sistema nervoso
  • Previne o reumatismo

Depois de conhecer todos os benefícios vinculados a utilização do chá de trombeta, agora chegou a hora de conhecer cada um deles de forma detalhada. É importante destacar que esse remédio natural só deve ser usado mediante orientação médica.

Facilita a circulação sanguínea

A ingestão do chá de trombeta também traz benefícios para a circulação sanguínea. Na sua composição, a bebida apresenta substâncias que induzem a dilatação dos vasos, possibilitando que a circulação do sangue seja plena.

Em outras palavras, isso faz com que os riscos de desenvolver problemas de pressão alta, assim como problemas relacionados ao coração e infarto, sejam reduzidos.

Trata problemas respiratórios

Pegando como gancho o melhoramento da circulação sanguínea, o chá de trombeta também pode ser bem aproveitado no tratamento de doenças respiratórias. Isso é possível porque a bebida relaxa o corpo, facilitando a troca de gases.

Isso faz com que problemas como asma, infecção e o inchaço das artérias pulmonares sejam evitados. Agora é importante lembrar que o tratamento com o chá de trombeta não substitui os tratamentos naturais para as doenças respiratórias.

Relaxa os músculos

O chá de trombeta atua diretamente no sistema nervoso. Dessa forma, os músculos também sofrem efeitos positivos desse benefício. Dessa forma, dores musculares podem ser tratadas, assim como induzir o corpo ao relaxamento.

Combate problemas gastrointestinais

O chá de trombeta favorece o bom funcionamento do intestino. Junto a isso, a bebida ajuda a aliviar sintomas de possíveis distúrbios. Além disso, ele também pode ser usado no tratamento de problemas do estômago e de digestão em geral.

Alivia cólicas menstruais

Para aquelas mulheres que sofrem com incômodos no período menstrual, usado na dosagem correta, o chá de trombeta é um poderoso remédio para tratar e aliviar as cólicas menstruais.

Sistema nervoso

Quando ingerido na dosagem correta e sob prescrição médica, o chá de trombeta pode trazer benefícios para o funcionamento do cérebro. Isso interfere diretamente entre as pessoas que sofrem com convulsões e Mal de Parkinson.

No primeiro caso, a frequência dos casos sofre grande queda, enquanto nas pessoas com Mal de Parkinson percebe-se um maior controle dos movimentos, diminuindo os tremores.

Os benefícios da bebida também podem ser sentidos por parte dos pacientes que apresentam alguns tipos de nevralgia.

Previne o reumatismo

O chá de trombeta possui substâncias que podem ajudar no tratamento de dores e inflamações causadas pelo reumatismo. Isso garante ao paciente melhor qualidade de vida, justamente por interferir positivamente na sua mobilidade.

Como fazer chá de trombeta

Apesar de ser uma bebida que apresenta muitos benefícios, o chá de trombeta deve ser usado de forma consciente e responsável. Isso implica dizer que um médico deve prescrever, orientar e acompanhar a sua utilização.

Isso se deve ao fato dos efeitos alucinógenos que a bebida pode representar para o paciente. Por isso que o chá de trombeta tem o uso controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sendo assim, a receita para o preparo dessa bebida é restrito ao médico, pois só ele tem o conhecimento necessário sobre o diagnóstico e necessidade que cada paciente apresenta.

Chá de trombeta contra o Mal de Parkinson

A ação que o chá de trombeta exerce sobre o cérebro tem o poder de tratar doenças que comprometem o sistema nervoso, a exemplo do Mal de Parkinson. Usada da forma correta, a bebida controla os tremores, principal característica da doença.

Flor de trombeta

O uso desse chá deve ser autorizado e acompanhado por um médico (Foto: depositphotos)

Quando ingerido em excesso, o chá de trombeta acaba interferindo no funcionamento do cérebro. Sendo assim, o paciente passa a contar com o controle dos movimentos ao atuar diretamente na região que está em estado de degeneração.

Relatos sobre o chá de trombeta

Devido às propriedades alucinógenas, existem muitas histórias que circundam a utilização do chá de trombeta na medicina natural. Há muitos anos, a bebida é usada também em rituais religiosos de povos espalhados por todo o mundo.

Povos primitivos, tanto da Eurásia como do Novo Mundo, utilizavam intensamente o chá de trombeta em rituais místicos e religiosos. Porém, nesses casos, essa utilização tinha fins medicinais.

Mas, nem sempre foi assim. Há indícios que a bebida foi amplamente utilizada com intuito criminoso. De acordo com alguns relatos, a trombeta era usada como um entorpecente para poder roubar ou matar as vítimas.

No Brasil, existem relatos de que os índios usavam a planta como uma forma de castigar àqueles que cometiam crimes nas tribos. O índio criminoso era preso em uma oca com muitas formigas irritadas e consumiam o chá de trombeta.

Cuidados e contraindicações do chá de trombeta

Por tudo que já foi apresentado aqui sobre o chá de trombeta, as pessoas já tomarão um pouco mais de cuidado quanto a sua utilização. Caso ainda não seja suficiente, veja o que mais pode causar a bebida além das alucinações.

Ela ainda pode provocar ressecamento das mucosas, visão embaçada, aumento da temperatura corporal e perda de consciência. Em certos casos, os pacientes podem necessitar de mais tempo para recobrar a consciência.

Os pacientes que apresentam problemas psicológicos podem tê-los piorados. A planta traz ainda sensação de sonolência, fraqueza e relaxamento. Pacientes que sofrem com problemas de pressão baixa devem ficar longe da bebida.

Em casos extremos, a ingestão demasiada do chá de trombeta pode levar o paciente a morte.

Chá de trombeta: responsabilidade de uso

Depois de tudo que foi apresentado nesse artigo sobre o chá de trombeta, certamente você pensará duas vezes antes de fazer uso dele. Isso vai garantir a integridade da sua saúde e bem-estar.

Em qualquer dúvida, não hesite em procurar orientação com um médico. Ele é o profissional mais indicado para prescrever, orientar e acompanhar o uso do chá de trombeta em qualquer que seja o tratamento. b

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/cha-trombeta-beneficios/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.