Bom Jardim Notícias.com

Para que serve o chá de erva doce?

Para que serve o chá de erva doce?

Se você quer saber para que serve o chá de erva doce, saiba que você está no lugar certo. Isso porque, com esse artigo do Chá Benefíciosé possível ficar por dentro das propriedades e benefícios dessa erva tão popular no Brasil.

Além disso, você pode aprender como fazer o chá de erva doce e descobrir se ele pode ser ingerido por grávidas ou bebês. Também é possível entender se essa infusão ajuda mesmo a emagrecer e como a planta funciona sendo associada a outros produtos naturais, como canela, camomila, cravo e gengibre.

Por fim, há informações sobre como fazer chá de erva doce de saquinho e as contraindicações que essa bebida possui. Tudo isso para entender ainda mais sobre como o funcho, nome pela qual a planta também pode ser chamada, pode ser benéfico para o organismo humano.

Para que serve chá de erva doce?

A erva doce pode ser utilizada em diversas aplicações e em diferentes áreas. Por exemplo, enquanto o chá de erva doce serve para questões desaúde e estética, outras partes essa erva podem ser usadas na culinária, como a haste da planta na salada.

Colher com erva doce seca

Esse chá é um dos mais consumidos pelos brasileiros, tanto pelo sabor quanto pelas propriedades (Foto: depositphotos)

Mas, entre tantas ações, a que mais se destaca é a eliminação dos gases intestinais. Por essa razão que a planta se tornou famosa como um remédio natural, pois auxilia no processo digestivo e ainda contribui com a absorção de nutrientes.

Além disso, a infusão com essa planta pode ser utilizada com o intuito deamenizar as cólicas, principalmente as menstruais. Por isso também é indicada para as demais dores musculares, pois acalma essas regiões.

Tosses e casos de bronquites são doenças eliminadas com o uso correto do chá de erva doce. Mas também é uma ótima maneira de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de diversos problemas de saúde.

Benefícios da planta

Diante de todas as informações já mencionadas, é possível afirmar que o chá de erva doce é rico em benefícios para o organismo humano. Por exemplo, o óleo essencial anetol é responsável pelo cheiro e pelo sabor característicos dessa planta, os quais promovem relaxamento.

E os efeitos benéficos não param por aí, isso porque a planta ainda possui ácido cafeico e flavonoides. Ambas as substâncias dão a erva doce a função de antioxidante. Sendo assim, combatem a ação dos radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Ainda age como antifúngico, anti-inflamatório e calmante. Por isso é indicado na luta contra fungos, protege o organismo contra a ação dos efeitos da quimioterapia, elimina inflamações na garganta e ainda diminui a ansiedade.

Para a saúde da mulher também tem um trabalho importante, uma vez que auxilia as pacientes que apresentam um desequilíbrio no fluxo hormonal.

Erva doce emagrece?

De uma forma geral, uma dúvida bastante comum entre as pessoas é descobrir quais são os chás que auxiliam no processo de emagrecimento. De acordo com profissionais da área de saúde, a erva doce associada a uma dieta equilibrada e a uma rotina de exercícios físicos pode combater os quilinhos a mais.

Esse efeito é possível pois há substâncias presentes na erva doce capazes de promover o emagrecimento. Por exemplo, o ácido málico é responsável por diminuir a vontade de comer doces. Além disso, há ainda o efeito diurético que é eficiente na diminuição de retenção de líquidos.

Todos esses benefícios associados auxiliam no processo de perda de peso. No entanto, é recomendado buscar por profissionais capacitados a fim de que eles desenvolvam uma dieta apropriada e um esquema de atividades físicas. Assim, é possível emagrecer de forma saudável, eficiente e segura.

Chá de erva doce para bebê?

Por ser um remédio natural de combate às cólicas, muitas mamães acabam oferecendo o chá de erva doce para os bebês. Mas será que essa é uma atitude correta? Antes de mais nada é preciso atentar-se a idade da criança e, claro, pedir a orientação do pediatra.

Um ponto pertinente é que todo bebê precisa ser alimentado somente com leite materno até os seis meses de vida. Durante esse tempo, todos os nutrientes que a criança precisa podem ser encontrados no leite da mãe.

Após esse período, o bebê pode receber outros alimentos e líquidos. E o chá de erva doce pode ser um aliado para o sono e para acabar com as dores abdominais nas crianças. Mas sempre lembrando de pedir a opinião do pediatra antes de oferecer qualquer remédio, seja ele natural ou não.

Grávida pode tomar chá de erva doce?

Ao contrário do que muitos possam pensar, o chá de erva doce é contraindicado para grávidas. Isso porque, essa bebida tende a relaxar os músculos assim como o próprio útero. Portanto, pode causar alguma interferência negativa na gestação.

Gravida tomando chá

As grávidas não podem tomar esse chá pois pode afetar a gestação negativamente (Foto: depositphotos)

Contudo, a bebida pode ser usada pela mamãe após a gestação. Durante a amamentação o chá de erva doce auxilia na produção de leite materno, por isso pode ser consumido pelas lactantes com um controle diário recomendado pelo médico.

Como fazer essa infusão?

Para fazer o chá de erva doce você vai precisar de 1 xícara de águafervente. Em seguida, adicione 1 colher (de chá) de semente dessa planta e tampe o recipiente. Deixe abafado por 10 minutos e beba sem adicionar açúcar, adoçante ou mel.

Para fazer o chá de saquinho, basta repetir o mesmo procedimento, apenas substituindo a colher de semente pelo sachê de erva doce. Mas além da infusão pura, você também pode adicionar algumas ervas e especiarias para potencializar o poder da erva.

  • Com canela: Ideal para deixar o chá de erva doce mais forte no processo de emagrecimento
  • Camomila: Ajuda a manter o paciente mais tranquilo e relaxado
  • Com cravo: Potencializa a ação antioxidante da erva doce
  • Com gengibre: Com o gengibre, a erva doce fica mais forte na luta contra os problemas respiratórios como tosses e bronquites.

Contraindicações dessa bebida

Como já mencionado, grávidas não devem fazer uso dessa bebida. Mas além das gestantes, outras pessoas também não podem usar dos benefícios da erva doce, como é o caso de bebês menores de seis meses epacientes que fazem uso de anti-inflamatórios e corticoides. 

Além disso, é importante estar atento para que serve o chá de erva doce e tomar só quando necessário. Isso porque, o excesso desse chá pode provocar diarreias, náuseas e vômitos. Assim, tomando todos esses cuidados, é possível aproveitar os benefícios dessa planta.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/para-que-serve-cha-erva-doce/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.