Bom Jardim Notícias.com

Chá de unha de gato: para que serve?

Chá de unha de gato: para que serve?

A unha de gato é uma planta medicinal muito conhecida, mas você sabe para que serve o chá de unha de gato? Neste artigo, você vai conhecer os benefícios e as propriedades desse chá e saber quais são as suas indicações, se ele emagrece e se ajuda a engravidar.

De acordo com a EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, existe uma grande variedade de espécies conhecidas como unha de gato, porém as duas que se destacam pelas propriedades medicinais pertencem ao gênero Uncaria. São elas: a unha de gato trepadeira (U. tomentosa) e a unha de gato rasteira (U. guianensis).

A característica principal dessas espécies são os espinhos que parecem muito com as garras dos felinos, motivo pelo qual a planta ganhou esse nome popular. Também chamada de herinha, a unha de gato é nativa da Amazônia, mas também é muito cultivada em outras partes da América do Sul, com bastante popularidade no Peru.

Alguns estudos sobre a planta mostram a presença de alcaloides, que estimulam o organismo contra tumores, inflamações, vírus e úlceras. Por este motivo, a unha de gato tem sido cada vez mais utilizada como uma opção de tratamento natural, principalmente na forma de chá.

Sabe para que serve o chá de unha de gato? 

Dentre as principais propriedades do chá de unha de gato, podemos destacar a sua ação anti-inflamatória e diurética, além de sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico.

Logo, o uso da planta pode ser benéfico em casos de viroses e infecções, como asma, sinusite, amigdalite, artrite, reumatismos, úlcera, gastrite, dentre outras.

Planta unha de gato

A planta é eficiente para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia (Foto: Reprodução | Bio Vontade)

O chá de unha de gato, pode, inclusive, ser associado ao tratamento de pacientes com AIDS, justamente pelo seu poder de estimular as defesas do organismo. Além disso, ainda atua na prevenção de algumas doenças degenerativas e também pode ajudar a tratar a diabetes.

A planta possui ainda propriedades antioxidantes que contribuem para o controle da ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento das células e melhorando a saúde da pele.

Segundo um artigo científico da engenheira química e professora do Instituto de Química da UFRJ, Ligia Maria Marino Valentea unha de gato também possui habilidades de limpar o trato intestinal. Sendo assim, ela pode ser indicada para o tratamento de várias doenças como: doença de Crohn, diverticulite, síndrome do cólon irritado, colite, hemorroidas, fístulas e vermes.

E não para por aí. Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, revelou que a unha de gato também pode proporcionar uma grande melhora na qualidade de vida de pacientes em estágio avançado de câncer, reduzindo a fadiga causada pela doença.

Os resultados mostraram que os efeitos anti-inflamatórios da planta contribuíram para aliviar o desgaste dos músculos, ossos e articulações dos pacientes que participaram dos testes. Além disso, a doença ainda se estabilizou por mais de oito meses em alguns participantes. A planta também é eficiente para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.

Bebida emagrece? 

Se você quer saber se o chá de unha de gato emagrece, saiba que ainda não existem estudos que comprovem o efeito emagrecedor desta planta. Porém, as suas propriedades antioxidantes e diuréticas podem ajudar na eliminação de gorduras e evitar a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço do corpo.

Além disso, esse chá também ajuda a melhorar a digestão, o que pode contribuir para um melhor aproveitamento de nutrientes e vitaminas dos alimentos.

Mas, lembre-se que o consumo do chá de unha de gato deve estar inserido em uma rotina com hábitos saudáveis. Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são a melhor maneira de perder peso.

Serve para engravidar? 

Com certeza você já ouviu falar que a planta unha de gato ajuda a engravidar. Porém, a verdade é que ainda faltam estudos que comprovem esta teoria. De qualquer forma, existem muitos relatos de mulheres que conseguiram engravidar após a utilização do chá desta erva, principalmente quando misturada com o uxi amarelo.

O uxi amarelo é uma erva muito utilizada no tratamento de cistos e miomas e, por isso, pode ajudar mulheres que sofrem com esse problema e não conseguem engravidar por conta disto. Já a unha de gato, como já vimos, é um poderoso anti-inflamatório natural, fortalece o sistema imunológico e também pode ser usada no tratamento de tumores.

É benéfico para o cabelo? 

Já vimos que a planta unha de gato faz muito bem para a pele, ajudando a purificá-la e evitando o envelhecimento precoce. Mas, há quem diga que ela também traz benefícios para o cabelo, diminuindo ou, até mesmo, eliminando os fios brancos.

Chá de unha de gato

Muitas mulheres usaram esse chá e logo após conseguiram engravidar (Foto: depositphotos)

Nesse caso, também não existem estudos científicos que comprovem o fato. Porém, de qualquer forma, pessoas que utilizaram a unha de gato para este fim afirmam que a erva deve ser consumida em forma de cápsulas manipuladas e não na forma de chá.

Além disso, caso o uso das cápsulas seja interrompido, os fios brancos logo voltam a aparecer.

Contraindicações

O consumo de chá de unha de gato não é indicado para grávidas, lactantes e pessoas com alergia a planta. A bebida também costuma ser contraindicada para pessoas que possuem doenças autoimunes, esclerose múltipla, leucemia e tuberculose.

Pacientes transplantados ou que estejam se recuperando de cirurgias também devem ter cuidado. Além disso, o uso em excesso do chá pode gerar reações indesejadas, como: náusea, diarreia, tontura, dor de cabeça e, em alguns casos, pode causar falência renal.

Se houver uso contínuo de algum tipo de medicamento, é importante checar com um médico sobre a possibilidade de interação entre o remédio em questão e a unha de gato.

Para saber mais detalhes sobre a frequência de consumo e doses corretas do chá, consulte um nutricionista e/ou um especialista em fitoterapia.

Como fazer chá de unha de gato?

Agora que você já sabe para que serve o chá de unha de gato, que tal aprender a fazer a receita? Assim, é possível aproveitar os benefícios da unha de gato para todas as indicações expostas acima, para tentar engravidar ou, simplesmente, para saúde de forma geral.

Uma das formas de fazer o chá é através da decocção. Use de 15 a 20 g das folhas ou das cascas trituradas de unha de gato para 1 litro de água. Misture os ingredientes em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por 15 a 20 minutos. Depois, deixe descansar por mais ou menos 10 minutos, coe e beba.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-unha-de-gato-para-que-serve/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.