Bom Jardim Notícias.com

MITOS E VERDADES SOBRE A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

MITOS E VERDADES SOBRE A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL
Existem vários mitos sobre o uso da pílula anticoncepcional. Engorda? Dá celulite? Melhora a pele? Apesar de ser o método indicado pelos ginecologistas, pelo baixo custo e facilidade, muitas mulheres ainda têm dúvidas e certos receios em usar, principalmente por ser uma alta dosagem hormonal. Para esclarecer isso, o Só Delas bateu um papo com a ginecologista Flávia Fairbanks. Confira!

1) Pílula anticoncepcional engorda?

É mito! Segundo a ginecologista, a pílula não engorda diretamente, mas pode, sim, aumentar o desejo por carboidratos e favorecer a retenção de líquidos. Uma alternativa, de acordo com a especialista, é trocar a combinação do anticoncepcional: “Existem pílulas com progesteronas específicas que diminuem a retenção”, diz.

2) Dá celulite?

Verdade! A retenção de líquidos (causada pela pílula) em mulheres com tendência a ter celulite (normalmente com sensibilidade ao estrogênio), somada à má alimentação e sedentarismo pode aumentar as chances de ter celulites, sim, segundo a médica. Para melhorar esse quadro, a dica é mudar alguns hábitos alimentares, beber bastante água e praticar algum tipo de exercício.

3) Aumenta mesmo os seios?

Mito! Na verdade, o inchaço nos seios é muito comum durante a TPM. Mas, segundo a ginecologista, também pode estar relacionado à retenção de líquidos causada pelo anticoncepcional.

4) Melhora a pele?

Verdade! Segundo a especialista, os hormônios das pílulas ajudam a reduzir a oleosidade da pele, a acne e até a grande quantidade de pêlos, devido ao controle dos níveis de hormônios androgênios (masculinos), como é o caso de mulheres que possuem ovários policísticos.

5) Causa trombose?

De acordo com a médica, antes de escolher uma pílula, a ginecologista deve avaliar o histórico familiar da paciente para saber se ela tem uma certa tendência a ter problemas de trombose. Além disso, ela explica que, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mulheres que usam anticoncepcionais compostos por drospirenona, gestodeno ou desogestrel têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados.
Então já sabe, né? Nada de escolher a medicação sozinha! Consulte sua ginecologista para escolher a melhor opção e reduzir os riscos.

6) Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional  ?

Verdade! A combinação de antibiótico e pílula pode cortar ou reduzir o efeito do anticoncepcional. Por isso, fique esperta e não deixe de usar camisinha durante o sexo quando estiver tomando esse tipo de remédio.

7) Pode deixar a mulher infértil?

Mito! O anticoncepcional não interfere de forma alguma na fertilidade feminina. “A menos que a mulher tenha algum problema de fertilidade, ao parar de utilizar a pílula ela pode engravidar normalmente”, esclarece a médica.
Algum mito que você conhece não está nessa lista? Manda para a gente!

Dra. Flávia Fairbanks – Ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.