Bom Jardim Notícias.com

Remédios caseiros para dor de dente: como reduzir o incômodo?

Remédios caseiros para dor de dente: como reduzir o incômodo?

dor de dente pode ser facilmente aliviada com alguns remédios caseiros. Contudo, não existem provas de que esses remédios funcionam ou que eles são 100% seguros, então todo cuidado é pouco!

Não tente nenhuma das receitas abaixo sem antes conversar com seu dentista, pois os resultados podem ser desagradáveis sem as orientações necessárias.

É importante lembrar que esses tratamentos também não são eficazes para a erradicação total do problema, ou seja, não curam a dor de dente! Contudo, podem ser usados para aliviar o problema até a hora de fazer o tratamento correto. Confira:

Água morna com sal

Um remédio caseiro comumente indicado em casos de gengivite ou periodontite é o bochecho com água morna e sal. Isso porque o sal tem propriedades antimicrobianas e pode ajudar a aliviar a infecção.

Para isso, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo d’água morna, misturar bem e fazer um bochecho de 30 segundos, com cuidado para não engolir a água. Cuspa toda a água fora e repita o bochecho a cada 1 hora.

Óleo de cravo da Índia

O óleo produzido a partir do cravo da Índia tem propriedades analgésicas e antimicrobianas, o que pode ajudar no alívio de infecções e dor.

Basta colocar, com ou sem a ajuda de um cotonete, 2 gotas do óleo diretamente sobre o dente dolorido. Esse procedimento pode ser feito até 3 vezes por dia.

Chá de macela e própolis

Enquanto o própolis tem ação antimicrobiana, o chá de macela tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, podendo auxiliar no dente dolorido.

Uma dica é fazer um bochecho de 30 segundos com a mistura, 2 vezes ao dia. O preparo da mistura é feito da seguinte forma:

  1. Ferva 1 colher de flores secas de macela em uma panela com 1 litro d’água;
  2. Separe uma xícara desse chá e guarde o resto para outros bochechos;
  3. Adicione 5 gotas de própolis à xícara de chá e está pronto para o bochecho!

O bom e velho gelo no machucado funciona muito bem aqui também! A temperatura fria contrai os vasos sanguíneos locais, aliviando a inflamação, e pode até desacelerar o processo infeccioso, dependendo da bactéria.

Lembre-se sempre de cobrir um gelo com um pano para não queimar a pele! É importante, também, ficar atento ao tempo: 15 a 20 minutos já é mais do que o suficiente, pois o contato com temperaturas frias durante um tempo prolongado pode trazer consequências desagradáveis.

PUBLICIDADE

O processo pode ser repetido a cada 3 horas.

Outra alternativa é chupar o gelo, mas essa técnica pode não funcionar muito bem em caso de sensibilidade às temperaturas.

Vinagre com sal

Uma alternativa ao bochecho com água morna e sal é o bochecho com vinagre e sal. Embora o gosto possa não ser dos melhores, é válido lembrar que o vinagre tem propriedades antimicrobianas e pode potencializar o efeito do sal.

Misture 1 colher (sopa) de sal com 3 colheres (sopa) de vinagre em 1 copo d’água. Ferva a mistura e faça o bochecho quando ela estiver morna.

Pimenta e gengibre

Você sabia que a pimenta possui efeitos analgésicos? Pois bem, para utilizar essa belezura no alívio da dor de dente, basta pegar 1 pitada de pimenta caiena e 1 pitada de gengibre em pó e misturar em um pequeno recipiente.

Adicione água aos poucos, até formar uma pasta. Use um pequeno pedaço de algodão para aplicar um pouco dessa pasta na gengiva inflamada. Deixe por alguns minutos. Evite tocar na gengiva enquanto estiver com a mistura lá.

Chá de erva-cidreira

Com propriedades calmantes, o bochecho com chá de erva-cidreira pode ajudar em casos de inflamação na gengiva. Basta fazer um bochecho com o chá enquanto ele ainda estiver quente.

Fonte – https://minutosaudavel.com.br/remedio-caseiro-para-dor-de-dente/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.